REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS

CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo UFRN
  • Nara Lidiana Silva Dias Carlos
  • Olívia Morais de Medeiros Neta

Palavras-chave:

Campo científico, Epistemologia, História da educação

Resumo

Tendo como ponto de partida os fundamentos filosóficos das ciências, este artigo se propõe a discutir o desenvolvimento histórico da ciência com base em alguns conceitos que integram o pensamento de Gaston Bachelard (1978) e Thomas Kuhn (1987), articulando-os com a noção de campo científico de Pierre Bourdieu (2002; 2004). A partir deste diálogo, nos voltamos especificamente para o campo da História da Educação e, nesse sentido, discutimos a produção do conhecimento com base na perspectiva de Michel de Certeau (1982; 2017). Este autor contribui para a nossa discussão, sobretudo, a partir da tríade composta por lugar de fala, prática e escrita. Este estudo utilizou como metodologia a revisão bibliográfica. A pesquisa em história se constrói a partir de caminhos específicos. Assim, o modo como compreendemos a História da Educação e a produção do conhecimento devem integrar a base teórica das pesquisas neste campo científico, permeando todo o processo investigativo.

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Publicado

2021-08-25

Como Citar

Paula de Medeiros Campos Azevedo, L., Nara Lidiana Silva Dias Carlos, & Olívia Morais de Medeiros Neta. (2021). REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 459–474. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1251