PROGRAMA GOVERNAMENTAL PROFESSOR CONECTADO

UMA ANÁLISE NÃO PEDAGÓGICA DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO

Autores

  • Vania Cristina Lasalvia Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • Anderson Stevens Leônidas Gomes Universidade Federal de Pernambuco
  • José Antônio Aleixo da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Tecnologias na Educação, Notebooks, Inclusão digital dos professores

Resumo

O uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC), nos dias atuais, tem se multiplicado, efetivamente, em todos os setores da sociedade, com importante impacto no setor educacional. No ambiente escolar, a presença das TIC deixou de ser um diferencial para ser quase uma obrigação. Portanto, há uma necessidade de estudos que analisem como vem acontecendo esse processo de inserção, e como os atores principais da educação estão trabalhando nele. Este artigo tem o objetivo de analisar como os professores da Rede Pública do Estado de Pernambuco se encontram neste cenário tecnológico. Entendemos – em uma análise inicial – que só se pode destinar um uso de qualquer equipamento se antes já se acumula experiência de usá-lo como instrumento corriqueiro. Os resultados desse estudo estão analisados em dois aspectos: (i) quanto ao domínio do computador pelos profissionais da educação, o que estamos denominando “análise não pedagógica”; (ii) como os professores estão utilizando o computador para fins pedagógicos, o qual denominamos “análise pedagógica”. Como instrumento da pesquisa, foi utilizado um questionário, distribuído em processo online (via correio eletrônico) a todos os professores da Região do Médio São Francisco do Estado de Pernambuco. Observou-se, como resultado preliminar da análise não pedagógica, que os professores participantes apresentaram pouquíssimas dificuldades para utilizar o computador nas suas rotinas diárias. Registra-se, no entanto, que o uso pedagógico deixa a desejar em alguns aspectos, objeto do estudo em andamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Cristina Lasalvia, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFPE

Doutoranda em Educação pela UFRGS

Profa. do Colegiado de Ciência da Computação da FACAPE

Anderson Stevens Leônidas Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

PhD em Física

Prof. Titular do DF/UFPE

José Antônio Aleixo da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

PhD em Biometria e Manejo Florestal

Prof. Titular do DCFL/UFRPE

Downloads

Publicado

2017-04-03

Como Citar

Lasalvia, V. C., Gomes, A. S. L., & Silva, J. A. A. da. (2017). PROGRAMA GOVERNAMENTAL PROFESSOR CONECTADO: UMA ANÁLISE NÃO PEDAGÓGICA DAS TIC NA REGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(12). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/23

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)