Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf <p align="justify">Veículo digital para o registro e o intercâmbio de pesquisas, reflexões e experiências acerca da educação, de uma forma ampla, contribuindo para o avanço e o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem.</p> <p align="justify">A Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco é um periódico quadrimestral, versão eletrônica, vinculada a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Publica artigos inéditos oriundos de pesquisas científicas, de revisões sistemáticas, de estudos teóricos e de relatos de experiências, além de entrevistas e resenhas de livros. O objetivo principal é divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo da educação, em perspectiva interdisciplinar.</p> <p align="justify">A REVASF é uma revista aberta e gratuíta. A REVASF f<span style="font-size: 14px;">ornece informações sobre as condições de uso e reutilização dos conteúdos.</span></p> <p align="justify">A REVASF adota sistema <em>full time</em> para publicação. Isto significa dizer que o autor não precisa aguardar todos os artigos da edição ficarem prontos para a efetiva publicação, dando mais agilidade as publicações, além de intensificar os acessos a revista. A Revasf incorpora ainda o modelo <em>Ahead of print</em>, que é a publicação antecipada dos artigos aprovados pela Comissão Editorial (com revisões parciais), contribuindo mais rapidamente para a difusão das pesquisas.</p> <p align="justify">A partir da próxima edição "setembro-dezembro/2019" estaremos seguido, rigorosamente, o limite de 20% para a taxa de endogenia por edição (autores oriundos da Revasf). Caso haja excedente, os autores oriundos da Univasf com artigos aceitos serão escalonados para futuras edições. Esta medida visa adequação da política editorial aos padrões de avaliações (ver também em "Notícias").</p> <p align="justify">Revasf fortalece política de internacionalização (ver em "Notícias").</p> <p><strong>CASDASTRO DE USUÁRIO COMO AVALIADOR DE MANUSCRITOS DA REVASF:</strong></p> <p>Só é permitido o cadastro de usuários como AVALIADOR na condição de DOUTOR. Os demais cadastros (leitor e autor) não existem retrições em termos de titulação.</p> <p>Obs. Excepcionalmente, os editores da Revasf poderão cadastrar usuários como avaliadores sem a titulação de doutorado (isso para atender especificifdades da área de avaliação).</p> <p> </p> <p><strong>QUALIS/CAPES (2017 - 2020): </strong><strong>QUALIS - B1</strong></p> <p> </p> <p><strong>INDEXAÇÕES, PORTAIS E BASES DE DADOS</strong></p> <p>A REVASF faz parte do Periódicos Capes, no Portal SEER, Diadorim, Google Scholar, LivRe, OASISBR, Latindex, Portal openAIRE, Apache Open Archives, OAJI Open Academic Journals Index, Ibict OASISBR no Diretório de Periódicos Nacionais de Educação, REDIB e integrada a LatinRev.</p> <p align="justify"> </p> pt-BR <p>&nbsp;</p> <p>• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.<br>• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).<br>• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).<br>• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.</p> <p>• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:<br><br></p> <ol> <li class="show">Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a title="Creative Commons" href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Creative Commons Attribution License</a>, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</li> <li class="show">Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</li> <li class="show">Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.</li> </ol> revasf.univasf@gmail.com (Prof. Marcelo Silva de Souza Ribeiro) venancio.santana@univasf.edu.br (Venâncio de Sant`` Ana Tavares) Mon, 10 Jul 2023 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EXPEDIENTE https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2492 Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2492 Thu, 13 Jul 2023 00:00:00 +0000 FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2220 <p>A pesquisa tem como objeto de estudo a formação do professor/a crítico-reflexivo/a, com foco nas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é analisar as contribuições da formação docente crítico-reflexiva no enfrentamento dos desafios do espaço escolar e para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem do/a educando/a. A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativa, natureza básica e finalidade exploratória. Foram utilizados como procedimentos, as pesquisas bibliográfica, documental e a análise de conteúdo. A pesquisa, apoia-se nos estudos de Freire (1996), Nóvoa (2009), Saviani (2011), Pryjma (2014), entre outros. &nbsp;A análise constatou que há relação intrínseca entre a formação reflexiva e a melhoria do processo ensino aprendizagem, na medida em que, mediante a reflexão da prática, o docente pode redimensionar sua prática pedagógica quando necessário. Além disso, a reflexão é considerada uma fonte de construção de cidadãos mais sábios, mais hábeis e para a formação de um senso crítico em relação ao mundo. Conclui-se que a formação do/a docente reflexivo/as se apresenta como uma das condicionantes, embora não seja a única como possibilidade de melhoria na experiência de ensino aprendizagem.</p> Suzana de Jesus Almeida Calvet Barbosa Barbosa, Nadja Fonsêca da Silva Campos Campos, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento Nascimento Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2220 Tue, 18 Jul 2023 00:00:00 +0000 OUTROS SERTÕES NAS TELAS DO SUDESTE E DISTRITO FEDERAL https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2214 <p>Esse estudo investigou se e como as emissoras educativas de televisão exibem os saberes contextualizados sobre os territórios semiáridos e as populações locais, a partir das matérias e programas produzidos pela TV Caatinga, TV via <em>web</em> da Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf, que segue a proposta do Jornalismo Contextualizado com o Semiárido brasileiro. O estudo se estruturou a partir da pesquisa documental que investigou os arquivos de conteúdos produzidos pela TV Caatinga veiculados em rede nacional, de março de 2014 a dezembro de 2020, por três emissoras do Sudeste e Centro-Oeste do país, parceiras da TV universitária: TV Cultura, Canal Futura e TV Brasil, respectivamente. Foi necessário ainda complementar esse registro através do resgate das produções via <em>internet</em> e nos centros de documentação das emissoras parceiras estudadas. Para avaliar e comparar o conteúdo veiculado com a versão original, utilizou-se a análise da materialidade audiovisual e a etnopesquisa contrastiva. Como resultado, observou-se que 89,33% do conteúdo jornalístico publicado manteve a proposta de representação contextualizada com o Semiárido, o que colabora para a disseminação do conhecimento sobre esses territórios. Esta constatação possibilita que formadores de opinião acessem outras narrativas e, consequentemente, comuniquem e contribuam para transformar a representação do Semiárido na mídia e na sociedade. Embora em 10,67% do material exibido ainda haja uma insistência na narrativa estereotipada e engessada sobre esses territórios, conclui-se que a mudança de paradigma na representação do Semiárido na mídia passa inevitavelmente por conhecer, comunicar e transformar em múltiplas, as histórias contadas sobre esses territórios.