GRAFISMOS INDÍGENAS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS
Palavras-chave:
Grafismos Indígenas, Artes Indígenas, Arte-Educação, Ensino de Artes VisuaisResumo
O presente trabalho é resultado das análises feitas no Trabalho de Conclusão de Curso oriundas da proposta pedagógica intitulada “Introdução aos grafismos indígenas no ensino de Artes Visuais” desenvolvida nas aulas ministradas na Residência Pedagógica durante os meses de março a maio de 2019, na Escola Estadual Misael Aguilar Silva, localizada na cidade de Juazeiro/BA, com a turma do primeiro ano do Ensino Médio. O objetivo geral foi identificar as contribuições que os grafismos indígenas podem trazer para o ensino de Artes Visuais a partir da aprendizagem de elementos visuais e culturais que envolvem as etnias da região. Utilizamos a abordagem multicultural como metodologia para trabalhar com os grafismos indígenas na sala de aula, pois ela apresenta uma perspectiva epistemológica e política sobre a diversidade. As atividades pedagógicas desenvolvidas foram desde exercícios de observação e reprodução, elaboração individual e coletiva a partir de novas percepções sobre Arte. Os principais resultados demonstraram a mudança de entendimento dos estudantes sobre os povos indígenas e a ampliação da capacidade de criação a partir do contato com outras culturas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.