Dramaturgia em foco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/dramaturgiaemfoco <p>A <strong>Dramaturgia em foco</strong> (ISSN 2594-7796), Qualis B3 no quadriênio 2017-2020, dedica-se à publicação de textos acadêmicos (artigos, relatos e ensaios) cujas análises se concentrem na dramaturgia em si ou na dramaturgia comparada a outros textos, outras artes e mídias. Conta também com seções específicas para traduções, peças curtas originais e entrevistas. A periodicidade da revista é semestral. Sua criação está vinculada ao Grupo de Pesquisa Narrativas e Visualidades (CNPq-Univasf).</p> pt-BR revistadramaturgiaemfoco@gmail.com (Revista Dramaturgia em Foco) revistadramaturgiaemfoco@gmail.com (Revista Dramaturgia em Foco) Tue, 23 Jan 2024 11:45:14 +0000 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Louise Michel e a Nova Caledônia, de Kateb Yacine https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/dramaturgiaemfoco/article/view/2562 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Book Antiqua, serif;"><span style="font-size: medium;">A peça teatral <em>Louise Michel e a Nova Caledônia,</em> do argelino Kateb Yacine, foi publicada em francês na compilação <em>Parce que c´est une </em><em>f</em><em>emme</em> (2004). Trata do momento do julgamento de Louise Michel até seu exílio na ilha de Nova Caledônia, onde alfabetizou os revolucionários argelinos, deportados por terem participado da resistência na Cabília contra o avanço do exército de ocupação colonial. A obra é uma homenagem de Kateb Yacine à heroína francesa que, ao unir o domínio da língua francesa e a luta por justiça, contribuiu para a construção da história de uma Argélia independente. </span></span></p> Melissa Scanhola Copyright (c) 2024 Dramaturgia em foco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/dramaturgiaemfoco/article/view/2562 Tue, 23 Jan 2024 00:00:00 +0000 Polígamos e antropófagos https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/dramaturgiaemfoco/article/view/2610 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Book Antiqua, serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT">Considerado o primeiro intelectual militante no Brasil Colonial, o padre jesuíta José de Anchieta (1534-1597) foi missionário, poeta e dramaturgo, tendo produzido 12 peças entre as quais destacamos, para análise, o </span></span><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT"><em>Auto de </em></span></span><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT"><em>são</em></span></span><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT"><em> Lourenço</em></span></span><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT"> (1587). Seus textos teatrais ligam-se à tradição vicentina e exibem propósitos didáticos pelos quais o autor buscava conduzir os indígenas ao cristianismo, para isso condenando hábitos culturais como a poligamia e a antropofagia. Procuramos compreender a influência de Anchieta na formação brasileira. Um cotejo de sua visão do mundo com a de alguns de seus contemporâneos aparece ao final deste artigo.</span></span></span></p> Fernando Marques Copyright (c) 2024 Dramaturgia em foco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/dramaturgiaemfoco/article/view/2610 Tue, 23 Jan 2024 00:00:00 +0000