Olimpíadas de conhecimento: ferramenta para o ensino da matemática em Petrolina, PE

  • Diana de Souza Carvalho
  • Sumaia Almeida Ramos
  • Edmo Henrique Martins Cavalcante
  • Severino Cirino de Lima Neto
Palavras-chave: Educação básica, OBMEP, Olimpíadas

Resumo

A matemática é comumente vista como complicada e enfadonha, o que preocupa educadores, uma vez que ela é usada como base para avaliação da educação do país. Entretanto, tal realidade está se modificando sobretudo entre participantes de competições nacionais, realizadas nas ciências exatas. Olimpíadas de matemática, por exemplo, têm sido usadas como ferramenta de estímulo ao ensino, premiando estudantes que obtêm bom desempenho. Nessa perspectiva, para verificar a influência dessas olimpíadas no desempenho educacional de estudantes do ensino público de Pernambuco, foi analisado o crescimento e aceitação da OBMEP entre professores e estudantes na Regional PE02. A pesquisa, de caráter bibliográfico, expõe os resultados em premiação obtidos ao longo da aplicação desta olimpíada, com especial atenção aos anos de 2012 a 2015, que mostram desempenho superior de estudantes, após a aplicação de projetos de extensão voltado ao público participante da competição.

Publicado
2019-10-11
Seção
Artigos