EXTRAMUROS - Revista de Extensão da UNIVASF https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros <p align="justify">Revista de periodicidade semestral, indexada no LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Folio 23261), difundida em 38 países e em programas brasileiros e estrangeiros de mestrado e doutorado.</p> <p><strong>Qualis (Quadriênio 2017-2020):</strong></p> <ul> <li class="show">B3: Biodiversidade; Ciências Agrárias I; Ciências Ambientais; Educação; Educação Física; Enfermagem; Engenharias III; Ensino; Interdisciplinar; Matemática/Probabilidade e Estatística; Psicologia; Química; Saúde Coletiva; Sociologia.</li> </ul> <p> </p> pt-BR extramuros@univasf.edu.br (Prof. Fulvio Torres Flores) extramuros@univasf.edu.br (-) Tue, 23 Jan 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 WORKSHOP SIdAF – Sistema de Informação da Agricultura Familiar https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2541 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O Sistema de Informação da Agricultura Familiar – SIdAF foi desenvolvido a partir de demandas levantadas através de dois <em>workshops</em> realizados junto aos agentes promotores de políticas públicas e ações de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER do setor agrícola familiar do Território de Identidade da Bacia do Rio Grande, no Oeste da Bahia. A partir de um estudo de caso com uma abordagem qualitativa o presente trabalho descreve como a realização destes <em>w</em><em>orkshops</em> contribuiu para o desenvolvimento do SIdAF. No primeiro <em>w</em><em>orkshop</em>, com um público mais restrito, apresentou-se a proposta do sistema e levantou-se os seus requisitos e funcionalidades. No segundo, o SIdAF, desenvolvido a partir dos resultados do I Workshop, foi apresentado para crítica e validação. Destaca-se ao final a capacidade <span style="color: #000000;">e celeridade com que conhecimentos e soluções podem ser construídos a partir desses eventos, bem como os desafios impostos para sua realização.</span> </span></span></p> Ramão Jorge Dornelles, Marcos Antônio Vanderlei Silva Copyright (c) 2024 EXTRAMUROS - Revista de Extensão da UNIVASF https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2541 Tue, 12 Mar 2024 00:00:00 +0000 PAPO DE CALÇADA https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2547 <p class="western" align="justify">A educação sexual objetiva a promoção da saúde sexual e prevenção de violências sexuais. Dada a sua importância, projetos nessa temática são fundamentais para proteção de crianças e adolescentes, especialmente na pandemia, quando o isolamento social foi fator preponderante no aumento da vulnerabilidade das vítimas. Esse trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos por meio das ações do projeto de extensão Papo de Calcada, que busca estimular a promoção de atividades educacionais sobre abuso sexual, sexualidade, gênero e saúde. As ações do projeto ocorreram na modalidade presencial, antes da pandemia, como remotamente durante esse período. Assim, as atividades presenciais ocorreram em praças e escolas no município de Uauá-BA, em parceria com a Secretaria de Saúde, entre 2018 e 2019, nas quais foram realizadas rodas de conversas por meio de métodos pedagógicos participativos e distribuição de kits de autocuidado. As atividades remotas, realizadas entre 2021 e 2022, foram realizadas via <em>Instagram</em>, com publicações regulares e <em>lives</em> com especialistas sobre a temática. O impacto das ações remotas foi avaliado pelas métricas da plataforma. O projeto Papo de Calçada se mostrou uma ferramenta socioeducativa fundamental para promover diálogos sobre sexualidade e saúde, questões de gênero e violência sexual, fortalecendo a relação universidade-sociedade.</p> Rebeca Mascarenhas Fonseca Barreto, Maria Edivânia Freire Carvalho, Maria Isabel Pinheiro de Almeida, Camila Silva de Lavor Copyright (c) 2024 EXTRAMUROS - Revista de Extensão da UNIVASF https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2547 Tue, 12 Mar 2024 00:00:00 +0000 ANÁLISE DE REDES SOCIAIS https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2560 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Cambria, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">O projeto Café Elétrico é uma ação extensionista, no formato de webconferência, realizado pelo Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), iniciado em 2020, com atividades de formação, perpassando suas