https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/issue/feed Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2021-10-12T00:00:00+00:00 Prof. Marcelo Silva de Souza Ribeiro mribeiro27@gmail.com Open Journal Systems <p align="justify">Veículo digital para o registro e o intercâmbio de pesquisas, reflexões e experiências acerca da educação, de uma forma ampla, contribuindo para o avanço e o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem.</p> <p align="justify">A Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco é um periódico quadrimestral, versão eletrônica, vinculada a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Publica artigos inéditos oriundos de pesquisas científicas, de revisões sistemáticas, de estudos teóricos e de relatos de experiências, além de entrevistas e resenhas de livros. O objetivo principal é divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo da educação, em perspectiva interdisciplinar.</p> <p align="justify">A REVASF é uma revista aberta e gratuíta. A REVASF f<span style="font-size: 14px;">ornece informações sobre as condições de uso e reutilização dos conteúdos.</span></p> <p align="justify">A REVASF adota sistema <em>full time</em> para publicação. Isto significa dizer que o autor não precisa aguardar todos os artigos da edição ficarem prontos para a efetiva publicação, dando mais agilidade as publicações, além de intensificar os acessos a revista. A Revasf incorpora ainda o modelo <em>Ahead of print</em>, que é a publicação antecipada dos artigos aprovados pela Comissão Editorial (com revisões parciais), contribuindo mais rapidamente para a difusão das pesquisas.</p> <p align="justify">A partir da próxima edição "setembro-dezembro /2019" estaremos seguido, rigorosamente, o limite de 20% para a taxa de endogenia por edição (autores oriundos da Revasf). Caso haja excedente, os autores oriundos da Univasf com artigos aceitos serão escalonados para futuras edições. Esta medida visa adequação da política editorial aos padrões de avaliações (ver também em "Notícias").</p> <p align="justify">A partir da próxima edição "setembro-dezembro /2019" estaremos trocando nossas fontes de "time new roman para arial" (ver também em "Notícias").</p> <p align="justify">Revasf fortalece política de internacionalização (ver em "Notícias").</p> <p><strong>CASDASTRO DE USUÁRIO COMO AVALIADOR DE MANUSCRITOS DA REVASF:</strong></p> <p>Só é permitido o cadastro de usuários como AVALIADOR na condição de DOUTOR. Os demais cadastros (leitor e autor) não existem retrições em termos de titulação.</p> <p>Obs. Excepcionalmente, os editores da Revasf poderão cadastrar usuários como avaliadores sem a titulação de doutorado (isso para atender especificifdades da área de avaliação).</p> <p><strong>QUALIS/CAPES (2013 - 2016):</strong></p> <p>– Área de Ensino: B1</p> <p>- Área de Educação: B3</p> <p>– Área Interdisciplinar: B4</p> <p>- Área de Medicina Veterinearia: B5</p> <p>- Área de Ciências Agrárias I - B5</p> <p>– Área de Psicologia: B4</p> <p>– Área Interdisciplinar: B4</p> <p>– Árera de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo: B4</p> <p>– Área de Materiais: B5</p> <p><strong>POSSÍVEL AVALIAÇÃO DO NOVO QUALIS/CAPES: B2</strong></p> <p> </p> <p><strong>INDEXAÇÕES, PORTAIS E BASES DE DADOS</strong></p> <p>A REVASF faz parte do Periódicos Capes, no Portal SEER, Diadorim, Google Scholar, LivRe, OASISBR, Latindex, Portal openAIRE, Apache Open Archives, OAJI Open Academic Journals Index, Ibict OASISBR no Diretório de Periódicos Nacionais de Educação, REDIB e integrada a LatinRev.</p> <p align="justify"> </p> https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1694 Editorial - Há que esperançar! 2021-09-16T12:09:16+00:00 2021-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1693 Expediente 2021 V. 11, n 25 2021-09-16T12:08:24+00:00 2021-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1680 APRESENTAÇÃO DO DOSSIˆE O HISTORIADOR DA EDUCAÇÃO E SEU OFÍCIO 2021-08-31T18:19:17+00:00 Olivia Morais de Medeiros Neta olivianeta@gmail.com Maria Inês Sucupira Stamatto stamattoines@gmail.com Fabiana Sena fabianasena@yahoo.com.br <p>O campo de pesquisa e estudos em História da Educação tem se consolidado no Brasil, particularmente pelo esforço de articulação de grupos de pesquisa vinculados a diferentes Instituições de Ensino Superior do país.</p> <p>Tem-se como objetivo principal deste dossiê discutir sobre a produção do conhecimento em história da educação tendo como tema o<em> historiador da Educação e seu ofício</em>, incorporando o debate acerca de acervos e fontes à história da educação. Considera-se aqui o ofício com base na atuação do historiador da educação como professor e como cientista.