A EFICÁCIA DAS AÇÕES DO EDUCANVISA EM RELAÇÃO À APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO:

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Augusto Santana Palma Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Sheila Torres Feitosa Silva Universidade Norte do Paraná

Palavras-chave:

educação em saúde, revisão sistemática, vigilância sanitária

Resumo

EDUCANVISA é uma estratégia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária voltada para o uso responsável de produtos que apresentam risco à saúde pública. Busca desenvolver conhecimentos relacionados à adoção de hábitos voltados para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. A apropriação do conhecimento assegura aos indivíduos a atuação como multiplicadores do conhecimento e agentes transformadores sociais. As principais publicações não científicas não abordam aspectos relacionados às metodologias empregadas e ao aprendizado obtido. Objetivou-se o levantamento sistemático da literatura científica sobre estudos voltados para a mensuração da aprendizagem obtida após ações do programa. Norteada pela recomendação PRISMA, realizou-se busca utilizando termo ‘EDUCANVISA’. Qualidade dos estudos considerou a aplicação de pré e pós-testes e aspectos relacionados à redação dos relatos. Três estudos compuseram a amostra final, com qualidade moderada. Um não realizou pré-teste. Diferenças significantes foram evidenciadas em um dos estudos. O reduzido número de estudos voltados para a mensuração do aprendizado evidencia necessidade de estudos voltados para este fim, uma vez que assegurarão a eficácia e eficiência do programa bem como a identificação de fraquezas e fortalezas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Santana Palma Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Bacharel em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e inscrito no Conselho Federal de Farmácia do Estado de Pernambuco sob o registro nº 6987. Pós graduando lato sensu em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela Faculdade de Educação Superior de Pernambuco (FACESP). Pós graduando stricto sensu em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF.

Downloads

Publicado

2020-03-20

Como Citar

Santana Palma Silva, A., & Torres Feitosa Silva, S. . (2020). A EFICÁCIA DAS AÇÕES DO EDUCANVISA EM RELAÇÃO À APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO: : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 305–322. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/573