discussões por diferentes temas relevantes para o processo de formação do estudante de graduação da comunidade da UFOB e comunidade externa. Por esta razão, o estudo apresentou as técnicas do percurso metodológico que pretende identificar elementos que caracterizem comunidades colaborativas para a construção e difusão do conhecimento, a partir do tratamento analítico dos dados e a modelagem computacional e análise de redes sociais. Os resultados analisados possibilitaram a análise da abrangência das temáticas, a otimização da disseminação do conhecimento através de iniciativas virtuais institucionais e a distribuição dos graus da rede semântica</span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">.</span></span> </span></span></p> Eneida Santana, Leandro Brito Santos, Andressa Pereira Oliveira Copyright (c) 2024 EXTRAMUROS - Revista de Extensão da UNIVASF https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2560 Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000 COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS SENSÍVEIS COM OS INDÍGENAS DO PARQUE DAS TRIBOS ATRAVÉS DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS-PEDAGÓGICAS COM A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2712 <p lang="en-GB" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">Analisaremos a seguir a pesquisa realizada no campo das práticas pedagógicas e experiências poéticas vividas junto aos indígenas do Parque das Tribos, registrada a partir da autoetnografia des</span></span><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">crevendo e analisando sistematicamente a experiência pessoal da pesquisadora, a fim de compreender a experiência cultural</span></span><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">. Assim, a pesquisa se pautou em encontros, buscando o diálogo com os saberes indígenas e a criação de um espaço de conhecimento e trocas culturais no intuito de potencializar as vozes dos sujeitos envolvidos: os indígenas e os estudantes do curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas. Esses encontros falam da experiência com a comunidade indígena Parque das Tribos localizada no perímetro urbano da cidade de Manaus, Amazonas, em que o foco está na relação de trocas artístico-pedagógicas junto as professoras e as crianças indígenas dos espaços culturais assessorados pela Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI/SEMED) instituídos dentro da comunidade.</span></span></span></span></p> Vanessa Benites Bordin Copyright (c) 2024 EXTRAMUROS - Revista de Extensão da UNIVASF https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2712 Tue, 09 Jul 2024 00:00:00 +0000 PROJETO NEA², UM ESTUDO DE CASO DE GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2747 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">A destinação e reciclagem dos resíduos sólidos orgânicos são uns dos grandes desafios ambientais contemporâneos. O presente artigo trata de estudo de caso sobre o Projeto de Extensão NEA², o qual abordou a gestão de resíduos orgânicos e a educação ambiental realizada no Instituto Federal do Paraná, Campus Foz do Iguaçu, nos anos de 2019 e 2020, e buscou promover a sustentabilidade, visando reduzir e reciclar os resíduos orgânicos produzidos na instituição e disseminar essas práticas para a comunidade externa. Também envolveu a utilização de técnicas como a compostagem e a vermicompostagem, bem como a realização de minicursos, oficinas e produção de materiais educativos. Apesar dos desafios enfrentados, como a pandemia de COVID-19, o projeto alcançou resultados positivos, sensibilizando a comunidade sobre a destinação correta dos resíduos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável local e regional. Porém, após seu encerramento e a não continuidade das atividades desenvolvidas devido ao afastamento da coordenadora, percebe-se que a sensibilização dos estudantes, especialmente os ingressantes a partir do ano de 2021, ficou prejudicada, havendo necessidade de continuação dessas ações no IFPR, para que as mesmas sejam replicadas nas residências das pessoas e em outras instituições de ensino, em todos os níveis de formação.