</p> Fabíola Moura Reis Santos, Ernani Machado de Freitas Lins Neto , Iluska Maria da Silva Coutinho Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2214 Fri, 26 May 2023 00:00:00 +0000 CONTRIBUIÇÃO DA LEI DE COTAS DE Nº 12.711/2012 DENTRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2207 <p>A Lei de Cotas de Nº 12.711/2012 garante a reserva de 50% das vagas de ingresso para cursos de ensino superior em universidades federais públicas, aos estudantes do ensino médio público, e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, além de pessoas com deficiência. Estabelecido como uma ação afirmativa aplicada em diversos países a fim de diminuir a disparidades econômicas, sociais e educacionais dentre as pessoas de diferentes etnias. A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre a contribuição da Lei de Cotas de Nº 12.711/2012 para a inserção de estudantes na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), no período entre 2015 a 2022. A metodologia consiste em uma pesquisa documental, de cunho exploratório, subsidiando a interpretação e manipulação dos dados através de um panorama do total de discentes ingressantes e comparando com o total de ingressantes cotistas inseridos pela Lei de Cotas na UNIVASF. Pela análise documental observa-se a porcentagem média entre os ingressantes cotistas de 32.55%, destacando o período de 2015.2 a 2021.2 com uma porcentagem média de 37,12% a 31,91%, demonstrando uma instabilidade no número de ingressantes nesse período por este processo, mesmo durante o período pandêmico no Brasil com as aulas remotas no período de 2020 a 2021. Entretanto, aconteceu uma queda entre o período de 2022.1 a 2022.2 perfazendo a porcentagem entre 29.97% a 27,25%, podendo ser um reflexo da pós-pandemia com o retorno das aulas presenciais.</p> Claudio Alencar, Gláurea Pereira de Freitas Rodrigues, Kairon Michael da Costa Sampaio, Gina Gouveia Pires de Castro, Paulo Roberto Ramos Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2207 Sat, 15 Jul 2023 00:00:00 +0000 ESTUDO DE CASO E JÚRI SIMULADO: DUAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA AULAS VIRTUAIS https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2196 <p>O objetivo deste estudo é relatar a experiência pedagógica de uma professora do curso de Graduação em Farmácia sobre a utilização do Estudo de Caso e do Júri Simulado como estratégias de ensino em aulas virtuais. As aulas foram ministradas numa instituição de Ensino Superior do interior do estado de Rondônia. O Estudo de Caso e o Júri Simulado foram utilizados com uma turma de 15 alunos do 2º período do curso de Graduação em Farmácia, na disciplina de Ética e Legislação Farmacêutica. As aulas virtuais ocorreram no segundo semestre do ano de 2020, durante o período de pandemia da Covid-19. A experimentação destas estratégias de ensino permitiu a adaptação de práticas pedagógicas ao contexto da pandemia, sendo consideradas assertivas pelos acadêmicos, o que demonstra que as aulas virtuais podem proporcionar um ensino interativo de qualidade com a participação ativa dos alunos, além de contribuírem para o desenvolvimento do pensamento crítico durante o processo formativo do graduando em Farmácia. Conclui-se que, ao utilizar estas estratégias de ensino, os acadêmicos adquiriram conhecimentos relativos ao conteúdo proposto pela disciplina e experimentaram a interdisciplinaridade, o trabalho em grupo, além de serem estimulados a refletir a respeito da conduta ética frente a uma situação (caso) da rotina farmacêutica.</p> Sibeli Balestrin Dalla Costa, Claudelí Mistura Corrêa, Manoel Maria Silva Negrão, Derli Juliano Neuenfeldt, Silvana Neumann Martins Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2196 Sun, 07 May 2023 00:00:00 +0000 PENSANDO A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE NO CONTEXTO DA PESQUISA EM PSICANÁLISE https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2186 <p>Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa que está sendo desenvolvida em uma universidade pública do país, que tem como objetivo levantar e analisar os trabalhos que estão sendo publicados sobre educação em revistas do campo da psicanálise. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica que visa analisar os olhares, investimentos e conclusões de investigações em educação pelo viés de outro campo, o da psicanálise. Os autores apostam na possibilidade de que outras formas de ver os problemas referentes à educação, em termos de área acadêmica, podem potencializar e contribuir com os projetos que estão em andamento tanto na academia quanto nas escolas brasileiras. Neste artigo em específico, são trazidos os resultados das análises de uma das revistas investigadas, o Caderno de Psicanálise do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, no que se refere aos aspectos relacionados às subjetividades da contemporaneidade. Os resultados apontam que, apesar de poucos trabalhos encontrados, há avanços significativos quanto à compreensão do cenário escolar e suas implicações tanto didáticas quanto familiares, embora elas apontem para grandes desafios a serem ainda enfrentados.</p> Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Yamazaki Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2186 Sat, 15 Jul 2023 00:00:00 +0000 QUESTÕES NORMATIVAS NA DEFINIÇÃO DA CATEGORIA VERBO EM GRAMÁTICAS BRASILEIRAS E SEU ENSINO https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2173 <p>Na esteira de pesquisas que tratam o ensino de gramática numa perspectiva de funcionalidade, analisamos neste artigo, algumas questões normativas envolvendo as definições da categoria verbo apresentadas em gramáticas brasileiras. Objetivamos explicitar os problemas normativos relacionados às bases de conceptualização da categoria verbo verificados nas gramáticas escolares e evidenciados no ensino, considerando os princípios da Gramática Funcional no trato didático-conceitual à categoria. A pesquisa foi organizada a partir da análise das gramáticas de (CUNHA; CINTRA, 2017; CEGALLA, 2010; BECHARA, 2009) das quais recortamos o <em>corpus</em> categoria verbo, dos documentos para o estudo, bem como a partir de questionário realizado com professores. Para tanto, nos fundamentamos nos postulados teórico-metodológicos da Linguística Funcional nos termos de (NEVES, 1994; FARACO, 2015; OLIVEIRA, 2021) e pela natureza multissistêmica da língua, Votre e Naro (2012) argumentam a favor de uma conciliação entre o formal e o funcional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como bibliográfica e classificada como descritiva. Para catalogar as questões normativas partimos de algumas considerações, a saber: a natureza descritiva e prescritiva da gramática tradicional (GT); de seu aparato categorial e conceitual fixo; da necessidade de uma revisão conceitual que reflita as mudanças linguísticas; e, de uma perspectiva de sistematização reflexiva. A narrativa deságua na compreensão de que os conceitos apresentados nos compêndios gramaticais não acompanharam as mudanças linguísticas ocorridas no português brasileiro e que, portanto, emerge a necessidade de uma descrição da classe de palavras que reflita os usos reais da língua, bem como a necessidade de uma política de formação linguística que subsidie a prática docente efetivamente.