ENTRE OLHARES CALEIDOSCÓPICOS:

O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS TIC

Autores

  • José Elyton Batista dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Carlos Alberto Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

TIC. Ensino de Matemática. Planejamento.

Resumo

A prática não se limita às ações dos professores, mas engloba todos os casos sociais que estabelecem planejamento e desenvolvimento de atividades com o intuito de possibilitar transformações. Propor um ensino tendo como base as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) exige um planejar consolidado nos objetivos e habilidades a serem desenvolvidas. Contudo, a presença das TIC no ensinar matemática, delimita-se pela ausência da usabilidade, do pesquisar e planejar. Diante disso, o presente estudo tem como foco compreender a concepção pedagógica centrada na dimensão tecnológica, bem como, a assiduidade das tecnologias na prática docente do professor de matemática da rede municipal de ensino do Município de Coruripe/Alagoas (AL). O trabalho tem viés qualitativo, tendo o método cartográfico como norteador do itinerário investigativo pelo fato de aproximar de um universo polissêmico, levando em consideração as diversas relações subjetivas existentes nos processos e fenômenos da sociedade, dos quais destacamos o ensino de matemática a partir das TIC. Os achados revelam que as TIC mais frequentes no ensinar matemática se trata das do tipo analógica, dando destaque ao quadro negro e o livro didático. As do tipo digital estão adentrando no ensino de matemática gradativamente, mas ganhando espaço cada vez por influência digital dos alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Elyton Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2018). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2015) e especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2019). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014) e licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2020). Integrante do Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM). Possuo experiência como professor formador de professores para as habilidades da Prova Brasil. Atualmente sou professor efetivo da educação básica da Secretaria Municipal de Educação de Maragogi - AL.

Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Com formação em licenciatura Geografia (1990); Pedagogia (1994) e Letras (2004); Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Capacitação Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe e Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE). É Professor Associado do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIMA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na Universidade Federal de Sergipe. Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia e das Ciências Naturais,Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) CNPQ/UFS, e é Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS.

Downloads

Publicado

2021-04-03

Como Citar

Santos, J. E. B. dos, & Alberto Vasconcelos, C. (2021). ENTRE OLHARES CALEIDOSCÓPICOS: : O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS TIC . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24), 538–558. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1406