MEDIAÇÃO SOB A ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL

ENTENDIMENTOS PRODUZIDOS A PARTIR DA ANÁLISE DE PESQUISAS

Autores

  • Alexa Fagundes dos Santos Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Isabel Koltermann Battisti Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Mediação pedagógica, Formação de professores, Vygotsky

Resumo

Ao estudar a teoria histórico-cultural, compreende-se que as ações humanas são social e semióticamente mediadas por instrumentos culturais criados pelos seres humanos. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho é abordar o conceito de mediação em pesquisas, produzidas no ano de 2018, publicadas no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses Dissertações. O questionamento que norteia este estudo é: quais os entendimentos produzidos, no ano 2018, acerca do conceito mediação sob a perspectiva da teoria histórico-cultural? A pesquisa foi organizada em duas unidades de análise: a unidade “Focado no Conceito Mediação” possui pesquisas que apresentam aporte teórico extenso acerca do conceito mediação, diferentemente da unidade “Não Focado no Conceito Mediação”, que apresentou estudos cujo conceito de mediação é abordado de forma superficial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexa Fagundes dos Santos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Acadêmica do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Bolsista PIBIC/CNPq

Isabel Koltermann Battisti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora pelo Programa em Educação nas Ciências- UNIJUÍ, área de concentração matemática. Atua como professora em cursos da graduação e como colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Publicado

2022-06-25

Como Citar

Fagundes dos Santos, A., & Koltermann Battisti, I. (2022). MEDIAÇÃO SOB A ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL: ENTENDIMENTOS PRODUZIDOS A PARTIR DA ANÁLISE DE PESQUISAS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 04–34. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1750