</p> Sheila Fabiana de Pontes Casado, Edmilson Luiz Rafael Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2173 Fri, 20 Oct 2023 00:00:00 +0000 A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2171 <p>A queixa escolar é entendida como aquela centrada no processo de escolarização das crianças e adolescentes envolvendo sua família e escola. O presente trabalho teve como objetivo averiguar as concepções dos professores sobre a queixa escolar relacionado aos seus alunos das series iniciais do ensino fundamental de Juazeiro-BA. Destaca-se que esta pesquisa é um recorte da pesquisa de mestrado que buscou entender como se dá a produção da queixa escolar frente a esse público. Sendo uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, participaram 16 professores da rede pública municipal de Juazeiro-BA, que responderam um roteiro de entrevista semiestruturado e um questionário sociodemográfico. Os dados foram tratados com base nas diretrizes da categorização de conteúdo, proposto por Bardin (2002) e discutidos a partir da perspectiva da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica, na sua relação dialética com o meio social historicamente situado. O estudo resultou em cinco eixos, dos quais trataremos, no presente estudo, apenas um deles, que se refere às características da queixa escolar. Menciona-se que, nesse eixo, apresenta-se a problemática de que, segundo os participantes, a ausência da família no processo escolar da criança vem implicando no fracasso escolar desta. Espera-se que essas reflexões possam estimular os professores pesquisados a pensarem sobre as queixas produzidas sobre os alunos e os elementos que se aliam ao fenômeno e, assim, poder construir um novo arcabouço interpretativo para as dificuldades no processo de escolarização dessas crianças. Considera-se, também, que as dificuldades não são exclusivas das crianças, mas articuladas a toda uma dinâmica educacional e institucional, incluindo as condições de trabalho dos professores.</p> Euristela Barreto Sodré, Lucivanda Cavalcante Borges de Sousa Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2171 Sun, 24 Sep 2023 00:00:00 +0000 CONTRIBUIÇÕES DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PARA (RE)PENSAR O ENSINO DA IMUNOLOGIA https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2163 <p style="font-weight: 400;">A Imunologia é uma ciência caracterizada como complexa e de difícil domínio, pois exige do discente um diálogo entre os diferentes saberes de forma multi, inter e transdisciplinar para fins de melhor compreensão e aplicabilidade. Nos currículos tradicionais, o ensino da Imunologia preconiza a memorização de conteúdos, sem aplicações práticas e sem significado para o cotidiano do discente. No entanto, a incorporação de estratégias inovadoras tem facilitado o processo de ensino-aprendizagem, potencializando a cognição do sujeito na perspectiva do aprender, mesmo que este esteja matriculado em um modelo de ensino tradicional. Por outro lado, as metodologias ativas de aprendizagem mostram-se mais promissoras na (re)construção dos conceitos e aplicações da Imunologia, pois permitiu a integralidade e interdisciplinaridade de seus significados e representações, notadamente por meio da incorporação dos aspectos imunológicos em situações-problema e/ou por meio de práticas que valorizem a educação científica e tecnológica na formação de cidadãos conscientes, críticos e reflexivos do papel da Imunologia no desenvolvimento da sociedade. A formação de profissionais médicos e de outras profissões da saúde deve convergir para o desenvolvendo habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais, de modo a permitir um olhar holístico do sujeito e do processo saúde-doença, considerando seus significados e representações para uma formação profissional mais qualificada. &nbsp;</p> Iukary Takenami, Maria Augusta Vasconcelos Palácio Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2163 Sun, 11 Jun 2023 00:00:00 +0000 MULHERES PRETAS DA UNIVASF https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2136 <p>Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa Profissional em Extensão Rural da UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco, cujo objetivo foi o de estudar o perfil racial da instituição e, nesse contexto, o perfil das mulheres pretas que integram o referido programa, tanto docentes como discentes, considerando o período 2017-2019. A partir da identificação desse perfil, realizou-se um mapeamento da presença &nbsp;de mulheres pretas servidoras da UNIVASF, bem como, do curso mencionado, com a finalidade de evidenciar &nbsp;as possíveis influências de fatores relativos ao gênero e ao pertencimento racial no seu acesso à IES e ao curso, resgatando as suas histórias de vida e de trabalho, considerando que elas, durante mais de um século foram historicamente excluídas do processo de teorização e busca pelo conhecimento. Nesse sentido, foram elas postas na categoria de objeto a ser estudado e não de sujeitos do conhecimento ou mesmo protagonistas das próprias histórias. Para a realização da pesquisa foram utilizados dados quantitativos e qualitativos, sendo os primeiros coletados junto aos setores administrativos da instituição e ao programas de mestrado em Extensão Rural. Os dados qualitativos foram coletados através de entrevistas semiestruturadas realizadas com mulheres pretas sujeitos da pesquisa. Os resultados apontam o protagonismo histórico das mulheres pretas; os conflitos nas relações de gênero no contexto da IES e do PPGExR; a manutenção de desigualdades entre mulheres brancas e pretas e entre homens e mulheres pretos e pretas e que as mulheres pretas precisam dispor de condições sociais próximas dos brancos e brancas para ingressarem no espaço acadêmico.