A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE O APRENDIZADO E A TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES DE GRADUAÇÃO DE JUAZEIRO/BA E PETROLINA/PE

Autores

  • Juliana Rogéria Costa Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • Iris Ribeiro de Melo Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • João Carlos Hipolito B. Nascimento
  • Wellington Dantas de Sousa
  • Juliana Reis Bernardes Universidade Federal do Piauí, Campus Almílcar Ferreira Sobral, Floriano-PI

Palavras-chave:

Educação a Distância, Aprendizagem, Curso de Ciências Contábeis

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos discentes em relação ao aprendizado na modalidade de Educação a Distância do Curso de Ciências Contábeis em Juazeiro/BA e Petrolina/PE. O estudo utilizou da metodologia descritiva, bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com perguntas objetivas no formato de Likert de 5 pontos para evidenciar sua percepção em relação à Educação a Distância. A aplicação se deu de forma presencial que serviu para atender aos objetivos da pesquisa, as respostas foram tabuladas em planilha eletrônica. Os resultados foram divididos em dois grupos: estudantes do 1º ao 4º períodos e do 5º ao 8º períodos. Os resultados mostram para o primeiro grupo que 51% dos discentes se mostram satisfeitos com a modalidade da Educação a Distância, 40% estão satisfeitos com seu desempenho, 45% acreditam que o aprendizado é eficaz, 53% avaliam que as instituições tem credibilidade. Noutro momento, no segundo grupo, metade dos discentes se mostram satisfeitos com a metodologia de ensino e consideram o seu desempenho satisfatório, além disso acreditam que o aprendizado é eficaz. Em relação a credibilidade, 71% confiam na modalidade de EaD no tocante aos Cursos de Ciências Contábeis das instituições de Ensino Superior de Juazeiro/BA e Petrolina/PE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Hipolito B. Nascimento

Mestre em Contabilidade pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e
Finanças (FUCAPE)

Downloads

Publicado

2014-07-22

Como Citar

Costa, J. R., de Melo, I. R., B. Nascimento, J. C. H., de Sousa, W. D., & Bernardes, J. R. (2014). A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE O APRENDIZADO E A TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES DE GRADUAÇÃO DE JUAZEIRO/BA E PETROLINA/PE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(5). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/303

Edição

Seção

Artigos