A dramaturgia como auxílio no ensino do inglês como segunda língua

Autores

  • Gisele Freire USP

Palavras-chave:

Dramaturgia, Inglês como segunda língua, Tradução e adaptação teatral

Resumo

Neste artigo descrevo como a utilização de textos dramatúrgicos tem auxiliado no ensino da língua inglesa como segunda língua. Em princípio há uma breve apresentação do Drama Groups, projeto base da pesquisa apresentada, criado por uma escola de inglês brasileira para auxiliar no ensino desta língua por meio da arte. Em seguida apresento como, durante o tempo que fiz parte do grupo como artista educadora, pude fazer uso de diversos formatos de processos utilizando como base textos dramatúrgicos para auxiliar a aprendizagem dos alunos.

Referências

BOGART, Anne; LANDAU, Tina. The viewpoints book. New York: Theater Communications Group, 2005.

CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.

CAVASSIN, Juliana. Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica. R.cient./FAP, Curitiba, v. 3, p. 39-52 , jan./dez. 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/agosto2013/arte_artigos/08_juliana_cavassin.pdf. Acesso em: 20 de junho de 2021.

CULTURA Inglesa drama groups. Disponível em:

https://cultural.culturainglesa.com.br/eventos/apresentacoes-drama-groups. Acesso em: 15 maio 2021.

JUNCTION 25. Anoesis. Projeto Conexões, Londres, 2012.

GREAT - USP. Disponível em: https://www.instagram.com/great_usp/. Acesso em: 25 de junho de 2021.

PROJETO Conexões. Disponível em: www.conexoes.org.br. Acesso em: 15 maio 2021.

ANOS de projeto conexões. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=-ArL2gGozgs. Acesso em: 15 maio 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Relatos de experiência