</p> 2021-08-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1674 O HISTORIADOR DA EDUCAÇÃO E SEU OFÍCIO 2021-08-25T12:32:35+00:00 Anna Gabriella de Souza Cordeiro Brasil gabriellacordeiro@hotmail.com Maria Inês Sucupira Stamatto stamattoines@gmail.com Olivia Morais de Medeiros Neta olivia.neta@ufrn.br <p>O artigo aborda uma reflexão acerca do ofício do historiador da educação. Para tanto, parte-se da consolidação da História da Educação como disciplina e campo do conhecimento, de acordo com os conceitos de Chervel (1990) e Bourdieu (1983). No que tange a atividade docente, serão destacados os desafios vivenciados na formação dos professores. Nunes (2006) entendeu que a disciplina História da Educação tem por finalidade ensinar a pensar historicamente, destacando-se o desafio intrínseco dessa missão. Já como cientista, o historiador da educação, independentemente de sua formação inicial, possui um compromisso com o que Certeau (1982) denominou de operação historiográfica, sendo esta constituída por três etapas distintas: o lugar social, a prática na pesquisa com as fontes históricas e a construção da narrativa histórica. Na primeira etapa serão destacados os lugares de fala do historiador da educação, tais como: os programas de Pós-Graduação, Associações, grupos de trabalho, eventos acadêmicos e revistas científicas. Na sequência, as fontes utilizadas para a construção do conhecimento em História da Educação e a constituição de arquivos físicos e virtuais para o atendimento dessa demanda. E, no que se refere à construção da narrativa, Certeau (1982) destacou que essa é diretamente influenciada pelos cânones cronológicos da História, pela prática e pelo lugar social. Para a elaboração dessa reflexão, buscou-se ainda respaldo nas obras de diversos autores que refletiram sobre a História da Educação: Antônio Nóvoa, Demerval Saviani, Diana Vidal, Luciano Mendes de Faria Filho, Claudinei Lombardi, Antônio Carlos Ferreira Pinheiro, dentre outros. Por fim, entende-se que o ofício do historiador da educação é permeado pelo caráter didático da atividade docente e pela escrita da história que tem como objeto os processos educativos, sendo ambos influenciados pela memória e pelo esquecimento inerentes aos embates representacionais.</p> 2021-08-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1668 APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ EDUCAÇÃO E SAÚDE 2021-08-09T13:48:22+00:00 Cristina Miyuki Hashizume cristina.mhashizume@gmail.com Zaira de Andrade Lopes zairaal@gmail.com <p>Os artigos apresentados no dossiê <strong>Educação e Saúde: conversando com saberes interdisciplinares e tecnologias</strong> convergiram com o nosso objetivo de trazer reflexões que possibilitam pensar novas práticas, arranjos teórico-metodológicos para a transformação do campo educacional por meio de suas práticas pedagógicas e novas alternativas de ensino e aprendizagem. Com base em novos saberes e informações, além de outras possibilidades de gerenciamentos de atividades de aprendizagem, é possível desenvolver o pensamento crítico em reflexões sobre educação, sobre políticas de ensino adotadas, bem como em relação a transformações sociais necessárias para conquistas da cidadania, dos direitos humanos e fundamentais e para minimizar processos de desigualdade. A discussão entre saúde e educação também se dá na formação em relação à formação em saúde, sempre num debate inter/ transdisciplinar e contextual do tema (...)</p> 2021-08-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1667 À GUISA DE PREFÁCIO 2021-08-09T13:46:57+00:00 Cristina Miyuki Hashizume cristina.mhashizume@gmail.com Zaira de Andrade Lopes zairaal@gmail.com <p>Ao findar do ano de 2019, o mundo todo se deparou com um surpreendente fenômeno, que impactou as vidas diárias e o cotidiano de bilhões de pessoas em todos os continentes e seus países, a pandemia COVID-19. À medida que a pandemia Covid-19 se intensificava, seus efeitos colocavam em colapso várias estruturas que regulam o funcionamento social, especialmente, a economia e os serviços de saúde. Mas também dadas as proporções e propagação de rápida contaminação em meio às multidões, as relações sociais e afetos também foram impactadas.</p> 2021-08-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1601 Edição Completa 2021-05-03T13:47:06+00:00 2021-05-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1600 EDUCATION AS A HUMAN RIGHT 2021-05-03T03:42:26+00:00 Tiffany Holloman t.holloman@leedsbeckett.ac.uk LaTonia Siler-Holloman ssltas@leeds.ac.uk <p>Education is a fundamental right.&nbsp; Historically Black Colleges and Universities in the US formed from the desire of African Americans to enjoy that right.&nbsp; The aim of this research was to explore the development of the HBCUs and their legacy of promoting activism.&nbsp; In using document analysis, a clear correlation is illustrated in the human struggle to obtain inalienable rights and the inhumanity of denial of such rights.&nbsp; Education for those Africans Americans affliated with HBCUs was not only sought for the sake of knowledge, but to enhance and engage the wider community.&nbsp;</p> 2021-08-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1599 Editorial Revasf. Estamos na Luta 2021-05-02T14:47:42+00:00 2021-05-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1598 Expediente 2021 V. 11, n 24 2021-05-02T14:40:56+00:00 2021-05-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1569 PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA ACERCA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO 2021-04-03T14:00:44+00:00 Narinha Mylena Rocha da Silva narinha.milena@hotmail.com Maria Cristina Rosa mariacristina.rs@hotmail.com Kalyne Teresa Machado kalynemachado@hotmail.com Nailys Melo Sena Santos nailys_sena@hotmail.com Denize da Silva Souza denize.souza@hotmail.com <div class="page" title="Page 1"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>Um dos nu?cleos do Programa Institucional de Bolsas em Iniciac?a?o a? Doce?ncia (Pibid) vinculado a? Universidade Federal de Sergipe