UMA GAMIFICAÇÃO ANALÓGICA PARA CONTEÚDOS TEÓRICOS INSPIRADA EM JOGOS DO GÊNERO CARD GAME (CG)

Autores

  • Vitor Hugo Rodrigues Carvalho Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus Juazeiro / Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina.
  • Josilene Almeida Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Ricardo Barbosa Bitencourt Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Dinani Gomes Amorim Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus Juazeiro

Palavras-chave:

Educação, Metodologias Ativas, Tecnologia Educacional, Gamificação

Resumo

Este artigo tem como objetivo elaborar um roteiro de orientação apoiado em estratégias de gamificação analógica destinada ao suporte motivacional no ensino de disciplinas teóricas do 9º ano do ensino fundamental II e ensino médio. Com este propósito, realizou-se uma revisão da literatura sobre o tema para embasar a construção do design, da mecânica e dinâmica da estratégia a ser proposta. A revisão da literatura identificou conceitos e características fundamentais que devem ser considerados no planejamento de uma disciplina com uso de gamificação no ensino. Além disso, analisou-se os benefícios que vêm sendo obtidos e questões que ainda devem ser melhoradas sobre o tema, considerando as pesquisas anteriores. Com base na pesquisa identificaram-se boas práticas que auxiliaram a compor a estrutura adotada na presente proposta aqui apresentada. Os resultados também evidenciam que existem lacunas e desafios quanto ao planejamento e implantação de estratégias de gamificação no contexto educacional. O roteiro de orientação para gamificação analógica foi modelado como proposta inspirada em jogos do gênero Card Game (CG). Nos trabalhos futuros pretende-se aplicar o roteiro de orientação em sala de aula para validação da estratégia de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Hugo Rodrigues Carvalho, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus Juazeiro / Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina.

Pós-graduando em Tecnologias Digitais Aplicadas a Educação (TECDAE) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-SERTÃO-PE)

Mestrando em Educação Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)

Josilene Almeida Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Doutora em Ciência da Computação

Ricardo Barbosa Bitencourt, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutorando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (UNEB)

Dinani Gomes Amorim, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus Juazeiro

Doutora em Ciência da Computação e Matemática Computacional

Downloads

Publicado

2021-02-08

Como Citar

Rodrigues Carvalho, V. H., Almeida Brito, J. ., Barbosa Bitencourt, R. ., & Gomes Amorim, D. . . (2021). UMA GAMIFICAÇÃO ANALÓGICA PARA CONTEÚDOS TEÓRICOS INSPIRADA EM JOGOS DO GÊNERO CARD GAME (CG). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24), 147–175. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1386