O ENSINO DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS

REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS INTERATIVAS

Autores

  • Marcilene Moreira Donadoni Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luiz Fernando Marques dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Índice de aprendizagem., Ensino de Matemática., Prática interativa.

Resumo

O ensino de matema?tica no munici?pio de Tre?s Lagoas, localizado em Mato Grosso do Sul, registrou crescimento na aprovac?a?o das se?ries iniciais do Ensino Fundamental, conforme os i?ndices do Ideb (2007 – 2019); entretanto, uma queda tambe?m foi registrada nas se?ries finais da mesma etapa. Dessa forma, esse trabalho apresenta o me?todo empregado nas aulas de matema?tica da Escola Municipal Olyntho Mancini – a partir da observac?a?o e participac?a?o das aulas de professores regentes – e destaca a aplicac?a?o da pra?ticaconhecida como “Tapete das formas geome?tricas” como tentativa de tornar as aulas contextualizadas e interativas, permitindo a criac?a?o do gosto pela disciplina e sua manutenc?a?o em todas as etapas da educac?a?o ba?sica. Para tanto, ancoramo-nos na Base Nacional Comum Curricular – BNCC – (2018) e nas pesquisas desenvolvidas por Lopes (2012), Matos (2015), Rocha (2013) e Wajskop (2012), por meio de discusso?es acerca de questo?es relacionadas ao atual cena?rio da educac?a?o do munici?pio e as ferramentas utilizadas para reverter o i?ndice de reprovac?a?o.

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Publicado

2021-04-03

Como Citar

Moreira Donadoni, M., & Marques dos Santos, L. F. (2021). O ENSINO DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS INTERATIVAS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24), 685–706. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1418