TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UMA ANÁLISE DA AUTOPERCEPÇÃO DOS TUTORES DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVASF

Autores

  • Carlos Eduardo Souza de Araújo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ariadne Helena Pequeno de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Francisco Ricardo Duarte Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Keila Moreira Batista Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Tutoria, Educação à Distância, Mediação, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo discorre sobre o sistema de tutoria na Educação a Distância. O tema é considerado no contexto da modalidade de ensino a distância, e privilegia a autopercepção dos tutores especialmente seu papel e sua importância. O trabalho deste profissional é visto como de suma importância, uma vez que o mesmo é responsável pela mediação e construção do conhecimento nos ambientes virtuais de aprendizagem, auxiliando os alunos, dando o apoio necessário para que as limitações impostas pela distância possam ser superadas. O trabalho analisa a perspectiva dos tutores da Universidade Federal do Vale do São Francisco com relação à sua atuação nos cursos de pós-graduação a distância da referida instituição. A análise foi realizada a partir da utilização de um questionário. Dessa forma, foi possível traçar algumas considerações relacionadas às atitudes que o tutor deve apresentar, tendo em vista o desenvolvimento de um bom trabalho junto aos alunos e professores na educação a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Souza de Araújo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

 

Ariadne Helena Pequeno de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

 

Francisco Ricardo Duarte, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA)

Prof. do Colegiado de Engenharia da Produção

Keila Moreira Batista, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Clínica Veterinária (USP)

Profa. do Colegiado de Medicina Veterinária

 

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Souza de Araújo, C. E., Pequeno de Oliveira, A. H., Duarte, F. R., & Batista, K. M. (2014). TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA AUTOPERCEPÇÃO DOS TUTORES DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVASF. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(6). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/273

Edição

Seção

Artigos