A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19

QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19

Autores

  • Rafaela Ribeiro Machado UNIVASF
  • Maria de Fátima Alves Aguiar Carvalho UNIVASF
  • Sybelle Christianne Batista de Lacerda Pedrosa UNIVASF
  • Luiza Taciana Rodrigues de Moura UNIVASF
  • Dennis Marinho Oliveira Ramalho de Souza UNIVASF

Palavras-chave:

COVID-19, QUALIDADE DE VISA, PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, SAUDE DO TRABALHADOR

Resumo

Diante do cenário instalado pela pandemia da COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) a Organização Mundial de Saúde passou a recomendar uma série de intervenções não farmacológicas como o distanciamento social, para minimizar os riscos da transmissão viral. Nesse contexto, algumas atividades laborais como as das universidades, se organizaram em um formato remoto, alterando completamente a rotina de docentes. Com isso, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade de vida, saúde física e mental vinculadas ao exercício profissional de professores de uma instituição de ensino superior pública localizada no sertão nordestino em contexto da pandemia COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública localizada no Sertão Nordestino. A pesquisa foi realizada durante período de outubro de 2020 a janeiro de 2021. Foi avaliado o perfil sociodemográfico, laboral e aplicado o Questionário de Qualidade de Vida (WHOQOL-8). A amostra foi constituída por 125 colaboradores. Os resultados obtidos apontam um alto índice de queixas relacionadas ao desgaste físico e mental no ambiente de trabalho. Em relação ao WHOQOL-8, os dados exibem maior escore médio nos domínios de qualidade de vida geral, moradia e relações sociais em 3,81, 3,79, e 3,47, respectivamente, e os docentes da área de engenharia com maiores médias (p = 0,04).  Nessa perspectiva, o estudo mostra a necessidade de maior atenção à saúde física e mental dos professores universitários, em especial nesse contexto de pandemia, visando a melhoria das condições laborais e, consequentemente, da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Ribeiro Machado, UNIVASF

Enfermeira. Especialista em saúde mental e saúde do trabalhador. 

Mestranda em Ciências da Saúde e Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco

Maria de Fátima Alves Aguiar Carvalho, UNIVASF

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia/UFBA. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Espirito Santo/UFES. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade São Camilo-SP. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Professora Adjunta do curso de bacharelado em Enfermagem/Univasf e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Membro do Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva (Nesco). Tutora do PET- Saúde Interprofissionalidade.

Sybelle Christianne Batista de Lacerda Pedrosa, UNIVASF

Doutora em Ciências Farmacêuticas - UFPE (2017). Mestrado em Ciências Farmacêuticas - UFPE (2011). Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009). Atualmente é Professora Adjunta C Nível II da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), lotada no Colegiado de Farmácia, ministrando as disciplinas Interações Medicamentosas e Fisiopatologia. Faz parte da Residência Multiprofissional de Saúde Mental da UNIVASF. Foi Coordenadora-Tutora do PET-Saúde/Interprofissionalidade (2019-2021) e coordena o Grupo de Estudos em Fármacos e Doenças Degenerativas - GEFADD. 

Luiza Taciana Rodrigues de Moura, UNIVASF

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Marília (1998), Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2014) e Doutorado em Ciências pela Fundação Antônio Prudente (2019). Atualmente é professor assistente do Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Dennis Marinho Oliveira Ramalho de Souza, UNIVASF

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (2009), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco (2006), mestrado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012) e doutorado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco. 

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Ribeiro Machado, R., Alves Aguiar Carvalho, M. de F., Batista de Lacerda Pedrosa, S. C., Rodrigues de Moura , L. T. ., & Oliveira Ramalho de Souza, D. M. . (2022). A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19: QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(29), 149–179. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1686