IMPACTOS AMBIENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

(RE) LEITURA E SABERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Danielle Barbosa Bezerra Universidade Federal de Alagoas
  • Adriana Cavalcanti dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sequência didática, Fanzines, Saberes

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da aprendizagem significativa dos alunos da EJA, por ocasião da vivência de uma sequência didática intitulada: “Impactos ambientais: o que eu tenho a ver com isso?”. Esta consiste no produto educacional da investigação de Mestrado Profissional concluída, denominada: “Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos: uma intervenção pedagógica de (re)leitura dos impactos ambientais”. Configura-se, também, como uma etapa de validação dos contributos da referida sequência didática, como intervenção pedagógica, para a construção de saberes pelos alunos sobre o componente curricular: impactos ambientais. Metodologicamente, para análise dos dados, optamos pela técnica da análise de conteúdos dos códigos de registro verificados nos fanzines, produto final da sequência didática, produzidos pelos alunos. Os resultados revelaram a (re)leitura dos saberes dos alunos sobre cinco temáticas: preservação ambiental, tipos de poluição, desmatamento, queimadas de florestas e extinção de animais. Tais saberes, materializados nos fanzines, refletem o olhar dos sujeitos alunos sobre os impactos ambientais no seu cotidiano e sua aproximação com o conhecimento científico abordado durante a intervenção pedagógica.

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Biografia do Autor

Danielle Barbosa Bezerra, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFAL)

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação (UFAL)

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

Bezerra, D. B., & Santos, A. C. dos. (2017). IMPACTOS AMBIENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: (RE) LEITURA E SABERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(14). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/66

Edição

Seção

Artigos