REFLEXÕES E PERSPECTIVAS NEUROCOGNITIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJETO + ESTUDO MONITORIA” NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA

Autores

  • Márcio Ponciano dos Santos Secretaria de Estado da Educação da Bahia
  • Roberto Souza Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Monitoria, Neurociência Cognitiva

Resumo

Os estudos sobre o ensino de matemática impulsionam discussões que fomentam pesquisas na área da Educação. Nessa perspectiva, supondo que estudos da neurociência cognitiva, campo do conhecimento que apresenta justificativas a respeito da superação de obstáculos no processo de aprendizagem dos conteúdos matemáticos, desenvolveu-se este artigo que objetiva investigar as reflexões e perspectivas na implementação do “Projeto + Estudo Monitoria”, desenvolvido na rede estadual de educação da Bahia, no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática, tendo como lente investigativa a neurociência cognitiva. A metodologia delineou-se na análise dos documentos nacionais que regem a função do monitor e dos dois editais (setembro/2019 e fevereiro/2020) publicados pela secretaria de educação do estado da Bahia a respeito do “Projeto + Estudo Monitoria” além, de justificativas neurocognitivas que fundamentam a aplicação do projeto. A proposta idealizada é de grande relevância para alavancar a qualidade da educação pública do estado baiano, além de possibilitar ao aluno participante oportunidade de atuar, de forma remunerada, em ocupação que permite o desenvolvimento intelectual, profissional, ético, de responsabilidade e de investigação. Também, salienta-se que se faz necessário uma aplicação do projeto levando em consideração os meios de captação da informação, nesse viés, valorizar mais de um canal de entrada (os sentidos) da informação viabiliza resultados com mais significação para o aprendente. Assim, o uso de recursos que valorizem os sentidos, se forem estímulos certos, podem despertar o interesse e levar a informação a ser consolidada na memória do indivíduo. Portanto, unir os objetivos do “Projeto + Estudo Monitoria” e os pressupostos da neurociência cognitiva, possibilita uma implementação com mais significado e, um consequente, armazenamento do conhecimento trabalhado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Ponciano dos Santos, Secretaria de Estado da Educação da Bahia

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (PPGECIMA/UFS - 2019), sendo bolsista FAPITEC. Pós-Graduando em nível Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Alagoinhas/BA (IF Baiano). Pós-Graduado em nível Lato Sensu em Ensino de Matemática pela Faculdade Futura (2018). Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2016). Atualmente é professor efetivo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e tutor a distância do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atuou como professor da Faculdade Jardins. Atua como Pesquisador do Grupo de Pesquisa Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática na Escola Básica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) liderado pelo Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud. Membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática pelo Instituto Federal de Sergipe (neuroMATH/IFS) liderado pelo Prof. Dr. Laerte Silva da Fonseca; do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Federal de Sergipe (EDUCON/UFS) liderado pela Profa. Dra. Veleida Anahi da Silva e pelo Prof. Dr. Bernard Charlot e do Núcleo de Estudos de Cultura da UFS - Polo autónomo internacional do CLEPUL: HISTÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO. Tem experiência na área de Matemática, Didática da Matemática e Neurociência Cognitiva, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, Didática da Matemática e Ensino de Matemática.

Roberto Souza Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática (FACIBA) e Graduado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Trabalha na área de ensino desde 1993, ministrando aulas de Matemática e ciências afins, nos níveis: Fundamental, Médio, Técnico e Superior, além de ter experiência em coordenação pedagógica na área de Matemática, coordenação de Extensão e coordenação de pós-graduação Lato Sensu.

Downloads

Publicado

2021-04-03

Como Citar

Ponciano dos Santos, M. ., & Pereira, R. S. (2021). REFLEXÕES E PERSPECTIVAS NEUROCOGNITIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJETO + ESTUDO MONITORIA” NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24), 657–684. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1433

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)