</p> Maria Auxiliadora Tavares da Paixão, Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, Timna da Paixão Fagundes Pereira Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2136 Thu, 16 Feb 2023 00:00:00 +0000 APRESENTAÇÃO DO EDITORIAL REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2126 <p style="font-weight: 400;">Esse dossiê intitulado <strong>Representações Sociais na Contemporaneidade </strong>retrata alguns dos trabalhos que foram apresentados durante a segunda edição, sendo a primeira em dimensão internacional, do <strong>Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Representações Sociais e sobre Qualidade de Vida (CIRSQVASF)</strong>, que aconteceu entre 15 a 17 de dezembro de 2021, com objetivo de contribuir para assegurar a dignidade como elemento básico da qualidade de vida dos cidadãos, principalmente em tempos de pandemia, além de ser um espaço para construção de conhecimentos a partir de pesquisas do campo da saúde, da educação, do meio ambiente, cultura, direitos humanos, etc. O evento, promovido pelo <strong>Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (Gipeef),</strong> da <strong>Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)</strong>, em parceria com pesquisadores(as) de universidades do Brasil, Estados Unidos da América, França, Espanha e Portugal, teve como parte de sua programação a <strong>I Olimpíada Internacional Virtual de Casos Clínicos de Cuidados em Saúde (Olymhealthcare),</strong> além de mesas-redondas, oficinas, apresentações de trabalhos, premiações e atividades de intervenção. Ao todo, durante os três dias de congresso, foram realizadas 14 mesas redondas, uma oficina, dois momentos de apresentação de trabalhos, uma atividade de promoção à saúde e uma atividade cultural, com a <strong>Orquestra Sinfônica Coral</strong>, da <strong>Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)</strong>, além das três etapas da Olymhealthcare. As Olimpíadas foram inseridas na programação como estratégia educacional, proporcionando aos discentes a oportunidade de aprender, demonstrar conhecimentos e habilidades. Tivemos a intenção de possibilitar aos discentes a experiência vivenciada na competição entre equipes e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento docente de cursos da área da saúde, no acompanhamento da elaboração dos casos clínicos, da sua aplicação e avaliação. Assim, esse dossiê está composto por três artigos instigantes e interessantes que nos despertam à vontade do entendimento e elucidação dos objetos estudados. Os artigos tratam sobre: a) O primeiro artigo, escrito por <strong>Greice Sabadini (UFES), Priscilla de Oliveira Martins-Silva (UFES) e Ramon Missias-Moreira (GIPEEF/UNIVASF)</strong> <strong>Representações Sociais e Thematas em carreira</strong>, teve o objetivo de identificar os thematas que promovem a construção das representações sociais de carreira dos profissionais jovens e mais velhos inseridos na área de negócios; b) A pesquisa desenvolvida pelas autoras <strong>Suzana Borba e Rejane Dias da Silva, ambas da UFPE</strong>, trouxeram reflexões sobre as <strong>Representações Sociais de Formação Inicial pelos licenciandos em Música da UFPE</strong>, e objetivou compreender as representações sociais no processo de formação inicial de professores de Música da UFPE; c) A terceira investigação apresentada neste dossiê, é recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação, intitulada <strong>Professores universitários de cursos de Educação Física da Espanha em suas Representações Corporais digitais</strong>, com o objetivo de analisar as representações corporais no <em>facebook</em> de um grupo de professores de cursos de Educação Física da Espanha, tendo o&nbsp; suporte da Teoria das Representações Sociais, assim como os estudos da Subjetividade, Cibercultura e as Pedagogias Corporais. Os autores <strong>Ramon Missias-Moreira (GIPEEF/UNIVASF) e Manuela Hasse (Universidade de Lisboa, Portugal)</strong>, argumentam que esses corpos virtualizados não conseguem ficar no tédio e por isso eles são modificados rapidamente a cada clique intencional e isso renova as representações e suas mensagens, suas histórias. Esse espetáculo tem uma programação rápida para começar, agitar, fazer barulho e depois se despedir da forma mais alegre e convidativa para uma próxima. Esse ciclo retroalimenta esse processo de espetacularização corporal com diversos intuitos, mas podemos assegurar que independentemente de quais sejam os objetivos iniciais e os que se modificam no “entre”, sempre acontecem aprendizagens. São dois territórios contínuos de aprendizagem: o corpo individual e o corpo coletivo (o <em>facebook</em>). Dessarte, é com uma imensa alegria, grande satisfação que convidamos e desejamos a todos(as) uma <strong>prazerosa e profícua leitura dos artigos que valorizam a Teoria das Representações Sociais e estão nessa edição suplementar.</strong></p> Ramon Missias-Moreira Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2126 Mon, 17 Oct 2022 00:00:00 +0000 Expediente 2022 V. 12, n 28 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2115 Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2115 Sat, 01 Oct 2022 00:00:00 +0000 HERMENÊUTICAS SOBRE EDUCAÇÃO CRÍTICA E RECONHECIMENTO POLÍTICO DA SUBJETIVIDADE TRANS https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2114 <p style="font-weight: 400;">Este escrito é um ensaio hermenêutico sobre alguns reguladores da subjetividade trans, abordando contribuições da educação crítica, da psicologia, dos conceitos de ajustamento criativo, de reconhecimento, da <em>linguagem inclusiva </em>e da manifestação pela arte musical de três personagens da cena brasileira. Consideramos o nome de uma pessoa no registro de nascimento, o nome artístico e a performatividade não binária como chaves de identificação subjetiva e social conexas a vivência de si mesmo. Concluímos que o autorreconhecimento e o reconhecimento social transcendem a referência heteronormativa de gêneros, “borrando” fronteiras. Ambos são marcadores da subjetividade trans que permeiam o reconhecimento da diversidade humana e do direito de ser quem se é.</p> Adelma Pimentel, Davi Miranda Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2114 Sat, 01 Oct 2022 00:00:00 +0000 A BASE SOCIOECONÔMICA DO MOVIMENTO SANTA CATARINA PELA EDUCAÇÃO https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2112 <p>O estudo aborda os principais aspectos fenomênicos apontados como justificativa para a realização do Movimento Santa Catarina pela Educação (MSCE), liderado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Na última década, o movimento vem desenvolvendo ações que privilegiam a agenda empresarial na educação catarinense face às reestruturações da chamada economia global 4.0. Tem por objeto evidenciar a dimensão socioeconômica do MSCE, buscando desvelar a retórica apregoada em seu interior. O estudo, de natureza documental e bibliográfica, adota como procedimento metodológico a seleção e transcrição de audiovisuais (reportagens, entrevistas, palestras e eventos) disponibilizados no canal oficial da FIESC na plataforma YouTube, bem como estudo de documentos presentes no site do MSCE até o ano de 2021. Com fundamento na perspectiva histórico-dialética, conclui- se que as relações entre o público e o privado na educação possuem muitas facetas e configurações, sendo gestadas por sujeitos (individuais e coletivos) cada vez mais articulados em redes locais e/ou globais com diferentes níveis de influência e abrangência.