GAMES NO ENSINO DE CIÊNCIAS:

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Gisele Lemos Shaw
  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Games, Jogos Digitais

Resumo

A literatura especializada apresenta constantes discussões sobre as possibilidades e desafios do uso de games no ensino de ciências. A sua utilização geralmente se vincula a motivação propiciada, mas tem o conteúdo ou a abordagem pedagógica como fatores a ser observados. Tendo em pauta a verificação de dados empíricos, com base numa pesquisa que buscou investigar potencialidades do uso de games na aprendizagem de conteúdos de ciências por alunos do Ensino Fundamental e em referenciais teóricos que tratam do uso de jogos digitais e de computadores no ensino são apontados neste artigo desafios e possibilidades dos games na educação. O presente trabalho apresenta algumas questões pontuais devem ser consideradas: a diversidade de perfis discentes, necessidades de aprendizagem, possibilidades da escola, limitação de alcance de conteúdos e formação do professor.

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Biografia do Autor

Gisele Lemos Shaw

Mestre em Ensino Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)

Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutor em Educação pela Université du Québec à Montréal - UQAM (Québec / Canadá)

 

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Publicado

2014-12-29

Como Citar

Shaw, G. L., & de Souza Ribeiro, M. S. (2014). GAMES NO ENSINO DE CIÊNCIAS:: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(6). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/271

Edição

Seção

Artigos