A raiva na constituição do respeito pela criança da educação infantil

Autores

  • Ana Carla Cividanes Furlan Scarin

Palavras-chave:

desenvolvimento, respeito, continuidade, raiva

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo compreender qual papel da raiva na constituição da noção de respeito pela criança. A partir de descobertas realizadas por Jean Piaget no campo da moral, pesquisamos junto às crianças acerca do que assinalaria o aparecimento deste fenômeno, ou seja, a raiva na constituição do respeito, utilizando o método clínico. Constatamos que a experiência da raiva anuncia o estabelecimento de condições propícias ou não ao desenvolvimento do respeito, uma vez que a absorção de seu impacto sedimenta a aceitação que a criança pode fazer de si, abrindo espaço para a inerente compreensão do outro enquanto alguém passível de ser respeitado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carla Cividanes Furlan Scarin

Psicóloga clínica e educacional

Doutora em Educação - USP/SP

Downloads

Publicado

2015-04-07

Como Citar

Scarin, A. C. C. F. (2015). A raiva na constituição do respeito pela criança da educação infantil. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 5(7). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/120

Edição

Seção

Artigos