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação. Santa Catarina. Economia. Agenda empresarial.</p> Fabrício Spricigo, Lourival José Martins Filho Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2112 Sat, 15 Jul 2023 00:00:00 +0000 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FORMAÇÃO INICIAL PELOS LICENCIANDOS EM MÚSICA DA UFPE https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2099 <p>O presente artigo objetivou compreender as representações sociais no processo de formação inicial de professores de Música da UFPE. Adotamos como aporte teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS), formulada por Serge Moscovici em 1961 e a Teoria do Núcleo Central (TNC) delineada pelo psicólogo Jean Claude-Abric em 1976. Norteada pelo enfoque qualitativo <em>online </em>a pesquisa consistiu no emprego de duas etapas distintas, ou seja, a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e as entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo 48 estudantes na primeira etapa e 9 estudantes na segunda etapa. O material foi analisado com o auxílio do <em>software</em> IRAMUTEQ e as entrevistas semiestruturadas com o emprego da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). A categorização foi delineada com base nos saberes docentes elencados por Tardif (2010). Os resultados revelam que a estrutura interna das representações sociais dos estudantes se organiza em torno da categoria disciplinar, apontando que a ênfase da formação ainda se fundamenta na noção do <em>habitus conservatorial</em> que consiste na prevalência da matriz curricular que norteia o curso de disciplinas específicas e aplicação métodos de ensino que priorizam o desenvolvimento técnico para o domínio instrumental e vocal. Identificamos que o núcleo central é constituído pelas categorias pedagógica e afetiva. Tais resultados apontam a necessidade da matriz curricular do curso ampliar os conhecimentos pedagógicos e articulá-los com os específicos (disciplinares), bem como aprofundar e esclarecer os objetivos do curso e as esferas de atuação do educador musical.</p> <p>&nbsp;</p> Suzana Borba da Silva, Rejane Dias da Silva Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2099 Mon, 03 Oct 2022 00:00:00 +0000 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E THEMATAS EM CARREIRA https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2095 <p>Este estudo trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo foi identificar os thematas que promovem a construção das representações sociais de carreira dos profissionais jovens e mais velhos inseridos na área de negócios. Para isso, foi aplicado como instrumento de coleta de dados um questionário contendo dados sociodemográficos para caracterização dos sujeitos e perguntas abertas para coleta de informações sobre o objeto social estudado. No procedimento de análise de dados, foi empregada a classificação hierárquica descendente por meio do software Iramuteq. A partir desta análise, concluiu-se que os thematas de base “Juventude/Velhice”, “Indivíduo/Sociedade” e “Futuro/Passado” exprimem as ideias-fonte que caracterizaram os resultados e demarcaram as discussões desta pesquisa.</p> Greice Sabadini, Priscilla de Oliveira Martins-Silva , Ramon Missias-Moreira Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2095 Mon, 03 Oct 2022 00:00:00 +0000 RECOMENDAÇÕES SOBRE GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2082 <p>O objetivo central deste trabalho é definir recomendações a respeito do Gerenciamento de Projetos em uma Universidade Federal. O Gerenciamento de projetos reflete o englobamento de conhecimentos, instrumentos, documentos padrão e possessos gerado para responder as demandas relacionadas ao projeto. Verifica-se que as Universidades Federais são integradas por profissionais que estão à frente de projetos de diversas áreas, como por exemplo, os projetos de cunho sustentável, entre outros. Acredita-se ser relevante fazer recomendações que oriente e direcione a implementação dos projetos. Para esse intuito, realizou-se uma revisão de literatura considerando referenciais teóricos encontrados nos meios eletrônicos nacionais e internacionais a respeito da temática abordada. Complementando isso, utilizou-se a análise documental e a observação participante para verificar a situação da Unifesspa a respeito do Gerenciamento de Projetos. Por fim, recomendou-se práticas de Gerenciamento de Projetos para a universidade supracitada.</p> Alexandre Garcia de Farias, Altamir Fernandes de Oliveira, João Antônio Gomes Pereira, Eduardo Meireles, Sirlei Glasenapp Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2082 Sun, 24 Sep 2023 00:00:00 +0000 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM OU PARA APRENDIZAGEM? ALGUMAS REFLEXÕES POSSÍVEIS https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2051 <p>O ato sistemático de interação entre professor e aluno no espaço da sala de aula, definido como ato pedagógico ou ação pedagógica, tem como base: o currículo como definidor de perfis, a didática como instrumento norteador da prática pedagógica, a metodologia como definidora de como o conteúdo será comunicado e tratado, e a avaliação que tem dupla ação: a primeira, como instrumento de coleta de informações e segunda, como subsidiária da ação docente. O presente artigo visa a produzir reflexões sobre avaliação da aprendizagem e sua função na prática docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico. A fundamentação teórica tomou por base os estudos de: Hoffmann (1995, 2009), Freire (1980, 2011), Libâneo (1985, 2000, 2004), Luckesi (1996, 2003, 2011), Magda Soares (1981), Fernandes (2005). Os principais resultados obtidos assinalam para uma forte crítica ao modelo avaliativo punitivo e excludente, ao tempo em que aponta para um modelo de avaliação - avaliação para aprendizagem -, que contribui para a inclusão e melhoria dos processos que produzem aprendizagem.