HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA OU OBJETO DE PESQUISA NAS REVISTAS NA ÁREA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Bruna Luiz dos Santos IFRS - Campus Osório
  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira IFRS - Campus Osório

Palavras-chave:

História da Educação, História Oral, Classificação de artigos

Resumo

A História Oral tem sido empregada em muitas pesquisas sobre a História da educação como uma importante metodologia de preservação das memórias dos indivíduos que participaram de determinado momento histórico, para uma melhor compreensão do passado escolar. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi investigar os artigos publicados nas revistas da área de História da Educação que utilizam a História Oral como fonte, como metodologia ou como objeto de pesquisa. Desta maneira, foram catalogados todos os artigos encontrados e classificados, em tabelas, perante cinco categorias, as quais são: por revista, por ano de publicação, por instituição de origem dos autores, por recorte temporal e por recorte regional, este último dividido ainda por países e por estados e cidades do Brasil. Nesse sentido, pretende-se apresentar como o tema “História Oral” aparece nessas revistas de acordo com as categorias pesquisadas. A partir dos percentuais encontrados durante a pesquisa, percebeu-se que a maior parte das publicações sobre História Oral constam nas revistas Cadernos de História da Educação e Cadernos do CEOM. A maior parte dos artigos com o tema foram publicados entre os anos 2017 e 2019, sendo o pico no ano de 2018. Quanto às instituições de origem dos autores, as publicações concentraram-se na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Dentre os inúmeros recortes temporais, o mais utilizado é o período da Ditadura Militar (1964-1985) e o maior número de publicações com o assunto é no Brasil, e se concentram nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Deste modo, espera-se ressaltar, com esta análise, as potencialidades desse significativo instrumento de pesquisa nas investigações historiográficas.

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Publicado

2021-08-25

Como Citar

Luiz dos Santos, B., & Martiarena de Oliveira, M. A. (2021). HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA OU OBJETO DE PESQUISA NAS REVISTAS NA ÁREA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 518–535. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1282