Sobre a Revista

Thoreauvia é a primeira publicação periódica do curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Ciências Agrárias, Petrolina, Pernambuco, Brasil. A iniciativa foi idealizada e é mantida pela PRESERVE JR., Empresa Júnior de Ciências Biológicas da UNIVASF.

Trata-se de um mecanismo gratuito de divulgação científica aberto a discentes, docentes e pesquisadores de Ciências Biológicas em parceria com pesquisadores de toda a América Latina.

O nome do periódico é uma homenagem a Henry David Thoreau, naturalista, poeta, escritor e filósofo nascido nos Estados Unidos no século XIX, uma das referências máximas do ambientalismo e do abolicionismo. Foi Thoreau quem, há quase 200 anos, acendeu um importante alerta sobre a degradação do meio ambiente e a exploração desenfreada e inconsequente dos recursos naturais, bem como  sobre a perda da conexão entre o ser humano e a natureza. Nesse sentido, Thoreauvia se propõe tanto a promover as Ciências Biológicas em tempos modernos quanto a manter vivo o legado de Henry David Thoreau, exaltando suas ideias que transcedem o tempo e as barreiras geográficas.

A princípio, Thoreauvia se organizará como um jornal/revista de Ciências Biológicas, acolhendo materiais diversos, como entrevistas, notícias, fotografias, colunas, resumos expandidos e relatos de campo, entre outros materiais. A política de submissão será de fluxo contínuo, sem chamadas pré-estabelecidas.

A periodicidade do periódico é trimestral e submissões são bem-vindas por pessoas de todos os níveis acadêmicos.