CLASSIFICAÇÃO DE FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO EAD VIA AVA

UM ESTUDO DE CASO USANDO O MODELO DE RASCH DICOTÔMICO

Autores

  • Evando Santos Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO https://orcid.org/0000-0002-6302-2368
  • Jaderson de Araújo Barros Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Ensino Superior, Dificuldade de Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem de matemática na Educação a Distância (EaD), via ambiente virtual de aprendizagem (AVA), pode ser influenciado por outras variáveis inerentes a esta nova modalidade de ensino, além dos fatores já conhecidos no ensino presencial. Nesse contexto, esse trabalho propõe um estudo de caso para classificar, na visão dos alunos, fatores que interferem na aprendizagem de matemática na graduação EaD via AVA. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado a uma amostra de 109 indivíduos e tratados via modelo de Rasch dicotômico. A análise dos resultados mostrou que a aprendizagem é fortemente afetada pelo intervalo de tempo entre a conclusão do ensino médio e o início do curso superior, pela falta de conhecimentos básicos em matemática, seguidos pela dificuldade em organizar o tempo entre trabalho, família e estudos. A falta de interação tutor-aluno no AVA também é um dos fatores que mais interferem no processo. Por outro lado, o planejamento do professor para ministrar a disciplina, os conhecimentos adequados de informática e internet dos alunos e a ausência de problemas de acesso ao AVA são fatores que favorecem o ensino-aprendizagem de matemática nessa modalidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evando Santos Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Pós-doutorado no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra (DEEC-UC) e Doutorado em Engenharia Industrial (UFBA). Docente permanente do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) e da Pós-graduação em Ciências dos Materiais (CPGCM) da UNIVASF. Atua nas áreas de ensino de matemática e desenvolvimento de novos materiais em escala nanométrica.

Jaderson de Araújo Barros Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Doutor em Biotecnologia (UFRPE). Professor do colegiado de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Campus Senhor do Bonfim - BA.

Downloads

Publicado

2019-07-23

Como Citar

Araújo, E. S., & Barbosa, J. de A. B. (2019). CLASSIFICAÇÃO DE FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO EAD VIA AVA: UM ESTUDO DE CASO USANDO O MODELO DE RASCH DICOTÔMICO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 244–261. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/195

Edição

Seção

Artigos