e? formado por licenciandos em Matema?tica no Campus Sa?o Cristo?va?o. Em uma de suas atividades, realizamos uma oficina intitulada “Da construc?a?o a? aplicac?a?o: uma proposta para o estudo de a?rea”, na qual, buscamos articular diferentes metodologias de ensino da matema?tica apresentando potencialidades de um u?nico material dida?tico na</p> <div class="page" title="Page 2"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>abordagem de diferentes objetos de conhecimento. Neste artigo, objetivamos identificar as percepc?o?es de bolsistas pibidianos acerca da vive?ncia nessa pra?tica e as possi?veis implicac?o?es desta vive?ncia na formac?a?o desses futuros docentes. A ana?lise dos resultados, nos permitiu apontar duas categorias: mobilizac?a?o de bolsistas pibidianos para a doce?ncia e as potencialidades das metodologias de ensino da matema?tica. Inicialmente, apresentamos um debate sobre a formac?a?o de professores e metodologias de ensino. Em seguida, as percepc?o?es dos licenciandos a respeito de sua participac?a?o na Oficina. Tais resultados reforc?am as importantes contribuic?o?es dos programas de formac?a?o docente, como o Pibid, sendo um espac?o de aprendizagens e construc?a?o de novos saberes docentes.</p> </div> </div> </div> </div> </div> </div> 2021-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1568 Apresentação do dossiê 2021-04-03T13:36:59+00:00 Denize da silva Souza denize.souza@hotmail.com José Elyton Batista dos Santos elyton_batista@hotmail.com Maria Cristina Rosa mariacristina.rs@hotmail.com <div> <p class="Default">A formação de professores que ensinam matemática sempre foi permeada de desafios no preparo desses profissionais quanto aos métodos e técnicas de ensino que melhor se adequem às demandas educacionais, a cada época. Essas demandas resultam em reformas curriculares refletindo tendências de ensino que, por sua vez, evocam mudanças na prática docente (...)</p> </div> 2021-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1561 A MATEMÁTICA NO COMBATE A EPIDEMIA 2021-03-28T01:54:18+00:00 Sergio Floquet sergio.floquet@univasf.edu.br Télio Nobre Leite telio.leite@univasf.edu.br Rômulo Calado Pantaleão Câmara romulo.camara@univasf.edu.br Alison Marcelo Van Der Laan Melo alison.melo@univasf.edu.br Paulo Gustavo Serafim de Carvalho paulo.carvalho@univasf.edu Paulo José Pereira pjpereira3105@gmail.com Thiago Magalhães Amaral prof.thiago.magalhaes@gmail.com João Pedro da Silva Neto joao.neto@univasf.edu.br <p>Neste artigo discutimos pedagogicamente a importância dos modelos epidemiológicos para se estudar a proliferação do Coronavírus (SARS-CoV-2), aplicando os Modelos Determinísticos SIRD, SEIRD e SIQR para analisar a proliferação da COVID-19 nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, que apesar da proximidade geográfica recebem informações separadas dos diferentes estados. Com esses modelos obtemos o Número Básico de Reprodução, o período de duplicação do número de casos e uma estimativa para o número de infectados assintomáticos. Além disso, utilizamos regressões não lineares para estimar o número acumulado de casos confirmados e óbitos da próxima semana, além de prever o período de inflexão do número de casos na região. Tais análises foram realizadas pelo Grupo de Modelos Matemáticos para COVID-19 do Vale do São Francisco (GMC-VASF) e divulgadas em boletins semanais.</p> 2021-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1549 PERCEPÇÕES DE DISCENTES NA ÁREA DA SAÚDE ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PAUTADA EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM 2021-07-02T01:44:03+00:00 Dayane Ketlyn da Cunha Santos daayketlyn27@gmail.com José Cleyton de Oliveira Santos cleyton-121@hotmail.com Maria Júlia Oliveira Ramos maju.oramos@gmail.com Glebson Moura Silva glebsonmoura@yahoo.com.br Simone Yuriko Kameo simonekameo@hotmail.com <div> <p class="Corpo"><span lang="PT">Trata-se de um estudo quanti-qualitativo e exploratório, realizado com discentes de uma universidade pública brasileira, sobre a avaliação da aprendizagem com metodologias ativas de ensino. A amostra foi selecionada por conveniência e a interpretação dos dados com o </span><span lang="IT">m</span><span lang="PT">é</span><span lang="ES-TRAD">todo de an</span><span lang="PT">á</span>lise de conte<span lang="PT">ú</span><span lang="ES-TRAD">do de Bardin (2011)</span><span lang="IT"> e c</span><span lang="PT">álculos percentuais no programa </span><em>Statistical Package For The Social Science</em><span lang="PT">. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da universidade estudada sob parecer </span><span lang="ES-TRAD">n</span><span lang="PT">º 3.462.454. Participaram do estudo 123 acadêmicos dos oito cursos de graduação em saúde existentes no campus. Os resultados evidenciaram que o processo de ensino-aprendizagem e as estratégias avaliativas dos docentes são inovadoras e estimulam os alunos. Entretanto, 13,1% dos alunos que responderam ao questionamento sobre a inovação na universidade acreditam que essa não é uma realidade, apesar do uso de metodologias ativas. Nesse sentido, os alunos apontaram a existência de dificuldades a serem solucionados, e 70,7% dos mesmos apresentaram sugestões de melhorias pautadas na sua vivência acadêmica. Um marco importante das metodologias ativas é a variedade de ferramentas que englobam