CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA

Autores

  • Iva Autina Cavalcante Lima Santos
  • Edilane Carvalho Teles

Palavras-chave:

Contrato didático, Ação comunicativa, Educação a distância

Resumo

Este artigo faz uma análise da perspectiva do contrato didático e da ação comunicativa em componente curricular a distância, refletindo processos implícitos e explícitos da relação professor/aluno/saber no processo de aprendizagem. Sua proposição busca superar o fazer tarefas nas ações à distância em cursos semipresenciais; De abordagem qualitativa, a metodologia pauta-se na hermenêutica das observações e registros das práticas vivenciadas, analisa as relações contratuais estabelecidas, as atividades propostas e os depoimentos de alunos coletados nos fóruns de discussão e em comentários escritos. O componente curricular apresentou as principais características do formato que constitui o “contrato didático”, de acordo com a base teórica pesquisada, onde foi verificada a ocorrência das manifestações dos discentes, demonstrando as elaborações formativas e comunicacionais das suas expectativas e a amplitude de conhecimentos advindos das relações estabelecidas entre todos os envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iva Autina Cavalcante Lima Santos

Professora do Departamento de Ciências Humanas - Pedagogia e Comunicação Social - DCH Campus III
UNEB – Juazeiro-BA

Edilane Carvalho Teles

Professora do Departamento de Ciências Humanas - Pedagogia e Comunicação Social - DCH Campus III
UNEB – Juazeiro-BA

Downloads

Publicado

2014-07-22

Como Citar

Lima Santos, I. A. C., & Teles, E. C. (2014). CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(5). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/308

Edição

Seção

Artigos