COMPREENSÕES DE ADOECIMENTO PSÍQUICO SEGUNDO EDUCADORA AFASTADA DO TRABALHO EM JUAZEIRO-BA

Autores

  • Sílvia Raquel Santos de Morais Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Giselle Dark Batista Leão Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Adoecimento psíquico, Educador, Trabalho, Saúde mental

Resumo

O adoecimento psíquico é tema de relevância ímpar na contemporaneidade. A literatura o aponta como um dos principais motivos de afastamento laboral. Assim, o objetivo desta pesquisa foi conhecer como uma educadora (do nível fundamental e médio), afastada de suas atividades laborativas, por motivo de adoecimento/sofrimento psíquico, compreende e enfrenta esse processo. Trata-se de um estudo de caso, ancorado na Fenomenologia Existencial heideggeriana e interpretado a partir da Analítica do Sentido. Os resultados foram discutidos por meio de cinco temáticas orientadoras de sentido: trabalho em educação como propulsor de adoecimento psíquico; afetações experienciadas no decorrer do adoecimento psíquico; conflitos institucionais afetam o modo de ser e de estar no mundo; preconceitos sobre o adoecimento psíquico; arteterapia, espiritualidade e literatura como modos de enfrentamento do adoecimento psíquico. Observou-se a ocorrência do adoecimento psíquico, atrelado aos conflitos institucionais, ao modo de estruturação do sistema educacional vigente, à desvalorização social da profissão e ao assédio moral das chefias imediatas. Conclui-se que o adoecimento psíquico suscita sentimentos que têm relação direta com a forma como o professor é visto/tratado pela sociedade dentro e fora da escola. Ademais, trata-se de uma situação complexa e pouco discutida, despertando preconceitos, inclusive na classe de educadores. Sugere-se maior atenção ao tema na região, tendo em vista o número crescente de afastamentos por motivos de adoecimento psíquico e a falta de iniciativas eficazes do poder público para tratar da questão.

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Biografia do Autor

Sílvia Raquel Santos de Morais, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Psicologia.

Professora Adjunta da Univasf

Giselle Dark Batista Leão, Universidade Federal do Vale do São Francisco

O adoecimento psíquico é tema de relevância ímpar na contemporaneidade. A literatura o aponta como um dos principais motivos de afastamento laboral. Assim, o objetivo desta pesquisa foi conhecer como uma educadora (do nível fundamental e médio), afastada de suas atividades laborativas, por motivo de adoecimento/sofrimento psíquico, compreende e enfrenta esse processo. Trata-se de um estudo de caso, ancorado na Fenomenologia Existencial heideggeriana e interpretado a partir da Analítica do Sentido. Os resultados foram discutidos por meio de cinco temáticas orientadoras de sentido: trabalho em educação como propulsor de adoecimento psíquico; afetações experienciadas no decorrer do adoecimento psíquico; conflitos institucionais afetam o modo de ser e de estar no mundo; preconceitos sobre o adoecimento psíquico; arteterapia, espiritualidade e literatura como modos de enfrentamento do adoecimento psíquico. Observou-se a ocorrência do adoecimento psíquico, atrelado aos conflitos institucionais, ao modo de estruturação do sistema educacional vigente, à desvalorização social da profissão e ao assédio moral das chefias imediatas. Conclui-se que o adoecimento psíquico suscita sentimentos que têm relação direta com a forma como o professor é visto/tratado pela sociedade dentro e fora da escola. Ademais, trata-se de uma situação complexa e pouco discutida, despertando preconceitos, inclusive na classe de educadores. Sugere-se maior atenção ao tema na região, tendo em vista o número crescente de afastamentos por motivos de adoecimento psíquico e a falta de iniciativas eficazes do poder público para tratar da questão.

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Publicado

2017-04-03

Como Citar

Morais, S. R. S. de, & Leão, G. D. B. (2017). COMPREENSÕES DE ADOECIMENTO PSÍQUICO SEGUNDO EDUCADORA AFASTADA DO TRABALHO EM JUAZEIRO-BA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(12). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/24

Edição

Seção

Artigos