FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Renan Santos Furtado Universidade Federal do Pará - Escola de Aplicação
  • Elane Cristina Pinheiro Monteiro Universidade Federal do Pará - Escola de Aplicação
  • Harrison de Souza Bezerra Universidade Federal do Pará
  • Fernada Yully dos Santos Monteiro Universidade Federal do Pará - Escola de Aplicação
  • Saulo Viana Reis Prefeitura de São Migueal do Guamá - Docente

Palavras-chave:

Emancipação, P´raticas corporais, Educação Física escolar, Autonomia

Resumo

O presente estudo tematiza os conceitos de autonomia e emancipação em Theodor Adorno e Paulo Freire, com vistas a pensar a educação escolar e as possibilidades de formação de sujeitos autônomos e emancipados no âmbito das práticas corporais. Em termos de objetivo, o estudo pretende discutir o que significa formar o sujeito autônomo e emancipado no âmbito das práticas corporais na contemporaneidade. Aponta que os desafios para uma formação autônoma e emancipada no âmbito das práticas corporais da cultura corporal de movimento perpassam pelo enfretamento e consideração de desafios como: a instabilidade legislativa da Educação Física na escola brasileira; a questão da complexidade do objeto de estudo da disciplina e a tensão permanente entre escola e realidade social para a reflexão sobre as práticas corporais na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará - Escola de Aplicação

Professor da Escola de Aplicação da UFPA
Mestre em Educação pelo PPGED-UFPA Doutorando em Educação pelo PPGED-UFPA Pesquisador em educação física escolar, práticas corporais e questões epistemológicas e filosóficas da educação e da educação física. 

Elane Cristina Pinheiro Monteiro , Universidade Federal do Pará - Escola de Aplicação

Professora Efetiva da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará ( UFPA).Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Gestão Educacional pela Escola Superior da Amazônia(ESAMAZ).Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica (GPRAPE).

Harrison de Souza Bezerra , Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (2016). Tem experiência na área de Educação Física escolar. É membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), atuando na linha de pesquisa "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Atua como colaborador externo no projeto de pesquisa ?Corpo, práticas corporais e legitimidade: ações de professores em busca por reconhecimento da Educação Física escolar?, vinculado à Escola de Aplicação da UFPA. Atualmente é professor preceptor no programa Residência Pedagógica (CAPES/UFPA).

Fernada Yully dos Santos Monteiro, Universidade Federal do Pará - Escola de Aplicação

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade federal do Pará (PPGED/UFPA).Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará ( EAUFPA). Atuou na área da Educação Física Adaptada e Educação Física Escolar. Participou de projetos da extensão vinculado à área do Lazer. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e Voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade do Estado do Pará. Foi formadora do Ministério do Esporte no Projeto 6908 - ESEF/ME-2º TEMPO NO BRASIL 2013/2016. Possui aproximação, estudos e pesquisas nos seguintes temas: Formação de Professores, Teorias e Práticas Pedagógicas na Educação Básica e Educação Física, Práticas Educativas na Educação Infantil, Sistematização de conteúdos na Educação Física Escolar, Esporte & Lazer e Práticas Inovadoras em Educação Física.

Saulo Viana Reis , Prefeitura de São Migueal do Guamá - Docente

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2016), Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste - ESMAC (2018) e em Pedagogia da Cultura Corporal pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2020), Professor e servidor público da Prefeitura de São Migueal do Guamá, Coordenador pedagógico do Projeto de Extensão Academia e Futebol do Governo Federal (2020-21) e Membro da Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte & Lazer - LEPEL, integrando a linha de Organização do Trabalho Pedagógico - OTP. Tem por área de discussão na Educação Física os dois eixos de maiores aproximações: Trabalho Pedagógico e Cultura Corporal. Tem experiências no Programa Institucional de Bolsa à Iniciação a Docência (PIBID), no qual atuou durante os anos de 2014 a 2016; e com experiência anterior, durante os anos de 2013 e 2014, no Programa Mais Educação, ambos tratando das Práticas Corporais e conhecimentos da Cultural Corporal na disciplina escolar Educação Física.

Publicado

2022-09-09

Como Citar

Furtado, R. S., Monteiro , E. C. P. ., Bezerra, H. de S. ., Monteiro, F. Y. dos S. ., & Reis , S. V. . (2022). FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 276–305. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1739