o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a possibilidade de utilizar meios não convencionais da metodologia tradicional para integrar o processo de ensino-aprendizagem contribui para os discentes identificarem qual ferramenta é melhor para a sua compreensã</span><span lang="IT">o. </span><span lang="PT">Apesar da pluralidade das atividades, é preciso a adequação dos critérios avaliativos, pois ele influencia em todo o processo metodológico de ensino-aprendizagem. O estudo revelou, ainda, que as estratégias de ensino e avaliações empregadas no curso promovem o conhecimento e contribuem para a formação de 70,5% dos que responderam a esse questionamento, enquanto que para 29,5% há necessidades de melhorias e inovações. É preciso buscar solucionar os impasses que dificultam a efetivação das potencialidades das metodologias ativas de ensino-aprendizagem na avaliação de aprendizagem. Dessa forma, novos estudos acerca dessa temática tornam-se necessários.</span></p> </div> 2021-10-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1538 PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA COMO METODOLOGIA DE PESQUISA E DE FORMAÇÃO 2021-02-25T21:45:03+00:00 Saddo Ag Almouloud saddoag@gmail.com José Messildo Viana Nunes messildo@ufpa.br José Carlos De Souza Pereira jsouzaper@gmail.com Teodora Pinheiro Figueroa teodora.pinheiro@gmail.com <p>Este artigo de cunho teórico, tem o propósito de tecer reflexões, de forma sucinta, sobre uma parte da contribuição teórica da Didática da Matemática para a compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos. Focaremos, mais especificamente, o estudo de Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) e Percurso de Estudo e Pesquisa para a Formação de Professores (PEP-FP), desenvolvidos como metodologias no seio da Teoria Antropológica do Didático. Nossos apontamentos e reflexões têm como pano de fundo teórico essa teoria, mais especificamente os construtos de organizações praxeológicas (matemática e didática), de sistema didático, as dimensões de um problema didático etc. O estudo mostra que o PEP e PEP-FP, como referência metodológica de pesquisa e formação de professores articulado à TAD, configuram-se como um dispositivo teórico-metodológico que permite o questionamento do mundo, mais especificamente, do mundo da matemática escolar.</p> 2021-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1533 ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS 2021-03-11T21:01:48+00:00 Vanessa Campos de Lara Jakimiu vanessajakimiu@yahoo.com.br <p>O presente estudo apresenta uma discussão teórica analítica acerca do ensino de matemática para crianças a partir dos contributos da área de conhecimento da Pedagogia. Neste sentido, o estudo tem como objetivo evidenciar a importância da indissociabilidade entre os conhecimentos específicos (matemática) e os conhecimentos pedagógicos para a constituição da profissionalidade docente. Metodologicamente o estudo adota os moldes da pesquisa teórico bibliográfica de cunho qualitativo. Do estudo empreendido é possível concluir que o fim da educação (aprendizagem) só se concretiza quando a profissionalidade docente tem como base constitutiva a interrelação entre a apropriação da especificidade da área de conhecimento a ser ensinada (saber matemática) e a apropriação da área de conhecimento advinda do campo pedagógico (saber “ensinar” matemática).</p> 2021-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1513 PROGRAMA ENSINO INTEGRAL 2021-04-08T21:01:33+00:00 Álvaro de Souza Maiotti alvaro_maiotti@yahoo.com.br <p>O objetivo deste artigo é apresentar um relato crítico de experiência docente, realizada em uma escola estadual paulista adepta às diretrizes do Programa Ensino Integral. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante. Os dados foram obtidos por meio da observação dos elementos que compõem a dinâmica da rotina escolar e da análise dos documentos oficiais e resoluções que regem o programa, além das leis e decretos estaduais e federais pertinentes ao tema. O referencial teórico que sustentou as análises abarca textos de autores que versam sobre educação, saúde e a interface entre essas duas áreas do conhecimento. Em síntese, constatou-se que a exploração do trabalho docente, institucionalizada através do referido programa, produz impactos negativos na saúde mental e física dos professores que atuam no programa, afetando consequentemente a formação dos estudantes.</p> 2021-08-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1499 MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS 2021-02-28T22:25:23+00:00 Maria Alice Garcia de Mattos arq.malicegm@gmail.com Mônica Regina Lins Ferreira monicarlins@gmail.com Rute Lemos Nogueira Leal ruteleal@rioeduca.net Anna Paula Meirelles Francisco ap_mei@hotmail.com Leonardo Fernandes do Rego leof18@bol.com.br <p>Este artigo se desenvolve a partir de discussões travadas em um programa de pós-graduação, e apresenta experiências desenvolvidas no ensino de Matemática pelas/o pesquisadoras/o em atuação na Educação Básica. Tece uma costura entre a análise bibliográfica dos textos discutidos na disciplina e os relatos de experiências das/o autoras/or. Trata de particularidades que abarcam o ensino da Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica, incluindo a docência multidisciplinar que se firma nesta etapa; do protagonismo da/o estudante no processo de ensino-aprendizagem; e de como (re)configurações curriculares e modulares na docência podem ser eficientes para o desenvolvimento da/o estudante. Tem por objetivo refletir sobre como minorar a influência de aspectos externos, que fogem à alçada da docência, no ensino da Matemática, direcionando o foco da/o professora/or para a/o estudante, suas demandas, realidades, seus saberes prévios e expectativas.