A EMPATIA E A TOLERÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Giovanna Avalone Rovai Universidade de São Paulo
  • Maria de Lourdes Ramos da Silva Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

empatia, tolerância, educação infantil, formação de professores

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo tecer reflexões atuais sobre o conceito da empatia associado ao valor da tolerância, relacionando-o com a formação de professores e o currículo, no que tange a educação infantil e o trabalho sistemático em salas de aula plurais e heterogêneas. A discussão está fundamentada à luz de teóricos como Koller (2001), Hoffman (2000), Eisenberg (1990), Damon & Colby (2015) Silva (2015); Pinheiro (2011) e Morgado (2020). Após uma síntese sobre a importância do desenvolvimento da empatia em uma sociedade cada vez mais individualista, apresenta-se um breve resumo sobre as diferentes definições do conceito, seguida de apontamentos sobre a BNCC e a BNC-Formação. Por fim, discute-se o uso do conflito em sala de aula como oportunidade pedagógica e defende-se uma visão profissional do professor de educação infantil e a necessidade de o trabalho com a empatia iniciar na primeira infância.    

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Biografia do Autor

Giovanna Avalone Rovai, Universidade de São Paulo

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Possui
graduação e licenciatura em Letras (USP) e em Pedagogia (Uninove). Atualmente exerce a função de
professora de ensino fundamental 1 bilíngue em escola particular de São Paulo.

Maria de Lourdes Ramos da Silva, Universidade de São Paulo

Professora Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutorado e autora de diversos livros e
artigos publicados. Especialista junto ao Conselho Estadual de Educação de SP e junto à
Comissão de avaliação do MEC.

Publicado

2022-08-18

Como Citar

Avalone Rovai, G., & Ramos da Silva, M. de L. (2022). A EMPATIA E A TOLERÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 174–191. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1579