MAL-ESTAR DOCENTE

QUANDO A PRÁTICA COMPROMETE A SAUDE DO PROFESSOR

Autores

  • Albertina Marília Alves Guedes Hassuike
  • Darlindo Ferreira de Lima
  • Elzenita Falcão de Abreu
  • Geida Maria Cavalcanti de Sousa

Palavras-chave:

Escola, Professor, Mal-estar docente, Saúde

Resumo

Esse trabalho objetivou compreender como se apresenta o mal-estar na prática pedagógica de professores de escolas públicas num município brasileiro. A metodologia utilizada esteve embasada na perspectiva qualitativa de cunho fenomenológico. Discutir a temática mal-estar docente foi considerado importante, pois, no mundo pós-moderno, novos cenários vêm se redefinindo com o capitalismo mundial integrado e produção de novas tecnologias. Os dados analisados apontam que essas mudanças refletem na reestruturação e reforma dos sistemas educativos, promovendo o aumento da tensão na prática do professor, elevando o nível de responsabilidades dos educadores. Nesse contexto, compreende-se que o trabalho docente vem se configurando como um trabalho complexo, envolvendo inúmeras problemáticas, desde as transformações contemporâneas vivenciadas pela sociedade até questões cotidianas na sala de aula, afetando diretamente a saúde do professor.

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Publicado

2013-12-23

Como Citar

Alves Guedes Hassuike, A. M., de Lima, D. F., de Abreu, E. F., & de Sousa, G. M. C. (2013). MAL-ESTAR DOCENTE: QUANDO A PRÁTICA COMPROMETE A SAUDE DO PROFESSOR. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 3(4). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/318

Edição

Seção

Artigos