</span></span></p> Suellen Paola Martins, Fernanda Rubio, Claudio Alexandre de Souza Copyright (c) 2024 EXTRAMUROS - Revista de Extensão da UNIVASF https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2747 Mon, 15 Jul 2024 00:00:00 +0000 NEUROPSICOLOGIA EM AÇÃO https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2424 <p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O campo da Psicologia lidou com diversas transformações e, assim, houve o desenvolvimento de diferentes áreas de atuação. Desta maneira, os cursos de formação em Psicologia têm uma liberdade para o desenvolvimento de competências, assim, se torna vantajoso para estudantes buscarem conhecimentos extracurricularmente. Ligado a isso, as Ligas Acadêmicas surgem com o intuito de discutir e desenvolver atividades práticas fundamentadas em ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a capacitação de futuros profissionais qualificados. Portanto, o objetivo deste estudo é descrever a trajetória da Liga Acadêmica de Neuropsicologia de uma instituição particular de Pernambuco durante 2020 a 2022. O estudo possui caráter descritivo e qualitativo do tipo relato de experiência, onde será destacada a organização e execução de atividades desta Liga. Esta iniciativa trouxe repercussões para os discentes do curso de graduação em Psicologia, enfatizando o impacto e aperfeiçoamento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.</span></span></span></p> Weltmam João de Lima Filho, Dayana Evelin Pinheiro de Sousa Santos, Denise Dias Almeida Copyright (c) 2024 EXTRAMUROS - Revista de Extensão da UNIVASF https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2424 Tue, 23 Jan 2024 00:00:00 +0000 BEM VIVER NA RESIDÊNCIA EM SAÚDE COLETIVA https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2573 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Os profissionais inseridos em programas de residência são expostos a inúmeros riscos ocupacionais que afetam sua saúde e qualidade de vida. Nessa perspectiva, o projeto “Bem Viver na residência em saúde coletiva da URCA” configura-se uma alternativa para promover saúde integral a essa população, através da utilização de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Objetiva-se relatar a experiência vivenciada durante o curso da “Jornada Bem Viver”. Trata-se de relato de experiência acerca do projeto de extensão intitulado “Bem Viver na residência em saúde coletiva da URCA: práticas integrativas e complementares na promoção da saúde mental dos residentes”, com 36 profissionais residentes assistidos pelo projeto. A Jornada ocorreu em três etapas: Círculo da Luz, Círculo da Paz e Círculo da Alegria, durante o período de abril de 2022 a fevereiro de 2023, com as práticas integrativas: meditação coletiva guiada, práticas de Atenção Plena ou <em>mindfulness</em>, aromaterapia, Terapia Comunitária Integrativa, alongamento e exercícios respiratórios, trilha meditativa, biodança e danças circulares. O exercício do projeto Bem Viver vem oportunizando a percepção da saúde por uma visão holística, utilizando as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde como instrumento para proporcionar qualidade de vida para residentes da área da saúde.</span></span></p> Elian Santos Ferreira, Ana Caroliny Oliveira da Silva , Maria Anelice De Lima, Francisco Elizaudo De Brito Júnior Copyright (c) 2024 EXTRAMUROS - Revista de Extensão da UNIVASF https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2573 Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000 A CIDADANIA PARTICIPATIVA ATRAVÉS DA DISCUSSÃO DE FILMES https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2738 <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">Em nossa sociedade é recorrente a existência de múltiplas mazelas sociais (desigualdade social, preconceitos, autoritarismo, violência etc.), que quase sempre não são devidamente debatidas e esclarecidas. Ademais, com a ajuda das redes sociais, que criam bolhas entre vários segmentos sociais, existe um espaço público permeado de preconceito, desinformação e total alienação. O projeto <em>Filmes, Debates e Cidadania</em> objetivou resgatar a cidadania participativa e consciente do público participante, pois procurou contribuir na construção de um outro espaço público, por meio da discussão de temáticas sociais através de diversos filmes. Realizou-se profícua discussão de oito filmes sobre diversos assuntos, no transcorrer do ano de 2023, com os alunos dos cursos de Direito e de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina – SP (FAI), bem como com toda comunidade local da região da Nova Alta Paulista - SP. Efetuou-se um minucioso trabalho prévio com a discussão de textos acerca das temáticas trabalhadas, pois houve a preocupação de se fundamentar tais debates a