O PROFESSOR DE CIÊNCIAS FRENTE A TEMÁTICA MORCEGOS:

QUESTIONAMENTOS, LIMITES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Andrew Vinícius Cristaldo da Silva Univesidade Estadual de Maringá
  • Valdênia Fernandes Rodrigues Eleotério Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Palavras-chave:

Docência, Chiroptera, Ciência, Concepção

Resumo

Objetivou-se investigar professores de Ciências em relação aos conhecimentos sobre morcegos. Para tanto, utilizou-se entrevistas semiestruturadas de caráter qualitativo, gravadas e transcritas para serem analisadas pela metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin. Logo, os professores passaram por uma oficina de formação continuada, a fim de avaliar a compreensão final do grupo. As concepções dos professores sobre o tema, remetem muito àquelas sugeridas pelos livros didáticos, de um modo superficial, com visões preservacionista e utilitarista. Os docentes reconhecem a necessidade de transferir conteúdos aos alunos para que possam ter a consciência do saber (tradicionalismo), entretanto, a falta de tempo em discutir um tema peculiar, faz com que isso não aconteça. Cabe ao professor inserir-se em discussões, nas quais o aluno poderá compreender o real papel desses animais ao ambiente, mas, também, verificou-se a necessidade da realização de práticas de formação inicial/continuada, para que haja fortalecimento na construção do conhecimento do educador sobre morcegos.

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Biografia do Autor

Valdênia Fernandes Rodrigues Eleotério, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Mestrado em Educação (UCDB)

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Publicado

2020-03-19

Como Citar

da Silva, A. V. C., & Rodrigues Eleotério, V. F. . (2020). O PROFESSOR DE CIÊNCIAS FRENTE A TEMÁTICA MORCEGOS:: QUESTIONAMENTOS, LIMITES E PERSPECTIVAS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 219–244. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/473