O PROFESSOR DE BIOLOGIA QUE QUEREMOS

REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NO CAMPO DE UMA ÁREA IRRIGADA

Autores

  • Glória Maria Pinto Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mateus Matiuzzi da Costa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Geida Maria Cavalcanti de Sousa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Khesia Kelly Cardoso Matos Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Professor, Ensino Médio, Relação professor-aluno, Biologia

Resumo

O estudo traz a idealização do aluno do Ensino Médio de escolas do campo acerca do professor de Biologia. São reflexões sobre conhecimento pedagógico, pessoal e relacional entre professor – aluno na sala de aula. A intenção foi contribuir com o pensamento científico sobre a prática profissional docente.  O objetivo é descrever o perfil do professor de Biologia, segundo o olhar dos alunos do Ensino médio das escolas no campo. O estudo é exploratório com uma abordagem quantitativa. Foram aplicados 166 questionários ao grupo de estudantes de 6 escolas públicas da área irrigada do Submédio São Francisco. O estudo revela que o aluno deseja um docente proativo, com sabedoria para lidar com situações diversas, além de considerar o fato de que ensinar não é apenas transmissão de conhecimentos, mas também um entrelaçamento de situações objetivando a formação de discentes críticos e atuantes, capazes de construir o conhecimento. As características pontuadas pelos discentes nesse estudo, envolve uma articulação entre diferentes características, contribuindo dessa forma, para a reflexão acerca da expansão da formação disciplinar do professor para o campo social e humanista. Dessa forma, os docentes que atuam na escola do campo precisam exercer sua prática de forma crítica e condizente com as necessidades curriculares dos sujeitos locais. A partir do perfil ideal de professor, segundo os estudantes, esperamos contribuir no fortalecimento das relações na sala de aula e tornar a disciplina de Biologia atraente, investigativa e presente nas questões do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glória Maria Pinto Coelho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutoranda em Educação em Ciências pela UFRGS

Mateus Matiuzzi da Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Biologia Celular e Molecular

Geida Maria Cavalcanti de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Psicologia

Khesia Kelly Cardoso Matos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestra em Psicologia

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Coelho, G. M. P., Costa, M. M. da, Sousa, G. M. C. de, & Matos, K. K. C. (2017). O PROFESSOR DE BIOLOGIA QUE QUEREMOS: REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA NO CAMPO DE UMA ÁREA IRRIGADA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(14). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/64

Edição

Seção

Artigos