A RELEVÂNCIA DAS INTERAÇÕES PSICOSSOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Celso Sales Franca FACAPE
  • Deise Cristiane do Nascimento FACAPE

Palavras-chave:

Interações psicossociais, Processo de ensino-aprendizagem, Ambiente escolar.

Resumo

Neste estudo, discute-se a relevância das interações psicossociais no processo de ensino-aprendizagem dentro de um ambiente escolar. Tem como objetivo geral, analisar o processo de socialização da criança e do adolescente com a inserção da psicopedagogiadentro do espaço escolar. Esse estudo se efetivou mediante uma revisão integrativa orientada pela abordagem qualitativa, as quais serão explicadas mais adiante. O aprendizado é uma atividade interativa que se realiza no ambiente escolar, explorando a qualidade geral das interações psicossociais. A melhor estratégia para se avaliar é até que ponto a qualidade das interações psicossociais são relevantes no processo de ensino aprendizagem, compreender, mensurar, na medida do possível, os seus efeitos sobre o executar das atividades de ensino. É preciso ressaltar que a escola mantém uma função fundamental para o processo social, desenvolvendo as capacidades cognitivas ajudando a criança compreender que têm um mundo social. A Sociologia, Psicologia Social e a Pedagogia, pode muito contribuir para entender e explicar as causas das dificuldades de aprendizagem da criança e do adolescente na escola, seus padrões evolutivos normais e patologias, bem como a influência da família, escola e sociedade, no seu desenvolvimento. Como resultado desta pesquisa entende-se que a questão do ensino aprendizagem não é uma ação tão simplória. A escola precisa estar envolvida neste processo numa constante atuação da sua equipe, para construção de uma educação de alta qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Sales Franca, FACAPE

Professor Assistente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
Mestrado em Sociologia - UFPE

Deise Cristiane do Nascimento, FACAPE

Professora Assistente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
Mestre em Educação

Downloads

Publicado

2019-07-27

Como Citar

Franca, C. S., & do Nascimento, D. . C. (2019). A RELEVÂNCIA DAS INTERAÇÕES PSICOSSOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 262–282. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/458

Edição

Seção

Artigos