FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID

INFERÊNCIAS ENTRE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E PROFESSORAS COFORMADORAS

Autores

  • Gabriel Nardes Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Michelle Dourado Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Sandra Alves de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Iniciação à docência, Professoras coformadoras, Trabalho docente, Universidade, Educação Básica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compartilhar as experiências e as reflexões vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), de modo a evidenciar como as ações desenvolvidas pelas professoras supervisoras, através de intervenções e mediações, contribuem para a formação inicial dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID). O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação que visa proporcionar aos estudantes de cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano escolar. Para conduzir este estudo, foi delineada a seguinte indagação: quais as inferências das professoras coformadoras para a formação inicial docente na perspectiva da parceria universidade-escola básica? Optou-se por uma metodologia qualitativa, utilizando a observação em sala de aula e questionários com questões abertas. Após o período de imersão na sala de aula da educação básica, foram entregues questionários a 12 professoras coformadoras das escolas parceiras: Escola Municipal Dr. Beneval de Castro Boa Sorte, localizada no Bairro BNH e a Escola Municipal Emília Mila de Castro, situada no Bairro Aeroporto Velho, ambas na cidade de Guanambi-Bahia. Os bolsistas de ID (Edital Pibid nº 07/2018) desenvolveram as atividades do Pibid em turmas de educação infantil (pré-escola) e anos iniciais do ensino fundamental.  Os resultados apontam que o Pibid se constitui um espaço de aprendizados importantes inerentes à formação inicial de professores, por possibilitar a aproximação e a parceria entre a universidade e a educação básica, viabilizada por discussões, problematizações e exercício do trabalho docente sob orientação e na companhia constante da professora coformadora da escola de educação básica que ensina os bolsistas de iniciação à docência a serem professores(as).

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Biografia do Autor

Gabriel Nardes Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduando do curso de Pedagogia UNEB-DEDC XII. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). E-mail: nardesdm@gmail.com

Michelle Dourado Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do curso de Pedagogia UNEB-DEDC XII. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). E-mail: michelledourados@outlook.com

Sandra Alves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Educação e atualmente doutoranda em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Assistente do Departamento de Educação (DEDC), Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Rede Municipal de Ensino de Candiba-BA. É líder do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (Nepe)/CNPq. Atuou como coordenadora de área do PIBID e do Programa Residência Pedagógica da UNEB, Campus XII. E-mail: saoliveira@uneb.br

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia onde atua na graduação e nos cursos de especialização lato sensu. É professora externa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB), coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), líder do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPQ). Coordenadora do Doutorado Interinstitucional. Dinter - UNEB/UFMG. E-mail: sonia_uneb@hotmail.com

 

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Nardes Santos, G. ., Dourado Silva, M. ., Alves de Oliveira, S. ., & Alves de Oliveira Reis, S. M. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID: INFERÊNCIAS ENTRE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E PROFESSORAS COFORMADORAS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 245–267. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1367

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - I