ENSINO REMOTO NO CURSO DE PEDAGOGIA

FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR PARA A GESTÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Prof. Me. Maria da Graça Pimentel Carril Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES
  • Prof. Dr. Michel da Costa Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES
  • Profa. Dra. Elisete Gomes Natário Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES
  • Prof. Me. Sirlei Ivo Leite Zoccal Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) / Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
  • Profa. Dra. Mariangela Camba Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino Remoto, Formação Docente

Resumo

Em função do surgimento de uma pandemia causada pela Covid-19, o curso de Pedagogia, na modalidade presencial de uma Universidade privada de Santos, atendendo a determinações sanitárias realizou alterações em toda a organização educacional estruturada para o semestre, as aulas passaram a ser oferecidas de forma remota, com a adoção de recursos tecnológicos. O objetivo deste estudo é investigar as contribuições do ensino remoto em um curso de formação docente para os conhecimentos na área de gestão escolar, utilizando uma prática interdisciplinar, segundo a percepção dos estudantes. Esta investigação é qualitativa descritiva. Participaram da pesquisa licenciandos do último semestre do curso de Pedagogia que responderam um questionário semiaberto sobre a prática educativa desenvolvida pelos professores e adaptado ao período de ensino remoto. Acreditamos que as competências previstas para o semestre foram exercitadas  pois, a superação dos obstáculos a que todos estavam submetidos permitiu a promoção do diálogo e valorização dos saberes manifestados pelos licenciandos, o que permitiu a identificação do espaço das aulas como o local de exercício da democracia. Entendemos que novas possibilidades de pesquisa se revelam, considerando o momento vivenciado.   

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Me. Maria da Graça Pimentel Carril, Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1976), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1977), graduação em História pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1999). Exerceu função docente na educação básica, gestora pública ,nos cargos de Direção e Supervisão do sistema público de ensino. Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Metropolitana de Santos e professor - Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, nas modalidades Presencial e EaD,com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, políticas, alfabetização, leitura de mundo e letramento.

Prof. Dr. Michel da Costa, Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

Doutor em Educação Matemática (UNIAN-SP)

Prof. na Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

Profa. Dra. Elisete Gomes Natário, Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988). Atualmente é professora na graduação da Universidade de Taubaté e da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar, desenvolvimento humano.

Prof. Me. Sirlei Ivo Leite Zoccal, Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) / Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)

Mestra em Educação pela Universidade Católica de Santos (2011), Linha de Pesquisa: Formação e Profissionalização Docente. Pós- Graduada - Lato Sensu em Gestão Educacional, pela UNICAMP (2007); Especialista em Gestão Escolar; Psicopedagoga pela UniSantos(2006); licenciada pela UNESP em Pedagogia. Professora Universitária no Curso de Pedagogia na Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES na modalidade presencial e no EaD, no Componente Curricular de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e Prática e na Universidade Católica de Santos - UniSantos, nos Componentes Curriculares de Coordenação e Prática de Gestão. Professora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), com bolsa de pesquisa CAPES. Atuou na Educação Básica da SEE/SP, de 1986 a 2019. Coordenadora Geral e de Grupo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - Letra e Vida (2002/2012). Formadora do PNAIC- 2018. Supervisora de Ensino na DER-Santos de 2013 até 2019 quando aposentou-se. 

Profa. Dra. Mariangela Camba, Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

Doutora em Educação (Políticas de Avaliação) pela Universidade de Campinas em 28/07/2011. Mestre em Educação (educação e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Letras Don Domênico (1981). Atualmente é professora na graduação, pós-graduação lato sensu a distância e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos nas disciplinas Avaliação e as Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental, Políticas Públicas Implementadas no Ensino Fundamental . Com experiência na área de Educação, Políticas Públicas de Educação e de Avaliação, temas relacionados à formação docente; prática- político - pedagógica; Coordenação do trabalho pedagógico; Currículo: teoria e prática; Didática; Gestão Educacional e Escolar e Avaliação Educacional e Institucional - formação docente educação - ensino e aprendizagem - políticas públicas de educação - políticas públicas de avaliação -organização - tempo-espaço - currículo e avaliação.

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

Carril, M. da G. P. C., Costa, M. da C., NATÁRIO, E. G. N., ZOCCAL, S. I. L. Z., & Camba, M. . (2020). ENSINO REMOTO NO CURSO DE PEDAGOGIA : FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR PARA A GESTÃO EDUCACIONAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 453–484. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1252

Edição

Seção

Dossiê Temático: Infâncias e Tecnologias