A contribuição da extensão no processo de ensino - aprendizagem de matemática de um aluno surdo

  • Elisemare V. Pelenz
  • Susimeire V. Rosotti de Andrade
Palavras-chave: Surdo, Sistema de numeração decimal, Educação matemática, Ensino de Surdos

Resumo

No presente artigo relatamos as contribuições no processo de ensino - aprendizagem do sistema de numeração decimal de um aluno surdo participante de um projeto de extensão que foi desenvolvido na Associação Medianeirense de Surdos e Fissurados, atualmente reconhecida como Escola Bilíngue para Surdos. Esse estudo teve um caráter qualitativo e a abordagem utilizada foi de estudo de caso. Para a coleta de dados, foi selecionado um aluno surdo participante do projeto que não era alfabetizado em matemática. Os resultados indicam que o projeto contribuiu no processo de ensino-aprendizagem de matemática do aluno, incentivando-o a não abandonar os estudos bem como fomentar as discussões da inclusão no ambiente escolar no curso de licenciatura em Matemática.

Publicado
2019-10-12
Seção
Relatos de Experiência