EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR

CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES EM SAÚDE

Autores

  • Karla Mendonça Menezes Universidade Federal de Santa Maria
  • Carolina Braz Carlan Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanessa Candito Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Susane Graup Universidade Federal do Pampa
  • Félix Alexandre Antunes Soares Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação em saúde, Promoção da saúde, Pesquisa-ação

Resumo

A educação em saúde compreende o ensino-aprendizagem de temas relacionados à saúde, sistematicamente planejados e articulados ao currículo escolar. Em consonância com os documentos oficiais que regem a educação brasileira, a identificação das necessidades e interesses da comunidade escolar emergem como alternativa para orientação e planejamento das ações pedagógicas, que permitam o enfrentamento dos problemas de modo participativo. Este estudo investigou o comportamento alimentar dos escolares e sua associação com determinantes socioeconômicos e comportamentais do grupo familiar, a fim de orientar o planejamento das ações educativas em saúde. Integrado a um processo de pesquisa-ação, contemplou escolares do Ensino Fundamental de uma escola pública e seus familiares. Um questionário com perguntas fechadas, baseado no inquérito utilizado pela Pesquisa Nacional de Saúde, foi utilizado para a identificação dos determinantes em saúde dos participantes. Foram percebidas associações entre hábitos alimentares inadequados dos escolares e familiares. Os adultos, em maioria apresentaram excesso de peso, comportamento sedentário e consumo regular de bebidas alcoólicas, além da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Os achados sugerem que a identificação das características do contexto familiar contribuiu para o planejamento de estratégias educativas em saúde no contexto escolar, e evidenciam que os processos educativos necessitam contemplar ações que envolvam a família, a fim de possibilitar a criação de ambientes favoráveis para a construção de conhecimentos e escolhas mais saudáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorada em Educação em Ciências, química da vida e saúde.

​Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida - GENSQ (UFSM)

Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde - GEPPES (UNIPAMPA)

Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências, química da vida e saúde.

Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e qualidade de vida

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação em Ciências, química da vida e saúde.

Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e qualidade de vida

Susane Graup, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Engenharia de Produção

Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa

Docente do PPG em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde (UNIPAMPA)

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências Biológicas

Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e qualidade de vida

Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria

Docente do PPG em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde (UFSM).

Membro da Sociedade Brasileira de Bioquímica

Membro associado da Academia Brasileira de Ciências

Downloads

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Mendonça Menezes, K., Braz Carlan Rodrigues, C., Candito, V. ., Graup, S. ., & Alexandre Antunes Soares, F. (2021). EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES EM SAÚDE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 253–281. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1390

Edição

Seção

Dossiê Temático – Educação e Saúde: conversando com saberes interdisciplinares