Sobre a Revista

Thoreauvia é a primeira publicação periódica do curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Ciências Agrárias, Petrolina, Pernambuco, Brasil. Inicialmente a revista foi criada dentro da PRESERVE JR., Empresa Júnior de Ciências Biológicas da UNIVASF, adquirindo autonomia subsequentemente.

Trata-se de um mecanismo gratuito de divulgação científica aberto a discentes, docentes e pesquisadores de Ciências Biológicas em parceria com pesquisadores de toda a América Latina.

Thoreauvia publica manuscritos em todas as áreas das Ciências Biológicas, abordando os aspectos do Ensino, Pesquisa e Extensão.

O nome do periódico é uma homenagem a Henry David Thoreau, naturalista, poeta, escritor e filósofo nascido nos Estados Unidos no século XIX, uma das referências máximas do ambientalismo e do abolicionismo. Foi Thoreau quem, há quase 200 anos, acendeu um importante alerta sobre a degradação do meio ambiente e a exploração desenfreada e inconsequente dos recursos naturais, bem como  sobre a perda da conexão entre o ser humano e a natureza. Nesse sentido, Thoreauvia se propõe tanto a promover as Ciências Biológicas em tempos modernos quanto a manter vivo o legado de Henry David Thoreau, exaltando suas ideias que transcedem o tempo e as barreiras geográficas.

Nos primeiros cinco numeros, além de sua parte científica, publicando artigos originais, de revisão, relatos e notas científicas, Thoreauvia contou com uma parte informativa, acolhendo materiais diversos como entrevistas, notícias, fotografias, colunas e relatos de campo, entre outros materiais. Contudo, a equipe editorial decidiu por encerrar as atividades da parte informativa no final de 2023, mantendo apenas a publicação de textos científicos. A política de submissão será de fluxo contínuo, sem chamadas pré-estabelecidas, exceto por números especiais.

A periodicidade do periódico é quadrimestral (1 número a cada 4 meses) e submissões são bem-vindas por pessoas de todos os níveis acadêmicos.