CULTURA DO CUIDADO INTEGRAL

AUTONOMIA E ALTRUÍSMO NA PROMOÇÃO DE SAÚDE E EDUCAÇÃO

Autores

  • Martha Maria de Souza Guimarães Cavalcanti
  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro

Palavras-chave:

Cuidado, Autonomia, Altruísmo, Saúde, Educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo divulgar algumas ideias a respeito do cuidado integral, no sentido da responsabilidade de cada indivíduo com a manutenção de sua própria vida e da vida de outras pessoas. Utilizando pesquisa bibliográfica especialmente de Piaget, Paulo Freire, Leonardo Boff e Frans Wall, pretende contribuir para uma reflexão sobre a necessidade de se desenvolver a cultura do cuidar, a partir do desenvolvimento sociomoral autônomo e do altruísmo, com estímulo aos sentimentos de autoestima, de empatia, de amor ao próximo e de preservação, desde sua própria integridade à vida no planeta. A abordagem é realizada sob a perspectiva da educação e saúde integrais, segundo a qual não há limite de espaço, tempo ou temática, sendo ambas, educação e saúde, um processo contínuo de busca individual e coletiva e não metas a serem alcançadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Maria de Souza Guimarães Cavalcanti

Médica especialista em Pediatria e Homeopatia

Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

Preceptora no Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Marcelo Silva de Souza Ribeiro

Doutor em Educação

Professor do Colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Cavalcanti, M. M. de S. G., & de Souza Ribeiro, M. S. (2014). CULTURA DO CUIDADO INTEGRAL: AUTONOMIA E ALTRUÍSMO NA PROMOÇÃO DE SAÚDE E EDUCAÇÃO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(6). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/272

Edição

Seção

Artigos