UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIFAL – MG

Autores

  • Juliane Suellen Moreira Borges

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Pesquisa, Ensino, Epistemológicas

Resumo

O conceito de universidade é construído em três bases distintas, o ensino, a pesquisa científica e a extensão. Porém, nas universidades brasileiras, muitas vezes, é possível observar a inexistência da articulação entre estas três bases e na maior parte dos casos a extensão é colocada em último lugar na ordem de importância da comunidade acadêmica. Sendo assim, neste estudo se realizou uma análise a respeito da extensão através das concepções epistemológicas com base na percepção de docentes, discentes na Universidade Federal de Alfenas – MG, Campus Avançado de Varginha – MG, para averiguar quais as concepções de extensão são desenvolvidas e a partir da identificação das diferentes visões sobre a extensão nesse âmbito, apontar o que os discentes e docentes entendem por extensão universitária existentes no Brasil e na Universidade Federal de Alfenas – MG. Porém durante a pesquisa realizada, porém, pode-se observar que por não existir uma conceituação única sobre o que é extensão, também não existe a estrutura para que seja possível a articulação entre as três bases, e a extensão acaba na maior parte das vezes sendo colocada em último grau de importância pela comunidade acadêmica.

Downloads

Publicado

2020-03-18

Edição

Seção

Artigos