</p> Paulo César Marques de Andrade Santos, Amanda da Silva Almeida, Jozimeire da Silva Almeida, Ivani Maria de Souza Gonçalves Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2051 Mon, 12 Sep 2022 00:00:00 +0000 CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO SOBRE TUBERCULOSE EM UMA COMUNIDADE ACADÊMICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2018-2019 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2050 <p style="font-weight: 400;"><strong>Introdução:</strong> A tuberculose chama a atenção das autoridades de saúde pública pela magnitude no número de casos notificados e óbitos declarados em todo o mundo. Por esse motivo, estratégias intersetoriais são imprescindíveis para fomentar a discussão sobre a doença em diferentes espaços de aprendizagem. <strong>Objetivo:</strong> Verificar a percepção sobre a tuberculose e analisar os fatores associados ao conhecimento segundo estudantes ingressos em cursos de graduação na área da saúde, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, entre 2018 e 2019. <strong>Método:</strong> Realizou-se um estudo transversal, de abordagem quantitativa com dados primários baseados em entrevistas aplicadas entre estudantes ingresso de graduação na área da saúde sendo maiores e igual de 18 anos, onde se investigou o conhecimento e a percepção sobre tuberculose. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado e apresentados por frequência absoluta e relativa, razão de chance e respectivos intervalos de confiança. <strong>Resultados:</strong> Os estudantes perceberam ser a tuberculose uma doença que afeta pessoas independentemente da sua raça/cor de pele (73,0%), com sintomas similares ao da pneumonia (79,6%), comum entre pessoas vivendo com HIV/(PVHIV) (51,9%), independente do sexo (65,1%). O conhecimento acerca da doença foi mais observado entre os alunos com 18-19 anos (OR: 3,4; 95%IC: 1,4-8,0), tendo como veículos de comunicação sobre a doença as escolas de ensino médio (OR: 6,4; 95%IC: 1,8-23,1), com chance acrescida desse conhecimento entre os naturais de Juazeiro ou Petrolina (OR: 2,1; 95%IC: 1,3-4,7). <strong>Conclusão:</strong> Neste estudo um terço dos estudantes apresentaram o conhecimento total sobre a tuberculose e a percepção sobre a doença esteve relacionada as representações sociais. Portanto, o campo da educação para a saúde deve apresentar-se como um convite para a promoção e adoção de comportamentos saudáveis. Além disso, mostra-se imprescindível para a formação de um saber crítico capaz de transformar corretamente contextos.</p> Walter Ataalpa de Freitas Neto, Max Moura de Oliveira, Silvânia Suely Caribé de Araújo Andrade, Louise Muricy da Silva Lopes, Sara Virginia Gomes Rodrigues, Fabiana Macedo Pereira, Gabriela Lemos de Azevedo Maia Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2050 Sun, 07 May 2023 00:00:00 +0000 EDITORIAL DOSSIÊ https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2045 <p>ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SAÚDE MENTAL NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS</p> Shirley Macêdo, Joelma Ana Gutiérrez Espíndula, Alessandro de Magalhãe Gemino Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2045 Fri, 12 Aug 2022 00:00:00 +0000 DISCUTINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2042 <p>Este trabalho nos dá a visão de uma experiência de ensino, ocorrida em um curso de extensão institucionalizado na Faculdade Princesa do Oeste-FPO, Crateús-CE, que teve como temática a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), ocorrido remotamente e, desenvolvido por meio do uso das ferramentas do <em>Google G-Suite</em>, bem como por meio do <em>Meet</em>. Este teve por objetivo, o de utilizar estratégias de ensino e, ferramentas virtuais que possibilitassem o desenvolvimento das atividades propostas, para tanto, utilizou-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, <em>Google Classroom</em>, de forma a possibilitar a participação e a aprendizagem dos envolvidos no curso de extensão acerca das questões referentes à alfabetização, ao letramento, à alfabetização e ao letramento científico. Nesse sentido, para o desenvolvimento das estratégias de ensino, bem como para a realização das atividades de forma síncrona e assíncrona houve o suporte dos mesmos em ferramentas onlines, como: <em>Google Meet; Google Classrrom</em>, bem como o uso de fóruns no AVA<em>; Vídeos do Youtube; Padlet; Google Forms, </em>etc.&nbsp; Como um dos resultados, foram registrados 20 alunos no curso de extensão proposto acerca da alfabetização e do letramento Científico, destes, 15 participantes finalizaram o curso de forma satisfatória. Percebemos que os alunos não compreendiam o conceito de ACT e sua importância, além disso, perceberam que esses conhecimentos podem ajudá-los em suas profissões, bem como a tomada de consciência dos seus direitos e deveres como cidadãos.</p> Francisco Jucivanio Felix de Sousa, Solano da Silva Guerreiro, Delano Carneiro de Almeida Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2042 Sun, 07 May 2023 00:00:00 +0000 PEDRA https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2032 <p style="font-weight: 400;">O ensaio trata do poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1928. Levanta inquietações marcadas pela ambivalência subjetiva não apenas das palavras repetidas, mas dos elementos linguísticos contrastantes. Um dos críticos da obra inscreve a omissão freudiana do poeta marcada pela presença/ausência da pedra/perda, talvez como causa irredutível de seu desejo. O ensaio se alimenta empiricamente de conceitos teóricos e empíricos resultantes das leituras acumuladas ao oferecer o que é dito, o que não é dito e o que é proibido. O poema esculpe a pedra e esconde a perda nas sombras de seus processos constitutivos como sujeito de falta.</p> Ana Maria Nogueira, Antônia G. A. Ameida Fouyer , Adélia Nogueira Neta, Juliana Nogueira Barros Silva, Lúcia Neide Nogueira, Maria de Lourdes Soares Ornellas, Mirian Nogueira Romão, Nasilda Nines N. Leite Samara, Mércia Soares Silvana, Silvana M. L. Cabral Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2032 Mon, 01 Aug 2022 00:00:00 +0000 COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2030 <p><strong>: </strong>O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a formação docente a partir do pensamento complexo e da transdisciplinaridade que reverbera por uma epistemologia e prática mais humana e integrada, ou seja, conectada com o ser e imbricada ao empírico, simbólico e espiritual. Nesse sentido, o percurso metodológico da investigação caracteriza-se como pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, com ênfase em Morin (2000), Moraes (2015), Nicolescu (1999), Freire (1996), Pinho e Passos (2018), dentre outros. Assim, o diálogo propõe inserir a formação docente nesta imersão de incertezas, visto que o professor é um problematizador e articulador dos saberes, é um sujeito que está entre e através dos diferentes caminhos e possibilidades de materialização do objeto, sejam eles vivenciados pelas áreas do conhecimento, discursos disciplinares ou linguísticos. Desta forma, o fenômeno complexo e transdisciplinar será norte para uma possível compreensão ontológica da formação docente, uma vez que é emergente repensar o modelo de formação na atual conjuntura educacional. A ciência moderna racionalizou o conhecimento, ao desconsiderar outras possibilidades de compreensão, entre elas, uma atitude aberta, imaginativa, criativa, conectiva do sujeito e do objeto. Logo, a epistemologia complexa e transdisciplinar surge como um novo olhar para a formação humana, ou seja, um conhecimento que toca a nós e os outros; além de sujeitos reflexivos, colaborativos e criativos, capazes de trabalhar em equipe e ter compromisso com a educação, a partir da vida e para a vida.