TODA HISTÓRIA DE VIDA É UMA OBRA DE ARTE

ATELIÊ BIOGRÁFICO COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Alexsandro dos Santos Machado Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rafael Arenhaldt Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-0424-1990
  • Irene Reis dos Santos Universidad de la Empresa

Palavras-chave:

Ateliê biográfico de projeto., Projeto de vida., Dinâmica das cartas.

Resumo

A sexta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Trabalho e Projeto de Vida – oferece oportunidades para o desenvolvimento de inovadores dispositivos para a (auto)reflexão, dentro de uma abordagem integral do ser humano. Nesse sentido, este texto apresenta os ateliês biográficos de projeto (ABP) como ambiências estratégicas de criação de projetos de vida para que os educandos, numa perspectiva autopoiética, possam se projetar no amanhã, a partir de seus conhecimentos, experienciais de individualização e de subjetivação, em seus contextos sociais. Assim, tomando a vida como uma obra de arte singular, aberta e viva, os ateliês biográficos de projeto podem favorecer a construção reflexiva das existências dos formandos da educação básica. Por fim, é apresentada a Dinâmica das Cartas como um dos dispositivos experienciais possíveis de autobiografização e heterobiografização, no âmbito do um ateliê biográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandro dos Santos Machado, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pesquisador do Núcleo de Educação e Gestão do Cuidado (CNPq) e mentor da Comunidade Reinventando a Educação.

E-mail: alexsandro.santosmachado@ufrpe.br

Rafael Arenhaldt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador Acadêmico do Projeto Docência Colaborativa na UFRGS.

Irene Reis dos Santos, Universidad de la Empresa

Fundadora e presidente da Comunidade Reinventando a Educação. Integra o Núcleo de Educação e Gestão do Cuidado (CNPq). Mestra em Ciências da Educação pela Universidad de la Empresa - Uruguay

E-mail: irenereisdossantos@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-04-23

Como Citar

Machado, A. dos S., Arenhaldt, R., & Reis dos Santos, I. . (2022). TODA HISTÓRIA DE VIDA É UMA OBRA DE ARTE: ATELIÊ BIOGRÁFICO COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(27), 275–290. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1665

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)