UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR COMPLEMENTAR DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA VIA GOOGLE CLASSROOM

Autores

  • Josenaldo Oliveira Lucas Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Felipe Miranda Mota Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Educação online, Ensino, Interdisciplinaridade, Matemática, Português

Resumo

O presente estudo, de caráter exploratório-propositivo, objetiva apresentar e discutir uma proposta de ensino interdisciplinar complementar, no formato de Educação Online, por meio do Google Classroom, interligando duas áreas do conhecimento - Língua Portuguesa e Matemática. Para tal, buscamos apoio nos documentos oficiais em vigência, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e o Currículo do Estado de Pernambuco (PERNAMBUCO, 2018); bem como em estudiosos que pesquisam a respeito de interdisciplinaridade e Educação Online: Jantsch (1972), Japiassu (1976), Moran (2005), entre outros. Como metodologia, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, sob uma abordagem qualitativa, para subsidiar a proposição metodológica trazida por este trabalho. A partir do estudo realizado e diante do exposto no corpo do texto e da proposta de ensino que apresentamos, torna-se perceptível a relevância da associação de áreas distintas do saber no ensino, por meio de Temas Transversais, e ainda a utilização produtiva de recursos tecnológicos como o Google Classroom em favor do processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josenaldo Oliveira Lucas Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Licenciado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é professor efetivo de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Calçado (PE) e professor temporário de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de São Bento do Una (PE). Possui experiência como avaliador de redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Possui experiência em autoria de livro didático de Língua Portuguesa para ensino médio. Interessa-se por questões relativas a leitura, processamento textual cognitivo, gêneros textuais e ensino de Língua Portuguesa.

Felipe Miranda Mota, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (PPGECIM-UFAL), especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física pela Faculdade de Educação São Luís (2019), graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Pernambuco(2017). Primeiro estudante a defender Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) na história do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns. Possui experiência docente em Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atualmente é professor contratado da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, atuando nas disciplinas de Matemática e Física em turmas do Ensino Médio.. Tem interesse pelas áreas de: Educação Matemática, História da Matemática, Etnomatemática e Saberes Docentes.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Oliveira Lucas Júnior, J., & Miranda Mota, F. (2021). UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR COMPLEMENTAR DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA VIA GOOGLE CLASSROOM . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24), 219–245. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1178