Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas

Autores

  • Edeil Reis do Espírito Santo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Ildemar Jorge Rodrigues Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Maria Jaene da Silva Alves Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas

Palavras-chave:

fichas e/ou roteiros de leitura, obras paradidáticas, níveis de compreensão do texto

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que se propôs a estudar fichas de leitura de obras paradidáticas, a fim de analisar quais os níveis de compreensão cobrados em suas questões. Com isso, pretendeu-se delinear um perfil das questões que balizam a compreensão e o estudo dos textos literários nessas obras. Para tanto, foram escolhidas aleatoriamente e analisadas quatro dessas fichas. Desenvolveu-se um parecer descritivo e analítico, fez-se uma apreciação dos aspectos observados à luz de categorias/critérios levantados, entretanto, evitou-se fazer juízos de valor precipitados e sem bases teóricas. A partir disso, constatou-se que as fichas e/ ou roteiros de leitura centram a sua abordagem sobre a textualidade em questões óbvias, que não dão ao aluno oportunidade de construir pensamentos elaborados e desafiadores. Salienta-se, por isso, a importância de o docente adaptar essas fichas para atender às necessidades de um estudo mais aprofundado das obras literárias por parte dos discentes. Esse trabalho fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Maciel (1992) e Marcuschi (2001), com base nos quais foram desenvolvidos os pareceres e pontos de vista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-04-28

Como Citar

do Espírito Santo, E. R., Rodrigues, I. J., & Alves, M. J. da S. (2012). Influência das fichas de leitura na compreensão e estudo dos textos literários em obras paradidáticas. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 2(2). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/334

Edição

Seção

Artigos