Concepções, Diagnóstico e Intervenção no Atendimento à Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita em Dois Municípios

Autores

  • Maria Tarciana Millen Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Maressa Souza Neiva Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Dificuldade de Aprendizagem, Leitura e escrita, Dislexia, Diagnóstico, Intervenção

Resumo

A Dificuldade de Aprendizagem (DA) na leitura e escrita pode ser entendida como a dificuldade apresentada pelo indivíduo durante o complexo processo de aprender a ler e escrever, em decorrência de fatores neurológicos, cognitivos, afetivos ou pedagógicos. Diante do crescente número de queixas de alunos possuírem DA na leitura e escrita ou mesmo a dislexia, o objetivo da pesquisa foi realizar um levantamento sobre como tem sido realizado o atendimento à DA na leitura e escrita em escolas da rede pública em dois municípios. Quarenta e dois participantes (gestores e coordenadores de escolas municipais e profissionais de núcleos de atendimento) responderam questionários semiestruturados sobre suas concepções sobre DA na leitura e escrita, seu diagnóstico e a intervenção nesses casos. A análise de dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Comprovou-se que as concepções em torno DA na leitura e escrita são alvo de confusões teóricas. Observou-se a ausência de uma equipe interdisciplinar no diagnóstico e tratamento da DA, bem como uma relação ainda distante entre família e escola. Pesquisas futuras são sugeridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Tarciana Millen, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta no Colegiado de Psicologia na Universidade Federal do Vale do São Francisco

Maressa Souza Neiva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. 

Especialização em Neuropsicologia pelo Capacitar Centro de Educação Superior, Brasil(2018)

Downloads

Publicado

2022-04-23

Como Citar

Millen, M. T., & Neiva, M. S. (2022). Concepções, Diagnóstico e Intervenção no Atendimento à Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita em Dois Municípios . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(27), 192–212. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1695