Dificuldades no desenvolvimento cognitivo frente aos testes Piagetianos em crianças do município de Maceió (AL)

Autores

  • Lívia Fernanda Vieira Faculdade Integrada Tiradentes
  • Leconte de Lisle Coelho Junior Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Desenvolvimento cognitivo, criança, descentração

Resumo

O desenvolvimento cognitivo de uma criança na faixa etária de 7 a 11 anos apresenta, como uma de suas características, a descentração conforme a psicologia genética indica. Neste artigo, apresentam-se alguns dados de uma pesquisa experimental relacionada com testes piagetianos. A coleta de dados baseou-se em testes de massa de modelar e quantidades líquidas. A amostra utilizada foi composta por 34 alunos, tanto de escolas públicas (N= 22) quanto de particulares (N= 12) do município de Maceió (AL), cuja faixa etária variou entre 7 e 9 anos de idade. A análise dos dados firma-se na psicologia do desenvolvimento cognitivo de orientação piagetiana, pela qual se buscou a confirmação das hipóteses sobre a descentração ser um processo de ampliação do conhecimento a partir de experiências psicossociais anteriores. Concluiu-se que, após a observação dos testes aplicados, o resultado não foi comprovado de acordo com o que a teoria cognitiva de Jean Piaget afirma, isto é, o reconhecimento da conservação de quantidades em massas de modelar e de substâncias líquidas, nesta faixa etária, não foi observado na amostra testada. Apesar disto, o resultado desta pesquisa não deve ser generalizado para outras amostras, haja vista as suas intrínsecas particularidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-24

Como Citar

Vieira, L. F., & Coelho Junior, L. de L. (2012). Dificuldades no desenvolvimento cognitivo frente aos testes Piagetianos em crianças do município de Maceió (AL). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 2(3). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/323

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)