AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Tito Eugênio Santos Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Afonso Henrique Novaes Menezes Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Avaliação

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre as principais concepções e possibilidades de avaliação relacionadas à Educação a Distância (EaD), considerando as especificidades dessa modalidade de ensino. Impulsionada pelo célere desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na contemporaneidade, a EaD reconfigura as relações espaçotemporais do ensino tradicional e instaura o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como novo suporte possível para a construção coletiva/colaborativa do conhecimento. Com isso, novos desafios são apresentados à prática docente, sendo a avaliação do processo de ensino-aprendizagem um deles. Por meio de uma revisão da literatura, este trabalho pretende discutir: o papel das TICs na sociedade contemporânea e suas implicações na prática pedagógica; as especificidades do processo de ensino-aprendizagem na EaD, quando realizada com o auxílio de ambientes virtuais; e ainda as principais concepções de avaliação na EaD, apontando possíveis caminhos. A partir da pesquisa realizada, concluiu-se que a avaliação em EaD deve privilegiar uma abordagem mais qualitativa que meramente quantitativa, permitindo que o aluno participe de maneira ativa, crítica e consciente do seu próprio percurso de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tito Eugênio Santos Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

 

Afonso Henrique Novaes Menezes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Prof. do curso de Psicologia

 

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Santos Souza, T. E., & Novaes Menezes, A. H. (2014). AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(6). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)