</p> 2021-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1498 ETNOMATEMÁTICA E PEDAGOGIA DECOLONIAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES LGBTQI+ 2021-02-17T23:14:53+00:00 Gabriela Barbosa gabrielasb80@hotmail.com VICTOR GIRALDO victor.giraldo@gmail.com Cleber Dias da Costa Neto cleberneto@gmail.com <p>Neste artigo discutimos os dados de uma pesquisa que tem como objetivo identificar as contribuições para a formação inicial de professores de matemática do estágio em um projeto que oferece aulas de matemática para um grupo formado por estudantes que pertencem ao grupo LGBTQI+ (gays, lésbicas, bissexuais, &nbsp;transgêneros, queers, intersexuais e outras orientações que se diferenciam da heteronormatividade), grupo reconhecidamente subalternizado da sociedade brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação com características de um estudo de caso em que duas estudantes de Licenciatura em Matemática foram entrevistadas e tiveram suas atuações acompanhadas durante dois anos. A análise de dados, fundamentada principalmente nos princípios da Etnomatemática, da Pedagogia Decolonial, permitiu concluir que, entre as práticas que mais impactaram suas crenças e concepções relacionadas ao ensino de Matemática, destacam-se aquelas que salientam aspectos do respeito à diversidade cultural nas aulas. Constatamos também que a participação no projeto contribuiu, ainda, para que as licenciandas compreendessem que a contextualização e a flexibilização dos temas são ações fundamentais para que a Matemática, nas aulas, esteja a serviço da conscientização e da reflexão sobre as desigualdades sociais brasileiras.</p> 2021-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1496 CAMINHOS E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: 2021-02-18T21:02:15+00:00 Ehrick Eduardo Martins Melzer ehrickmelzer@ufpr.br Marcos Aurélio Zanlorenzi marcos.zan@terra.com.br <p>De um modo geral, os programas de formação continuada das redes públicas no Brasil se limitam às chamadas “semanas pedagógicas”, que antecedem o início das aulas e são caracterizadas por cursos de baixa carga horária e com conteúdos que comumentemente não atendem as demandas de quem está na sala de aula. Assim, com este texto temos o objetivo de relatar e problematizar uma experiência de formação continuada para professores de matemática, realizada no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, criado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED/PR. Para tanto, apresentamos os caminhos e perspectivas metodológicas que utilizamos nesta experiência como, por exemplo, a docência compartilhada, as rodas de conversa, as aulas de campo, a tertúlia dialógica e a autoavaliação coletiva. Os resultados deste processo formativo aparecem por meio das “vozes” de alguns participantes e que representam as percepções individuais e coletivas dos envolvidos na ação pedagógica do PDE-Matemática. Do nosso ponto de vista, entendemos que o processo desenvolvido cumpriu com nosso objetivo de retirar da “zona de conforto” educadoras e educadores com larga experiência em sala de aula, apontando possibilidades outras de atuação para quando retornarem às suas realidades. Ao mesmo tempo destacamos a importância e o potencial de políticas públicas como o PDE, que possibilita experiências formativas consistentes, diferenciadas e que certamente impactam positivamente qualificando ainda mais as práticas de sala de aula.</p> 2021-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1495 DIFUNDINDO AS POTENCIALIDADES DOS INFOGRÁFICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UM CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2021-01-31T01:30:00+00:00 Patrícia Zanon Peripolli patriciazperipolli@gmail.com Cláudia Smaniotto Barin claudiabarin@ufsm.br <p>As tecnologias estão presentes em nosso dia a dia e vem impactando os mais diversos setores da sociedade, desde as relações sociais ao mundo do trabalho e estendendo-se até o campo educacional, requerendo das instituições e professores um constante processo de reformulação de sua práxis. Neste sentido, este trabalho apresenta um relato de experiência a partir de um curso online de formação de professores de matemática, tendo como recorte o módulo direcionado para a produção de infográficos. Baseado na metodologia <em>Design Based Research </em>planejou-se e implementou-se um curso online que visava propiciar aos professores a fluência tecnológica-pedagógica para o uso das tecnologias. O público-alvo consistiu de 113 participantes entre professores vinculados à Educação Profissional e em formação inicial. