CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO SOBRE TUBERCULOSE EM UMA COMUNIDADE ACADÊMICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2018-2019

Autores

  • Walter Ataalpa de Freitas Neto Universidade Estadual de Feira de Santana / Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Max Moura de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Silvânia Suely Caribé de Araújo Andrade Defensoria Pública da União
  • Louise Muricy da Silva Lopes Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Sara Virginia Gomes Rodrigues Universidade do Vale do São Francisco
  • Fabiana Macedo Pereira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Gabriela Lemos de Azevedo Maia Universidade Federal do Vale do São Franisco

Palavras-chave:

Estudantes, Tuberculose, Praticas Interdisciplinares, Transversal, Educação

Resumo

Introdução: A tuberculose chama a atenção das autoridades de saúde pública pela magnitude no número de casos notificados e óbitos declarados em todo o mundo. Por esse motivo, estratégias intersetoriais são imprescindíveis para fomentar a discussão sobre a doença em diferentes espaços de aprendizagem. Objetivo: Verificar a percepção sobre a tuberculose e analisar os fatores associados ao conhecimento segundo estudantes ingressos em cursos de graduação na área da saúde, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, entre 2018 e 2019. Método: Realizou-se um estudo transversal, de abordagem quantitativa com dados primários baseados em entrevistas aplicadas entre estudantes ingresso de graduação na área da saúde sendo maiores e igual de 18 anos, onde se investigou o conhecimento e a percepção sobre tuberculose. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado e apresentados por frequência absoluta e relativa, razão de chance e respectivos intervalos de confiança. Resultados: Os estudantes perceberam ser a tuberculose uma doença que afeta pessoas independentemente da sua raça/cor de pele (73,0%), com sintomas similares ao da pneumonia (79,6%), comum entre pessoas vivendo com HIV/(PVHIV) (51,9%), independente do sexo (65,1%). O conhecimento acerca da doença foi mais observado entre os alunos com 18-19 anos (OR: 3,4; 95%IC: 1,4-8,0), tendo como veículos de comunicação sobre a doença as escolas de ensino médio (OR: 6,4; 95%IC: 1,8-23,1), com chance acrescida desse conhecimento entre os naturais de Juazeiro ou Petrolina (OR: 2,1; 95%IC: 1,3-4,7). Conclusão: Neste estudo um terço dos estudantes apresentaram o conhecimento total sobre a tuberculose e a percepção sobre a doença esteve relacionada as representações sociais. Portanto, o campo da educação para a saúde deve apresentar-se como um convite para a promoção e adoção de comportamentos saudáveis. Além disso, mostra-se imprescindível para a formação de um saber crítico capaz de transformar corretamente contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Ataalpa de Freitas Neto, Universidade Estadual de Feira de Santana / Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

 

Max Moura de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Adjunto do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Silvânia Suely Caribé de Araújo Andrade, Defensoria Pública da União

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP)

Louise Muricy da Silva Lopes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Farmacêutica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Sara Virginia Gomes Rodrigues, Universidade do Vale do São Francisco

Farmacêutica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Fabiana Macedo Pereira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Farmacêutica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Gabriela Lemos de Azevedo Maia, Universidade Federal do Vale do São Franisco

Doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Professora Efetiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Publicado

2023-05-07

Como Citar

de Freitas Neto, W. A., de Oliveira, M. M., de Araújo Andrade, S. S. C., da Silva Lopes, L. M., Gomes Rodrigues, S. V., Pereira, F. M., & de Azevedo Maia, G. L. (2023). CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO SOBRE TUBERCULOSE EM UMA COMUNIDADE ACADÊMICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2018-2019. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 101–122. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2050