partir de reflexões teóricas relacionadas aos conteúdos das películas assistidas. </span></span></p> Lindomar Teixeira Luiz Copyright (c) 2024 EXTRAMUROS - Revista de Extensão da UNIVASF https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2738 Tue, 28 May 2024 00:00:00 +0000 PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO COMO ATIVIDADE EDUCATIVA NA SAÚDE DA MULHER https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2669 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Cambria, serif;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Objetivo</strong></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">: relatar a experiência de acadêmicos do curso de enfermagem sobre práticas educativas da saúde da mulher realizadas na cidade de Coari-AM incentivando a prevenção sobre câncer de colo de útero e de mama. </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Método</strong></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">: Intervenção pedagógica educativa, desenvolvida no Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE) do Instituto de Saúde e Biotecnologia, com equipe composta por sete acadêmicos de enfermagem e três docentes, sendo um médico, uma enfermeira e uma farmacêutica. </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Resultados:</strong></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> As atividades ocorreram com a palestra com apresentação sobre o câncer do colo do útero e o câncer de mama enfatizando a importância e conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce. A apresentação seguiu-se metodologicamente de acordo com os tópicos definidos para cada acadêmico extensionista, reforçando sempre a importância do Papanicolaou e autoexame da mama, assim como da importância de se procurar uma UBS com mais frequência</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">. Durante a realização da atividade educativa obtivemos grande participação do público-alvo, com levantamento de dúvidas sobre o câncer de colo do útero, exame de Papanicolau e também sobre questões relacionadas ao câncer de mama e colo uterino. </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Conclusão:</strong></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> A atividade extensionista foi de grande valor tanto para o ensino/aprendizagem dos acadêmicos como para a população-alvo</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">.</span></span></span></p> <p class="western"> </p> Konde-Abalo Abeiya, Laura Antonia Torres Reis, Ana Paula da Silva Lima dos Santos, Miguel Afonso da Costa Pontes, Heloisa Ramos, Josiane Montanho Marino, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Copyright (c) 2024 EXTRAMUROS - Revista de Extensão da UNIVASF https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2669 Mon, 03 Jun 2024 00:00:00 +0000 SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2634 <p align="justify"><span style="color: #0d0d0d;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O texto relata a experiência de profissionais de uma Equipe de Saúde da Família que desenvolveram, em parceria com uma escola pública municipal no interior do Ceará, oficinas sobre educação sexual e reprodutiva. As atividades tinham como objetivo promover discussões sobre a importância de uma abordagem adequada da sexualidade, envolvendo a participação de pais, alunos e professores no ambiente escolar e sensibilizar sobre a relevância da educação sexual e reprodutiva em sala de aula. As oficinas foram divididas em momentos distintos, direcionados respectivamente aos pais, alunos de 13 a 15 anos e professores, os quais receberam explanações lúdicas e dinâmicas sobre o tema. Os resultados indicaram que os pais e os adolescentes foram receptivos, porém pouco participativos nas oficinas, demonstrando certo constrangimento e dificuldade em discutir o assunto em família. Por outro lado, a maioria dos professores aproveitou o momento para expressar suas dúvidas e as barreiras encontradas ao abordar o tema em sala de aula, estreitando os laços com os profissionais de saúde a fim de solidificar a relação entre saúde e educação na comunidade.</span></span></span></p> Ezaquielly Ferreira Pereira Silani, Kedma Magalhães Lima, Rafaella Aguiar Bezerra, Michelle Christini Araújo Vieira, Sabrina Santos do Nascimento Copyright (c) 2024 EXTRAMUROS - Revista de Extensão da UNIVASF https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2634 Fri, 21 Jun 2024 00:00:00 +0000