APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)

O IMPACTO DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO NORDESTE BRASILEIRO SOBRE O ZOOBENTOS

Autores

  • Walter Ramos Pinto Cerqueira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Rayssa Nascimento Batista Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Valéria Oliveira dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Jeane Lima Barbarino Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Gabriel dos Santos Quaglio Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Paulo Henrique S. Mercês Reis Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Interdisciplinaridade, Zoologia

Resumo

Neste relato de experiência são comentados aspectos sobre a adoção da metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) para construir o saber sobre invertebrados marinhos bentônicos de forma aplicada. Considerando o impacto agudo de petróleo que afetou o nordeste brasileiro em 2019, professor e alunos, em comum acordo, elegeram como caso para estudo os impactos do petróleo sobre a fauna marinha bentônica. O professor tutor conduziu as atividades de forma aos discentes perceberem que conteúdos de diversas áreas de conhecimento estão interligados e auxiliariam a resolver o problema. Os estudantes, por sua vez, perceberam a necessidade de aprofundar os estudos sobre diversas teorias relacionadas aos animais bentônicos, para responder sobre a gravidade dos impactos do petróleo utilizando argumentos consistentes. Com a PBL os alunos aprenderam que todo conteúdo, por mais conceitual que pareça, é interdisciplinar e pode ser usado tanto para responder questões acadêmicas quanto atender demandas sociais.

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Biografia do Autor

Walter Ramos Pinto Cerqueira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Ciências Marinhas Tropicais. Curador da Divisão de Invertebrados Aquáticos do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor do Departamento de Ciências Biológicas. Membro do NUPEECBio-UEFS

http://lattes.cnpq.br/1248317434836569

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/553421

 

Rayssa Nascimento Batista, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Ciências Biológicas. Estagiária da Divisão de Invertebrados Aquáticos do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. Bolsista PROBIC-UEFS.

Valéria Oliveira dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Ciências Biológicas. Estagiária da Divisão de Invertebrados Auquáticos do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. Bolsista PROBIC-UEFS.

Jeane Lima Barbarino, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Ciências Biológicas. Departamento de Ciências Biológicas.

Gabriel dos Santos Quaglio, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando em Ciências Biológicas. Departamento de Ciências Biológicas.

Paulo Henrique S. Mercês Reis, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando em Ciências Biológicas. Departamento de Ciências Biológicas.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Pinto Cerqueira, W. R., Nascimento Batista, R., Oliveira dos Santos, V., Lima Barbarino, J. ., dos Santos Quaglio, G. ., & S. Mercês Reis, P. H. . (2021). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): O IMPACTO DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO NORDESTE BRASILEIRO SOBRE O ZOOBENTOS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(26), 321–343. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/321-343

Edição

Seção

Relatos de Experiências