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se as atividades de estudo propostas no Moodle. No módulo Infográficos, os professores foram inicialmente questionados se utilizavam infográficos em suas aulas, sendo que a maioria dos participantes não o fazia. Assim, foi apresentado os conceitos da infografia, exemplos de alguns recursos tecnológicos para a construção de infográficos e após proposto uma atividade, do tipo fórum, em que os deviam compartilhar sua produção e apontar melhorias e fragilidades dos trabalhos de seus pares. A atividade proporcionou um espaço de partilha e aprendizagem, engajando os sujeitos na construção e melhoria dos materiais produzidos. Com base nos dados, podemos inferir que esse recurso tecnológico despertou o interesse dos participantes que viram na infografia um instrumento para mediação pedagógica.</p> 2021-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491 O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA 2021-03-12T00:20:26+00:00 Adriana Nogueira de Oliveira nogueira.oliveira@aluno.uece.br Brasiliana Diniz da Silva Cruz lianadinizcruz@gmail.com Ana Carolina Costa Pereira carolina.pereira@uece.br Ivoneide Pinheiro de Lima ivoneide.lima@uece.br <p>Este artigo apresenta reflexões acerca de conhecimentos<br>matemáticos presentes na formação inicial do pedagogo e sua relação<br>com a constituição da prática de ensino de matemática. Por meio de<br>uma abordagem qualitativa, utilizamos o método estudo de caso,<br>aplicando um questionário a sete pedagogas que lecionam na<br>educação básica. A partir disso, construímos as reflexões sobre<br>processo de formação do pedagogo e a construção das práticas<br>exercidas na sala de aula para o enfrentamento dos desafios para<br>lecionar matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As<br>narrativas apresentadas evidenciaram que a formação inicial das<br>professoras deixou lacunas no que diz respeito ao ensino de<br>matemática, como também, contribuiu para adoção de práticas de<br>ensino que tem como reflexo a metodologia com a qual aprenderam.</p> 2021-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1486 EXPERIÊNCIA DOCENTE E A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA 2021-01-30T18:40:01+00:00 André Pereira Pedroso andreppedroso@hotmail.com <p>A problemática da formação continuada de professores que ensinam Matemática mantém uma significativa relevância no cenário pedagógico da realidade brasileira, por conta dos inúmeros desafios que ainda se fazem presentes nesse contexto, a precariedade e diversidade da formação inicial desses docentes e as condições adversas de ensino que ainda se deparam nos seus respectivos segmentos educacionais. Com esse olhar, investigamos as contribuições de uma proposta de formação continuada, onde ocorra uma valorização das práticas e experiências docentes, bem como fomente a socialização e as trocas de experiências de forma profícua e fundamentada. E para dar suporte e contribuir nas analises sobre as práticas docentes e fundamentar a escolhas epistemológicas e avaliar as contribuições cognitivas das práticas pedagógicas, escolhemos a Teoria da Objetivação como elemento que irá alicerçar essa proposição, por conta de ser uma proposta que valoriza a prática, a cultura a linguagem e considera fundamental a experiência docente. Percebemos que a proposta atingiu de forma satisfatória os seus principais objetivos, se mostrando uma ferramenta interessante para fomentar a reflexão sobre as escolhas pedagógicas o entendimento mais pleno das intencionalidades pedagógicas, possibilitando a construção de uma prática pedagógica mais significativa e relacionada com o contexto social.</p> 2021-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1481 A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2021-02-18T12:38:11+00:00 Caroline Elizabel Blaszko carolineblaszko2020@gmail.com Maria Mazur mariamazur12@gmail.com Adriana Senetra asenetra@yahoo.com <p>O presente estudo enfoca a importância da Modelagem Matemática na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Assim, com base na análise das produções publicadas entre os anos de 2011 até 2020, no Encontro Paranaense de Educação Matemática (EPREM), objetivou-se demonstrar como a Modelagem Matemática é abordada nas pesquisas e suas respectivas contribuições para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A natureza desta pesquisa constituiu-se de forma qualiquantitativa, sendo também exploratória e bibliográfica. A pesquisa é embasada em autores como Klüber (2016), Barbosa (2004, 2001), Burak (2016, 2004, 1992), Biembengut e Hein (2013), Bassanezi (2002, 1999), entre outros. Desta forma, o trabalho foi estruturado em três momentos, sendo primeiramente abordadas as definições e considerações sobre a Modelagem Matemática; posteriormente são ressaltadas as contribuições da Modelagem Matemática no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental; para, em seguida, analisar-se os dados referentes ao levantamento dos trabalhos com foco na formação de professores e Modelagem Matemática publicados na última década no EPREM. Os resultados apontaram um número restrito de pesquisas que tratam da formação de professores e do uso da Modelagem Matemática nos anos iniciais, mas demonstram que a Modelagem Matemática apresenta-se como uma metodologia de ensino capaz de favorecer a aprendizagem significativamente aos estudantes, sendo que os trabalhos pesquisados utilizam-se de concepções de Modelagem que seguem os pressupostos da Educação Matemática.