CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFNMG / CAMPUS ALMENARA

Autores

  • Adalvan Soares de Oliveira Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Gestão escolar, Qualidade de ensino

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre o processo de avaliação da aprendizagem e as contribuições da gestão escolar como um mecanismo importante no desenvolvimento de reflexões sobre esse processo, tendo em vista a qualidade do ensino e, consequentemente, a formação do aluno. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa foi realizar um estudo sobre o processo de avaliação do ensino-aprendizagem no IFNMG/campus Almenara, a partir de uma análise documental, cujos dados quantitativos foram obtidos na Secretaria de Registro do IFNMG. Por meio deles, analisou-se as fragilidades, as propostas e as tomadas de decisão sobre a realidade investigada. Assim, as informações encontradas revelam, de forma geral, ser necessário que a equipe gestora atente-se nos espaços onde atua, no sentido de melhorar as formas de compreensão e de novas práticas em torno da avaliação da aprendizagem, de modo que o aluno se sinta parte deste processo e o professor, por sua vez, seja um agente facilitador das ações de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalvan Soares de Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Pedagogo, Mestre em Educação Profissional pela UFVJM

Servidor Público Federal/IFNMG-Campus Almenara

Downloads

Publicado

2017-04-03

Como Citar

Oliveira, A. S. de. (2017). CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFNMG / CAMPUS ALMENARA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(12). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/21

Edição

Seção

Artigos