</p> Maria José da Silva Morais, José Vanderley de Oliveira, Maria José de Pinho Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2030 Sun, 19 Mar 2023 00:00:00 +0000 A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014 <p>O objetivo deste trabalho é compreender as relações entre hábitos de leitura, capital cultural e desempenho escolar. Para tanto, baseia-se numa problematização sumária: a presença de livros e leitores no domicílio contribuem para o sucesso na escola? A hipótese aferida supõe que o hábito de leitura atua enquanto capital cultural que pode se converter em êxito escolar. Empiricamente, o artigo debruça-se sobre as condições de acesso a livros, gosto pela leitura e índices de reprovação dos discentes da 1ª série do ensino médio da Escola de Aplicação/UFPA. Os dados utilizados na elaboração das análises que fundamentam esta pesquisa são provenientes de um questionário composto por questões fechadas. Os resultados sugerem existir um vínculo profícuo entre hábitos de leitura e capital cultural que explicariam as razões do sucesso escolar. O trabalho conclui que a herança cultural familiar é a responsável pela diferença dos estudantes diante da experiência escolar e, consequentemente, pelas taxas de êxito.</p> Vergas Vitória Silva Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014 Sun, 24 Sep 2023 00:00:00 +0000 REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO FRONTEIRIÇA DE PORTO MURTINHO/BRASIL https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1988 <p><span style="font-weight: 400;">A Rota Bioceânica atravessará quatro países sul-americanos e tem como ponto de partida o município de Porto Murtinho (Brasil), trazendo a expectativa de amplas transformações na infraestrutura e cotidiano da região. O artigo busca refletir sobre as políticas de educação nesta parte da fronteira com o Paraguai e como as demandas podem ser supridas. O estudo é fruto das pesquisas para elaboração do Plano Diretor da cidade, com dados levantados entre 2020 e 2021 com gestores públicos do município, questionários e pesquisas bibliográficas e documentais para direcionar novos caminhos para as políticas locais. A partir da análise dos dados, observa-se que Porto Murtinho possui capacidade de atender a demanda educacional da população na área urbana, porém, apresenta alguns problemas de infraestrutura e acesso ao ensino na zona rural e áreas indígenas, principalmente quanto ao acesso ao Ensino Médio, presente apenas na área urbana. Para além destes problemas existentes, que precisam ser solucionados conforme o aumento populacional previsto com a chegada da Rota, é de extrema importância que as políticas públicas considerem as particularidades culturais da região e introduzam tais elementos no processo de ensino-aprendizagem de forma ativa, além de pensar nos investimentos necessários que o futuro trará para a região. Por fim, considera-se que Porto Murtinho deve se preparar em todos os sentidos para as transformações que virão nos próximos anos e se atentar para os fenômenos sociais no contexto educacional, pois é a base para as modificações da sociedade e merece respeito e cuidado.</span></p> Luciane Pinho de Almeida, Gabriel de Souza Sales, Gabriela Pereira da Silva, Lívia Elena Cunha de Laura Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1988 Sun, 24 Sep 2023 00:00:00 +0000 PROJETO DE EXTENSÃO COMO DISPOSITIVO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CUIDADO COM FERIDAS https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1979 <p>A missão de um projeto de extensão é devolver à sociedade a oportunidade de aprendizado, desenvolvendo boas práticas, fortalecendo o Sistema Único de Saúde e a formação profissional. A Educação Permanente em Saúde traz como proposição a aprendizagem no trabalho cotidiano comprometido com o coletivo, envolve mudança nos atos de saúde e, principalmente, nos profissionais. Este estudo objetivou relatar experiências de atividades extensionistas voltadas para a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem no manejo, cuidado e prevenção de feridas. Estudo descritivo tipo relato de experiência, desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde do município de Petrolina-PE. Participaram do projeto oito agentes comunitários de saúde, dois técnicos de enfermagem, 10 alunas de três universidades, duas públicas e uma privada, três professoras, sendo uma a coordenadora. As atividades foram divididas em dois grupos tarefas e contemplaram atribuições presenciais e remotas/<em>online.</em> Foram elaboradas publicações nas redes sociais e duas cartilhas educativas sobre feridas. Os encontros presenciais ocorreram em cinco momentos com média de duração de duas horas cada. A metodologia ativa empregada facilitou a aproximação e entrosamento entre profissionais e extensionistas, enriquecendo exposições, opiniões, visto que todos os participantes possuíam conhecimento prévio sobre as temáticas abordadas, de acordo com sua formação e experiências. Por fim, os colaboradores se sentiram valorizados e mais motivados a cuidar de pessoas com feridas. A maior dificuldade na execução das atividades propostas foi realizá-las em meio à pandemia da COVID-19, pois requereu adaptação para os encontros presenciais, porém, ainda assim, transcorreu sem grandes prejuízos.</p> Laisa dos Santos Silva, Maria de Fátima Alves Aguiar Carvalho, Marta Victória Sá Ribeiro, Iris Caliane Coelho de Souza, Bianca Shauane Gonçalves da Silva , Geovanna Májory Santos Almeida, Maria da Paixão Rodrigues, Natalia Barbosa Nunes, Asenatty Mariana Alves Coelho, Maria Roberta da Silva Nascimento Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1979 Sat, 31 Dec 2022 00:00:00 +0000 ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) E PANDEMIA POR COVID-19 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1976 <p><span style="font-weight: 400;">A Atenção Básica é uma das portas de entrada do SUS que permitem um acompanhamento de saúde mais abrangente. Entretanto, boa parte de suas atuações foram prejudicadas pelas sanções necessárias ao controle da pandemia da COVID-19 e por outras mudanças estabelecidas devido ao remodelamento de financiamento dos seus insumos. Tendo a maioria das suas atividades relacionadas à educação em saúde e configurando-se como setor importante no contexto de cuidado, a Unidade Básica de Saúde torna-se extremamente relevante para a formação acadêmica do discente de enfermagem. Portanto, o objetivo deste trabalho é descrever as atividades desenvolvidas durante o período de prática do Módulo de Estágio Supervisionado I, do curso de enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), levando em consideração as barreiras impostas pela pandemia que ainda se encontra vigente e as mudanças ocasionadas pelo novo modelo de monitoramento/financiamento da Atenção Primária à Saúde, o Previne Brasil. