EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE ESTUDANTES MARGINALIZADOS EM “ESCRITORES DA LIBERDADE”

Autores

  • Lorena Santiago Simas Universidade do Estado da Bahia
  • Carla Conceição da Silva Paiva Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Educação Contextualizada., Representação Social, Análise de imagem, Análise de discurso

Resumo

Este artigo tem como intuito identificar qual deve ser o papel da educação contextualizada em escolas públicas, e como essa pode colaborar para a construção de outras representações sociais dos estudantes marginalizados sobre si mesmo. Para tanto, foi analisado o filme “Escritores da Liberdade” (2007), um longa-metragem baseado em fatos reais, que apresenta um contexto escolar que preza pela educação tradicional, hierárquica, onde o educando não possui conhecimento próprio, voz, e muito menos autonomia, mas que é modificado por uma jovem professora que se preocupa em valorizar a história de vida de cada estudante norte-americano, filhos e filhas de imigrantes, que residem nos subúrbios de Los Angeles. Os principais recursos metodológicos utilizados foram a análise da imagem em movimento e análise do discurso, que indicaram como a prática de uma educação contextualizada faz com que os discentes compreendam a vida fora da escola, interligando-a aos conteúdos ministrados na sala de aula, transformando seus modos de pensar, de viver, de se relacionar com o mundo; e colaborando para a construção de outras representações sociais dos estudantes sobre eles mesmos, uma vez que, ao adquirirem autonomia e autoestima, as imagens que constituíam sobre si, são alteradas.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Simas, L. S., & Paiva, C. C. da S. (2019). EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE ESTUDANTES MARGINALIZADOS EM “ESCRITORES DA LIBERDADE”. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(20), 249–274. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/87

Edição

Seção

Artigos