</p> 2021-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1479 AVALIAÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DA CINZA NA PROSPECÇÃO DE ALGUNS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS E COMO PROPOSTA METODOLÓGICA EM EXPERIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA 2021-08-25T20:07:31+00:00 Roberto Luis Nhamússua rluisnha@gmail.com Daniel Agostinho nguadzai66@gmail.com <div> <p class="normal">A falta de reagentes no ensino e na pesquisa constitui uma grande preocupação dentro da comunidade científica. A pesquisa teve como objetivos desenvolver métodos alternativos de uso do extrato aquoso da cinza e comparar a sua eficácia na perspectiva de substituição parcial dos métodos convecionais na prospecção de algumas classes de metabólitos secundários e na realização de experimentos aplicáveis ao ensino de química. Deste modo, preparou-se uma série de concentrações de extratos aquosos da cinza, obtidos por maceração. Neste processo usou-se o pHmetro de marca <em>PHYWE</em> <em>Cobra 4 Mobile Link</em> para medir a concentração dos íons. Após isso, preparou-se os extratos das amostras dos vegetais selecionados para a identificação de metabólitos, usando métodos padronizados na literatura. Para avaliar a eficácia dos experimentos escolares, fez-se o levantamento de todos os experimentos de química previstos nos programas de ensino secundário das classes, 9ª 11ª e 12ª e a posterior foram avaliados no laboratório de química da Universidade Pedagógica de Maputo, através de reações químicas em substituição do reagente previsto, com o extrato aquoso da cinza. A reação do extrato aquoso da cinza deu resultados positivos para flavanoides (coloração amarela) em amostras de <em>Allium cepa </em>e <em>Passiflora edulis</em> e antraquinonas (coloração violeta-<em>A. vera</em> e vermelha-<em>T. peruviana</em>) em <em>Aloe vera </em>e <em>Thevetia peruviana </em>em pH 11, respectivamante. Para antocianinas os resultados também foram positivos em extratos aquosos de <em>Brassica oleracea, Nerium oleander</em> e <em>Bougainvilea glabra</em> em pH que varia de 6,5-8 (violeta); 9-10 (azul); 11-12 (verde) e 13-14 (amarelo). Todos os experimentos escolares ensaiados, foram positivos ao substituir os reagentes alcalinos convencionais de NaOH, KOH, NH<sub>4</sub>OH e Ca (OH)<sub>2</sub> por extrato aquoso da cinza das folhas de <em>Musa sp </em>nas reações químicas escolares, sendo assim, a cinza pode ser um recurso alternativo para o ensino de química e prospecção fitoquímica.</p> </div> 2021-09-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1474 O LUGAR DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA 2021-02-18T13:00:42+00:00 Tiago de Jesus Souza thiagoitaporanga@hotmail.com Alanne de Jesus Cruz alanne_jc90@hotmail.com José Affonso Tavares Silva affonso_tavares92@hotmail.com Eressiely Batista Oliveira Conceição sielymetal@gmail.com <p>O presente artigo, tem a finalidade de levantar/analisar trabalhos acadêmicos apresentados no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM e, em especial, analisar os estudos relacionados ao Programa Etnomatemática na formação inicial. Buscando contemplar esta finalidade, definimos a seguinte questão norteadora: qual o lugar do Programa Etnomatemática na formação inicial do professor que ensina matemática? Metodologicamente o estudo é de cunho documental e de abordagem qualitativa. Para levantar/analisar os dados, utilizamos os estágios do movimento de metacompreensão. As prerrogativas desse estudo revelam que a incorporação da perspectiva etnomatemática na formação inicial colabora com o desenvolvimento profissional, se consolidando com uma importante ferramenta teórico-metodológica capaz de auxiliar nas diferentes maneiras de reconhecer os conhecimentos que são adquiridos fora da escola e nos ambientes escolares. Além disso, constatou-se que, nos cursos de graduação em Matemática e Pedagogia (formação inicial) ainda não há uma notória discussão dos pressupostos da Etnomatemática. Em outras palavras, os resultados apontam que há espaços formativos em que diferentes práticas culturais, estão presentes, entretanto, não estão necessariamente em diálogo, indicando-se assim a necessidade de implicações curriculares da importância da Etnomatemática para a formação inicial do professor que ensina matemática e do professor de matemática.</p> 2021-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1473 A MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA SUSTENTÁVEL 2021-03-01T19:12:05+00:00 José Lucas Matias de Eça lucasceeft@hotmail.com Zulma Elizabete de Freitas Madruga betemadruga@ufrb.edu.br <p>Este artigo objetiva apresentar o relato da utilização do conhecimento matemático, como instrumento político-social, na construção de uma horta sustentável por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da Modelagem Matemática (MM). A intenção foi produzir dados que levassem os estudantes à elaboração de um modelo matemático na construção dos canteiros que representassem objetos matemáticos geométricos. A atividade foi desenvolvida em uma escola pública da região do baixo Sul da Bahia, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Como resultados, verificou-se que a proposta baseada na MM proporcionou uma participação ativa dos estudantes no processo de ensino e de aprendizagem, bem como uma aproximação da família com a escola, um elo importante no ambiente educativo. Ressalta-se, também, a importância do conhecimento matemático como instrumento político-social para/na solução de problemas advindos da realidade. Os dados, por fim, revelam que se pode utilizar os conceitos matemáticos em prol da valorização dos saberes locais que, por vezes, são marginalizados em relação aos que apenas são reconhecidos: os hegemônicos.