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, no qual são narradas as experiências de estágio de duas acadêmicas de enfermagem na Unidade Básica de Saúde Dr. Manoel Possídio entre 10 de janeiro a 20 abril de 2022. Tais ações oportunizaram a correlação entre o aprendizado teórico com a vivência prática, além do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades técnicas e humanas, assim como percepção de possibilidades e limitações da atuação da enfermagem na APS em um cenário de transformações significativas.&nbsp;</span></p> Kátia Simoni Bezerra Lima, Sueleen Thaisa Henrique de Souza, Quézia Dominique Ribeiro Soares Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1976 Fri, 10 Nov 2023 00:00:00 +0000 FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROINDÚSTRIA https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938 <p>Esta pesquisa analisou as implicações pessoais e profissionais na vida dos egressos de um curso técnico de agroindústria. Para tanto, foi realizado um estudo com concluintes e/ou diplomados no período de 2015 a 2017. A pesquisa do tipo exploratório-descritiva, com uma abordagem qualiquantitativa, apresenta informações obtidas por meio de questionário e entrevistas. Os resultados apontam que menos de 6% dos egressos atuam na área técnica, mas, ainda assim, mais de 80% deles fazem uma boa avaliação do curso. Conclui-se, portanto, que as implicações de um curso técnico na vida de egressos não se resumem a questão da empregabilidade, uma vez que o conhecimento apreendido agrega valores.</p> <p>&nbsp;</p> Izabel de Lima Cavalcanti, Geida Maria Cavalcanti de Sousa, Jorge Luis Cavalcanti Ramos , Ilana Pereira Bandeira , Queila Andrade Haine Campos Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1938 Fri, 16 Dec 2022 00:00:00 +0000 O FAZER CRÍTICO https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1928 <p style="font-weight: 400;">O Movimento <em>Maker</em> (MM) surgido nos Estados Unidos está reverberando em toda à sociedade estimulando pessoas a utilizarem as tecnologias digitais passando a influenciar a educação de um modo geral com as Propostas <em>Maker</em> de Ensino (PME). No entanto, a maioria dessas propostas está se distanciando dos princípios que a originaram contribuindo para a manutenção do status das desigualdades sociais. Logo, este estudo tem como objetivo discutir como uma PME pode contribuir para a formação crítica de professores de Química, sob a luz do referencial da pedagogia crítica de Giroux (1997) e Freire (2016). Com elementos da pesquisa participante, o estudo foi desenvolvido em uma disciplina de formação inicial de professores intitulada “Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para o Ensino de Química” em 4 etapas: discussões sobre as TIC e origens da cultura <em>maker</em> em relação à organização do trabalho pedagógico; reflexão em conjunto das preconcepções das PME dos docentes; utilização da PME atrelada aos problemas sociais buscando a construção de um protótipo por meio do fazer crítico; escolha da problemática e construção do artefato com apresentação dos resultados em vídeo educativo. Os encontros virtuais foram gravados em áudio e vídeo para análise da conversação das falas dos sujeitos, tendo como principais resultados as visões fetichizadas de tecnologia com reflexão esvaziada de ação. A partir de discussões acerca da produção de conhecimento em rede e das bases teóricas do MM, os sujeitos vislumbraram a produção de uma máscara de proteção conta a Covid-19 usando a Ciência a favor da segurança e o bem-estar coletivo. Assim, os discentes usaram o conhecimento de maneira política e interdisciplinar, por meio da experimentação com materiais alternativos, ou atividade <em>maker</em>, construindo novas concepções sobre a natureza da Ciência demonstrando compromisso social e autonomia e criatividade para a prática docente.</p> Brunno André Ruela, Ana Carolina Rodrigues Mateus, Marco Túlio França Martins, Claudio Roberto Machado Benite Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1928 Sun, 07 May 2023 00:00:00 +0000 ADESÃO AO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1917 <p>A pandemia da COVID-19 transformou a educação brasileira, exigindo novos movimentos para remanejar as consequências do isolamento social. Surge como medida emergencial o ensino remoto, que adota tecnologias digitais como as encontradas no ensino a distância para promover o ensino de modo a preservar o isolamento exigido pela pandemia. Entretanto, tal modelo, implementado desde 2020, gerou consequências que repercutiram e repercutem na educação e outros âmbitos da sociedade. Diante disso, artigos, apresentações de trabalhos, matérias e notícias de jornais repercutiram a todo momento esses anseios e transformações, agenciando saberes e percepções acerca da adoção ao ensino remoto emergencial. Na intenção de compreender esses agenciamentos, o presente artigo visa analisar a adoção ao ensino remoto emergencial na pandemia e suas repercussões através de notícias de jornais virtuais da Bahia. A metodologia adotada foi da revisão bibliográfica, através de notícias encontradas em três jornais eletrônicas da Bahia. Foram encontradas 15 notícias que se relacionavam com a temática proposta, que foram minunciosamente analisadas e categorizadas pelo suporte da análise temática (AT). Em geral, as notícias apresentaram características do ensino remoto e suas transformações na vida de professores, alunos e pais, que precisaram acompanhar as constantes transformações tecnológicas antes, durante e depois da pandemia. Ademais, conteúdos que expandiam as desigualdades educacionais do Brasil foram encontrados, além de discursos acerca da ansiedade para o retorno presencial. As notícias analisadas refletem em sua maioria concepções de problemas educacionais que acompanham o Brasil, em especial quando atravessadas por elementos socioeconômicos que dificultou o acesso ao ensino remoto. Essas transformações precisam ser analisadas a partir de suas historicidades e agenciamentos na sociedade, possibilitando intervenções que caminhem nos campos político e social para promover uma educação equânime e alinhada com o bem-estar social.</p> Manassés dos Santos Silva, Lucas Novais Barros, Fernanda dos Santos Nascimento Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1917 Fri, 20 Oct 2023 00:00:00 +0000