COMPONENTE PRODUÇÃO TEXTUAL

PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA NO CURRÍCULO

Autores

  • Rujane Mota Alves UNEB- Universidade Estadual da Bahia
  • Ieda Maria Barbosa Aleluia Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Sandra Lúcia Brasil Santos Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Palavras-chave:

educação médica, formação médica, Produção Textual, comunicação em saúde

Resumo

Introdução: No Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) sinaliza-se que é preciso assegurar o estudo de habilidades de comunicação. Nesse sentido, incluiu-se na matriz curricular o componente Produção Textual, que inexiste nos cursos de graduação da área de saúde ou áreas que não sejam específicas de Letras ou Educação. Objetivos: Descrever a percepção dos estudantes de Medicina da UNEB sobre a aplicabilidade do Componente Curricular Produção Textual, verificando se, esse componente contribui para a habilidade de leitura e de escrita, para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além da escrita de anamneses e relatórios médicos. Metodologia: Estudo transversal, observacional com abordagem quantitativa e qualitativa. Um questionário, com questões abertas e fechadas, foi aplicado aos alunos de Medicina da UNEB do primeiro, segundo e oitavo semestres, contendo questões relacionadas ao componente curricular, como conteúdos, carga horária, aplicabilidade dos conhecimentos e habilidades desenvolvidas como as estratégias de leitura e de escrita, além de questões sociodemográficas dos estudantes. Resultados: 74/96 estudantes participaram. 60% consideraram válida a existência da disciplina; 73% que a leitura e a comunicação escrita são fundamentais para formação em Medicina, 55% a carga horária suficiente; 68% declararam que a disciplina auxilia no estudo de outras disciplinas; 57% que a disciplina contribui para elaboração de anamneses, relatórios médicos e prescrições de receitas médicas. Os resultados qualitativos revelaram a disciplina como um componente fundamental para a formação da área médica. A sugestão de inclusão de conteúdos relacionados mais diretamente com a prática médica, como elaboração de anamneses e de relatórios, foi o que mais prevaleceu. Conclusão: Eles percebem os conteúdos abordados no componente curricular como efetivos para o melhor desempenho dessas habilidades nos outros componentes curriculares, no desenvolvimento do TCC e na formação acadêmica geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rujane Mota Alves, UNEB- Universidade Estadual da Bahia

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS VERNÁCULAS pela Universidade do Estado da Bahia (1993); ESPECIALIZAÇÃO em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Bahia (1998); MESTRADO em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1999) e Doutorado em Letras e Linguísitca pela Universidade Federal da Bahia (2010). É professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professora assistente da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e professora assistente da Faculdade Santíssimo Sacramento (no ensino da Pós-Graduação Especialização em Estudos Linguísticos e Literários). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente no seguinte tema: Teorias Linguísticas e Ensino de Lingua Portuguesa. Na UNEB, é Professora concursada desde 1994, lecionando em diversos cursos como Letras, História, Matemática, Análise de Sistemas (Campus II- Departamento de Educação - Alagoinhas-Ba); desde 2011, passou a lecionar no Campus I - Salvador-Ba - no Departamento de Ciências Humanas e no Departamento de Ciências da Vida, lecionando diversas disciplinas como Língua Portuguesa, Morfossintaxe da Língua Materna nos Cursos de Letras e Ciências Contábeis e Produção Textual no Curso de Medicina. Na UCSAL, é coordenadora do Curso de Letras Português e Letras Inglês desde 2014.1, tendo atuado desde 1997 como Professora dos Cursos de Letras e concursada a partir de 1999, atuando nos cursos de Letras, Comunicação/Publicidade e Propaganda e Pedagogia, lecionando as disciplinas da área de linguagem: Língua Portuguesa, Linguística, Semíotica, Comunicação Linguística, Produção de Textos, dentre outras. Além das atividades como docente, está cursando outra Graduação: MEDICINA, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP/BAHIANA)/ Formanda em 2020.2. Membro da Liga Acadêmica de Oncologia da EBMSP (LAO) desde 2018.1; cargos de secretaria de pesquisa, estágio e eventos. em 2020.1: sênior da LAO. Membro do grupo de Pesquisa Medicina e Literatura/ Outras palavras em Saúde: Narrativas e Humanização/ (Convênio UNEB/EBMSP) desde 2018.2 Monitora de Semiologia II- Clínica Médica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública: 2019.1/2019.2.

Ieda Maria Barbosa Aleluia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Pós Graduação em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medcina e Saúde Pública (2015). Atualmente é professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia e professora adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Infecções Respiratórias, atuando principalmente nos seguintes temas: educação médica, avaliação, desenvolvimento docente, ensino médico e bioética.

Sandra Lúcia Brasil Santos, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Mestre em Saúde Coletiva, pelo curso de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, com área de concentração Gestão de Sistemas de Saúde (2014). Pós-graduada em Gerontologia pela Escola de Enfermagem da UFBa (2002). Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (1982) e em Musicoterapia pela Universidade Católica do Salvador, em 1997. Possui formação em Psicoterapia, Byosintese e em Tanatologia. Atua como Professora Assistente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), ensinando no Curso de Odontologia desde de 2004 e no curso de Medicina há dois semestres. Atua desde 2012 como coordenadora do Programa Institucional de Desenvolvimento Docente da EBMSP. Coordenou o Curso de Especialização em Gerontologia, uma parceria da SESAB e EBMSP. Atualmente é cirurgiã dentista aposentada do Governo do Estado da Bahia, tendo trabalhado no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador-CESAT, na área de Educação Permanente. Atua principalmente na área de Educação, Educação Permanente, Formação Docente, Biotica e Ética, Psicologia, Humanismo e Saúde e, tendo os seguintes temas como de principal interesse: Educação Permanente, Psicologia Aplicada no ensino na área da Saúde, Desenvolvimento Docente, Saúde do Trabalhador. É co-autora do Projeto do Curso de Graduação em Medicina -Bacharelado - da Universidade Estadual da Bahia elaborado em 2011. Tutora do Programa de Educação Tutorial do curso de Odontologia da EBMSP desde 2017.

Downloads

Publicado

2020-03-20

Como Citar

Alves, R. M., Aleluia, I. M. B., & Santos, S. L. B. (2020). COMPONENTE PRODUÇÃO TEXTUAL: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA NO CURRÍCULO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 06–23. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/472

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino da Comunicação em Saúde