</p> 2021-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1471 ENSINO HÍBRIDO NO ESTUDO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE PROBLEMAS SOCIAIS NO BRASIL 2021-02-18T13:33:14+00:00 Romario de Azeredo Gomes romariodeazeredo04@gmail.com Gabriel Oliveira Marinho g.marinho2710@gmail.com Carla Antunes Fontes carladoiff@gmail.com <p>Frente à necessidade de se repensar as práticas pedagógicas diante das demandas da era digital, o Ensino Híbrido surge como alternativa. Este artigo apresenta um trabalho desenvolvido em que a Matemática foi explorada visando à promoção da participação crítica dos alunos em diferentes questões da sociedade, colocando-os como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa de caráter qualitativo, do tipo intervenção pedagógica, teve o intuito de analisar as contribuições da abordagem de problemas sociais brasileiros na perspectiva da Educação Matemática Crítica, utilizando o modelo de Ensino Híbrido de Rotação por Estações no estudo do conteúdo de Estatística. A aplicação da sequência didática ocorreu numa turma do terceiro ano do Ensino Médio, de uma Instituição Federal, e os dados foram coletados por meio de questionários, respostas das atividades propostas e observações no encontro. O modelo de Ensino Híbrido de Rotação por Estações contribuiu a colaboração entre os integrantes nos grupos, posicionando-se nas discussões dos problemas sociais abordados e propondo alternativas, em um espaço de pluralidade de ideias e respeito. Além disso, uma maior proximidade dos pesquisadores à turma foi oportunizada e as diferentes estratégias usadas contribuíram para o envolvimento dos alunos na aula, indo ao encontro do perfil do aluno na sociedade tecnológica.</p> 2021-04-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1470 PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES 2021-04-08T21:13:04+00:00 Ariana Cavalcante de Melo arianacmelo2601@gmail.com Kaliny Alves Santos kaliny368@gmail.com Débora Ramos de Araújo Souza debora-alyce@outlook.com Giovanna de Jesus Teixeira giovannajt@outlook.com <p>O Ensino em Saúde detém o desafio de promover pilares da formação acadêmica, os quais ultrapassam as barreiras da universidade. O objetivo geral deste estudo é descrever, a partir do relato de estudantes que integravam um grupo de 08 discentes, as práticas vivenciadas através da disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC). A disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC), através do uso de metodologias ativas, realiza atividades que se fundamentam em estudos no âmbito da Promoção em saúde, territorialização, iniquidades, princípios e história das políticas públicas de saúde em nosso país. Os instrumentos e recursos adotados relacionam-se com um modo de Educação comprometido com uma formação problematizadora, que pode contribuir para que futuros profissionais de saúde promovam ações participativas, que fortaleçam coletividades. O Método Bambu mostrou ser uma ferramenta essencial que, partindo de características do território, facilitou a participação dos moradores, resgatando memórias e protagonismo dos mesmos. As estratégias descritas também promoveram a valorização dos saberes da comunidade, fortalecendo o vínculo entre estudantes, profissionais de saúde e a população. Por fim, conclui-se que as atividades realizadas enfatizam a necessidade de que os profissionais deste campo de atuação devem reconhecer e garantir os direitos que regem nosso Sistema Único de Saúde, visualizando de forma mais ampla e crítica o processo de cuidado em saúde. </p> 2021-08-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1469 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PONTO DE PARTIDA PARA CRIAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR 2021-01-28T19:03:26+00:00 Andressa Silva andressaabreusilva0@gmail.com Eliana Maria do Sacramento Soares emsoares@ucs.br <p>Este estudo apresenta algumas relações sobre a importância da abordagem da História da Matemática e de sua natureza como base para criação de práticas pedagógicas para o Ensino Básico, a fim de colaborar para a construção do conhecimento do futuro docente e, posteriormente, do estudante. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica gerando dados a partir de buscas nas plataformas da CAPES, Scielo e Google Acadêmico, utilizando as expressões: História da Matemática, Formação de Professores de Matemática, Práticas Pedagógicas baseadas em História da Matemática. O corpus teórico foi constituído com base em 8 estudos dos quais emergiram 3 categorias pelo método da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Para que o professor pudesse criar práticas pedagógicas baseadas na construção do conhecimento desde uma perspectiva histórica, seria importante que ele tivesse essa desde sua formação. Os resultados indicam que conhecer aspectos da História da Matemática e sua natureza é importante para a formação docente ampliando sua visão acerca desse conhecimento. O que pode influenciar na criação de práticas pedagógicas que possam levar o estudante a aprender a pensar logicamente, identificar padrões dentre outros saberes relacionados ao pensar matemático.</p> 2021-03-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco