CHAMADA PARA DOSSIÊ ENSINO DA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

2019-09-07

A publicação, prevista para abril de 2020, pretende contribuir para a divulgação de conhecimento sobre a temática “Ensino da Comunicação em Saúde”, que ganha cada vez mais espaço nos processos formativos de profissionais, tendo em vista sua importância na prática cotidiana. As diretrizes para os cursos de graduação na área da Saúde estabelecem que os futuros profissionais sejam críticos e éticos e tenham responsabilidade social, o que requer reflexão sobre a realidade política, social e econômica. A comunicação permeia todas as ações dos profissionais de saúde, em todos os níveis de atenção, na gestão e na educação em saúde e deve considerar o ser humano em todas as suas dimensões (biopsicossocial e espiritual), centrando-se nas relações que se tecem no cotidiano com o paciente e seus familiares, com a equipe e a comunidade, tendo como pressuposto o profissionalismo, a ética e a sensibilidade. Um dos desafios atuais é o processo formativo e seus desdobramentos no eixo ensino!

Como forma de valorizar e divulgar os trabalhos que abordem essa temática, a REVASF, como revista que se dedica ao estudo dos processos educativos e formativos de maneira interdisciplinar, se propõe a publicar artigos, relatos de experiências, ensaios e resenhas, que possam contribuir para o fortalecimento do tema e produzir um espaço de convergência e, quiçá, referência nacional e internacional.

Nesse sentido, a chamada desse dossiê se interessa, particularmente, por trabalhos que abordem (i) o ensino da comunicação e saúde; (ii) as competências em comunicação; (iii) a prática da comunicação em saúde; (iv)a epistemologia da linguagem; (v) o currículo em comunicação em saúde; (vi) as questões éticas e políticas em comunicação e saúde; (vii) a formação profissional continuada em comunicação e saúde; (viii); (ix) subjetividade e comunicação. Os assuntos sugeridos não impedem que outros pontos, questões e abordagens pertinentes ao dossiê sejam propostos e bem-recebidos.

Os artigos devem ser originais e inéditos e devem estar em conformidade com as normas da revista. As propostas devem ser submetidas no portal da REVASF (http://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/index) até 01 de janeiro de 2020.

Editores do dossiê:
Suely Grosseman
e-mail: sgrosseman@gmail.com
Lattes - http://lattes.cnpq.br/0370187050750881

Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes
e-mail: fernandapatriciassn@gmail.com
Lattes - http://lattes.cnpq.br/6574773971692001